Now Reading
Decor, gastronomia, presentes: 5 ideias para o Natal

Decor, gastronomia, presentes: 5 ideias para o Natal

Após uma temporada difícil em que as comemorações foram interrompidas, graças à ciência as reuniões de fim de ano chegaram com um pouco mais de liberdade.  

À medida que organizamos o Natal e o Ano Novo, e de olho no cenário atual, vemos cada vez mais que não é preciso uma decoração exagerada para refletir alegria ou um presente caríssimo para dizer que você gosta daquela pessoa.

A nossa dica então é trazer ideias e inspirações para você olhar estas datas de maneira diferente, e oferecer dicas de presentes e experiências que tenham um lado afetivo, pensando também em produtores locais e produtos de baixo impacto.

É importante também pensar na preservação da memória dos que se foram por conta do Covid-19, além de respeitar o momento de cada um, caso estes queiram ressignificar essa data.

Com isso em mente e para incentivar uma temporada de festas incríveis, trazemos alguns insights para você explorar e pensar na hora de decorar, organizar a mesa, os comes e bebes. Espero que gostem destas ideias para o Natal!

1 – DECOR: ALEGRIA DO ARCO-íRIS

Que tal abraçar uma paleta brilhante, colorida e não-tradicional para refletir a felicidade dessa celebração? Estamos sobrevivendo a muitas coisas, pense nisso! Por isso, invista em cores brilhantes ainda mais ousadas, formas elegantes e estampas mistas.

Crie sua decoração de Natal com uma ampla gama de tons do arco-íris, use uma paleta alternativa em vez dos tons tradicionais de vermelho, branco e verde. Brinque com versões mais brilhantes e saturadas dessas cores, misture amarelos, rosas, laranjas e roxos inesperados.

Aplique isso aos objetos clássicos como saias de árvores, enfeites e meias. Use o branco como um matiz base que pode trazer sofisticação ao seu toque lúdico!

Fonte: WGSN – Key Trend: The Holiday Home

NA SUA CASA: Você pode usar materiais de artesanato de baixo custo para criar ornamentos com um toque peculiar. Que tal bolas de natal pompom feitas de linhas? Feltro, fita, tecidos e papel são materiais essenciais. Alguns DIYs são muito fáceis de fazer e toda a família pode se envolver.

2 – DECOR: CONFORTO E ACONCHEGO

Se você não curte muito tantas cores, abrace o #cosyliving para as festas de fim de ano, e abuse dos tons suaves, objetos e tecidos que proporcionam conforto.

Todos querem celebrar, mas as dificuldades do último ano ainda estão presentes. Por isso, a sua casa pode oferecer uma sensação de tranquilidade e alegria, calma e conforto, através de uma paleta suave e calma. 

Os tons clássicos do vermelho e verde devem ser inclusos através de plantas simples e lindos tons pastéis para um toque único.

Fonte: WGSN – Key Trend: The Holiday Home

NA SUA CASA: Tecidos são essenciais para criar este conforto aconchegante. Você pode utilizar mantas, tapetes e almofadas pela casa, além de toalhas de mesa da paleta que causam um grande impacto. Se puder, escolha malhas com tramas naturais. Materiais naturais também ajudam como madeira, cerâmica.

Mudando da decor para a gastronomia, nestes meses temos uma grande sazonalidade quando falamos em comidas e bebidas, dependendo de onde você mora. Por exemplo, bebidas e doces com abóbora estão com tudo há algum tempo e vão continuar. Mas há sabores que podemos testar e criar novas receitas para estas festas que tem tudo para crescerem em influência em 2022. Veja:

3 – GASTRO: PÃO DE CANELA

Amado em todo o mundo e com forte apelo sazonal, o pão de canela tem apelo nostálgico e pode ser uma novidade para as festividades. Não muito comum no Brasil, ele tem conquistado cada vez mais o seu espaço pois adiciona um toque saboroso e caloroso à mesa.

O chamado “Cinnamon Roll”, um delicioso, macio e perfumado pãozinho em espiral com recheio de canela, apesar de ser super popular nos Estados Unidos, foi criado nos anos 20 na Suécia. Como se não fosse suficiente, ele ainda leva uma cobertura que eleva esse pão aos céus!

Você sabia? De acordo com pesquisa da Technomic, temos maior probabilidade de experimentar um novo sabor ou item do menu se ele apresentar ingredientes sazonais.

NA SUA CASA: Aprenda a fazer o famoso Cinnamon Roll (pão de canela) que Saul Goodman preparava na rede de restaurantes Cinnabon (série Better Call Saul) e sirva para seus convidados. Tenho certeza que vão amar!

4 – GASTRO: MAÇÃ

A maçã também surge como um ótimo sabor para ser explorado no menu das festas e até quando falamos em inovação de produto. Combinações com a fruta equilibram sua doçura e trazem misturas com alimentos salgados, além do missô e até cervejas e cafés.

As maçãs cozidas, por exemplo, são um elemento chave na inovação mais recente da Starbucks. O Apple Crisp Macchiato feito de café expresso com sabores maçã e açúcar mascavo é coberto com leite vaporizado e um toque de maçã apimentada feita com suco de maçã, purê de maçã, canela e noz-moscada. Este “toque” é colocado em cima da bebida evocando o topo de uma torta de maçã. Socorro! Aprenda uma versão caseira aqui.

Foto: Victor Protasio / Food Styling: Torie Cox / Prop Styling: Claire Spollen – Food and Wine

Muitos chefs também tem utilizado em suas receitas que levam maçã, um caramelo enriquecido com missô para espalhar sobre as fatias finas de maçã em suas confeitarias, como é o caso deste delicioso pastel dinamarquês acima.

NA SUA CASA: Combine a maçã em pratos salgados quentes como acompanhamento para uma costelinha, ou coma com rabanadas. Além disso, use o ingrediente como um toque sensorial às receitas, além de criar combinações de bebidas.

Rabanada com maçã caramelizada e canela. Veja uma receita de forno aqui e sirva aos seus convidados!

5 – PRESENTES

Com mais pessoas investindo em experiências, espaços domésticos confortáveis, bem-estar, ideias artesanais e feitas à mão, como cerâmicas, velas, produtos em madeira e cestos naturais são tendência.

Para quem mudou para uma casa nova, uma cesta com presentes para o novo lar é uma boa opção. Você pode comemorar a conquista dos amigos com objetos úteis para o dia a dia e inserir um bom sabonete líquido para o lavabo, quadrinho, vaso, temperos para a cozinha, porta-copos, tábua para queijo, toalha de mesa ou outro tipo de utensílio.

Foto: Catie Boyd

Já os amantes de plantas podem receber mini suculentas, vela, itens de aromaterapia, dicas de como cuidar de plantas, acessórios para pendurar seus vasos, chocolate artesanal, e mais.

Fonte: Seed Floral

Para que gosta de gastronomia, que tal uma tábua de corte personalizada ou um avental personalizado? Ou, um bom azeite, temperos, uma bebida diferente ou alimentos selecionados a dedo? Pense naquela pessoa que você gosta e monte sua caixa!

Fonte: TeakandTwine

Uma ótima opção também é dar algo que você criou, com as próprias mãos como uma geleia, cerveja artesanal, etc. Atualmente, é um dos maiores atos de carinho que podemos fazer por alguém, e muitas vezes tem muito mais valor do que algo pronto e embalado.

Deixamos aqui dicas de gostosuras da Francinha Cooks de um delicioso caramelo salgado, limoncello, manteiga composta aromatizada e sal especial de bacon. Hummmmm! Já deu água na boca!

Para os criativos, que tal emoldurar aquela sua ilustração, criar uma estampa especial, uma peça de crochê, macramê, bordado, e assim também espalhar seu trabalho para família e amigos?

Outra ideia é presentear com um curso on-line que pode ajudá-lo a esfriar a cabeça e tem haver com aquele hobby que ele tanto ama ou até com sua profissão.

Amamos a plataforma Domestika e os cursos de lá são sensacionais. Por isso, como parceiros, disponibilizamos um cupom de desconto com 10% nos cursos, basta digitar FTCMAG-NATAL (válido até o dia 13/01/2022)

A Domestika até fez um guia de como presentear um criativo, com packs com desconto.

Para os que amam bem-estar, este presente descanso traz um sais spa para os pés, vela com fósforos personalizados, uma bala artesanal e bloquinho com frases de bem-estar.

Fonte: Marigoldgrey

Essas são apenas algumas ideias de como você pode inovar neste Natal! Veja com a mente aberta e afeto, separe as inspirações que mais gosta. Se quiser, dê mais uma olhada na nossa pasta especial do Pinterest! Boas festas!

* Alguns links de produtos são associados e por isso podemos ser remunerados caso você compre algum deles 🙂. Isso nos ajuda a continuar criando coisas incríveis pra vocês!

Scroll To Top