Complicado. Esse é o status de relacionamento de muitas pessoas logadas hoje no Facebook. Ao mesmo tempo que o acesso da rede social traz bons contatos e divertimento, promove muitos sentimentos negativos, como o desejo é de saber tudo e misturado, ao mesmo tempo e agora.
Foi pensando nisso que surgiu o projeto 99 Days of Freedom. O experimento desafia usuários a saírem do Facebook por 99 dias para testar como a rede afeta o seu humor.
Para participar, basta trocar a imagem de seu profile por uma de “time-off” e passar 99 dias sem entrar no site, sem mensagens e atualizações. A única coisa que deve-se fazer nesse tempo é gravar informações sobre como você se sente durante os determinados intervalos de tempo – 33, 66, 99 dias. E por que 99 dias? A razão é pelo número ter uma duração longa o suficiente para impactar o seu dia a dia, mas ao mesmo tempo, curta para ninguém ficar entediado com a ideia.
Para aqueles que passam em média 17 minutos do dia online, 99 dias significam 1683 minutos – são 28 horas de liberdade. Liberdade para usar esse tempo com outras coisas. Passear com o filho, assistir aquela série que você quer ver há tempos, jogar futebol, etc.
A inspiração de criar o 99 Days of Freedom veio da agência holandesa Just, quando deram de cara com a questão dos estudos recentes do Facebook com seus usuários, sem a permissão dos mesmos. O desafio foi lançado e já são mais de 21.187 pessoas vivendo o detox digital.
A plataforma é incrível, mas também há muitos benefícios quando moderamos o seu uso. Como tudo na vida, basta ter equilíbrio. Alguém se habilita?
Via.