Brasileiros têm consumido o vinho cada vez mais; adega é uma ótima opção para quem aprecia a bebida. 

Imagem: Shutterstock

Cada vez mais brasileiros têm se interessado por vinhos. Não só pelo consumo da bebida em si, mas em como harmonizá-la com um prato ou saber qual a história por trás de um rótulo. O vinho é uma bebida perfeita para reunir os amigos, fazer um jantar romântico ou simplesmente tomar uma taça em sua própria companhia.

O mercado de vinhos brasileiro está crescendo a cada dia, com produtos nacionais de variados tipos de uvas. A cidade de São Roque (SP), por exemplo, recebe uma das mais tradicionais festas, onde se pode degustar e comprar a bebida. O sul do Brasil também é conhecido pela produção de vinhos. O país se destaca com o cultivo de diversas castas de uvas, entre elas Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir.

Pensando nisso, uma tendência de decoração são as adegas em casa. Não é só a loja de vinhos que precisa de uma. Se você costuma consumir a bebida com frequência, gosta de colecionar diferentes rótulos ou até mesmo faz parte de algum clube do vinho, é bacana ter um espaço em casa reservado para ele.

É importante que o local seja escolhido com calma, levando em consideração alguns detalhes. O espaço da adega deve ser pensado de acordo com a quantidade de vinhos que se deseja guardar e é imprescindível que seja do lado interno de casa, longe do sol.

Você pode criar um local reservado dos outros ambientes ou aproveitar um já disponível. Uma dica é usar uma parede da sala de jantar. Nessa opção, o espaço para os vinhos também será uma boa forma de decorar o ambiente. Seja qual for a escolha, é importante conversar com um pedreiro experiente, que vai adaptar um novo ambiente ao espaço escolhido e fazer uma obra sem dor de cabeça.

Aqui separamos algumas ideias de inspiração para você ter a sua própria adega:

Cozinha com adega em detalhe de pinus, espaço perfeito para acomodar vinhos em um pequeno apartamento. Imagem: Histórias de Casa.

Aproveite o máximo de espaços

Às vezes é difícil pensar em um espaço totalmente novo para uma adega em casa. A solução então pode estar em tirar o máximo proveito de espaços “mortos”, que já existem mas não são usados para nada. Alguns exemplos são debaixo de escadas ou até mesmo um porão.

O local que seria inutilizado virou uma linda adega debaixo da escada. Imagem: Winepedia.

Para quem gosta de vinhos, vale a pena investir em um espaço assim! Imagem: Winepedia.

Mais moderninha, ao lado da porta, esta adega é inusitada e feita com simples blocos de concreto empilhados. Parte dela virou banco e apoio para objetos. (Imagem: Victor Affaro/Revista Casa e Jardim)

Aqui, o carrinho ao lado do sofá serviu como inspiração para um bar. Os tijolos empilháveis ganharam a função de adega e criaram um suporte para as garrafas de bebida. O resultado ficou bem divertido e prático. Imagem: Histórias de Casa

Essa prateleira é uma maneira maravilhosa de mostrar a sua coleção de vinhos. As tábuas em forma de X mantêm as garrafas organizadas, enquanto o acabamento em preto dá um efeito elegante. (Imagem: KraftMaid)

Adega climatizada

Este tipo de adega cabe em pequenos espaços. É ideal para quem está começando a se aventurar no mundo dos vinhos ou apenas quer manter um estoque pequeno. É importante deixar 10cm em todos os lados para manter uma boa circulação do ar. Fique sempre atento(a) também se a porta da adega está bem vedada, para evitar troca de calor com o ambiente.

Um espaço descontraído na sala para quem ama vinhos! (Imagem: Casa Cor SP 2013/Casa Claudia)

Aqui, a adega climatizada faz par com a mini geladeira retrô no apê da arquiteta Ana Bumachar. (Imagem: Casa Vogue)

Rolhas decorativas

Depois de abrir aquela garrafa de vinho especial, sobra apenas a memória do momento. Uma forma bacana de eternizar as lembranças é guardar as rolhas das garrafas. Dá para fazer uma decoração incrível com elas. Uma dica é encher algum vaso ou recipiente transparente. Uma tendência do momento é fazer um quadro com vidro para deixar as rolhas à mostra. O mesmo vale para tampinhas de cerveja. E você fica com um objeto personalizado!

Uma parede incrível para você … guardar rolhas! Isso mesmo! (Imagem: Mostra Morar Mais Por Menos, Rio/Casa de Valentina)

Bons amigos, bons vinhos, boas lembranças! (Imagem: Loja Top Quadros/Elo7)

E aí, animou para ter a sua adega em casa?

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários