Depois de criar uma instalação que permitia visitantes caminharem sobre as águas do Lago de Iseo, na Itália, o artista Christo trouxe mais cor para as ruas de Madrid em faixas de pedestre. Confira!
O trânsito de Madrid está mais colorido. O artista búlgaro Christo Guelov transformou faixas de pedestre da capital espanhola em verdadeiras obras de arte urbana. As tradicionais listras brancas foram intercaladas com diferentes formatos geométricos coloridos, como zigue-zagues, círculos e diamantes.
As faixas de pedestre de cores vibrantes são parte da série Funnycross, em que o artista trabalha com uma paleta de cores amigável para pintar padrões geométricos divertidos pelas ruas da cidade. O projeto combina conceitos de arte, funcionalidade e planejamento urbano.
O objetivo do artista é transformar o que parece aparentemente inexistente ou invisível em algo com uma presença real. Guelov quer ir além da estética e transformar a cidade em um ambiente mais seguro, melhorando o foco das faixas para o condutor e pedestres.
A instalação ‘invade’ quatro travessias de pedestres perto de três escolas da região. As diferentes cores também são utilizadas para tornar a cidade um lugar mais empolgante para se caminhar.
“Abrir novos horizontes para a experiência humana tem sido a principal fonte de energia criativa, tanto na ciência e na arte “, diz Christo. “Para instigar algo aparentemente inexistente ou invisível para os outros e para fornecer uma nova presença, o mecanismo natural é gerar funcionalidade utilizando a arte”.
O artista pretende levar a intervenção para outras cidades da Espanha e pela Europa. Quem sabe a beleza simples de instalações como essa não inspire mais pessoas a deixarem o carro na garagem e andarem a pé?
Via/Via. Fotos: Guadalupe Sasubo (sétima e última) e Rafael Perez Martinez (todas as demais) .