A união entre trabalho manual e técnicas para manipular madeira resulta em peças únicas e cheias de estilo. Conheça a arte de Andreas Martorelli 

A natureza é abundante em recursos e podemos usufruir deles se soubermos viver em equilíbrio com essa força que tanto nos encanta. Cada vez mais, pessoas e marcas se mostram preocupadas com o meio ambiente e repensam atitudes com o objetivo de preservar a vida como conhecemos.

Essa ligação e respeito com a natureza é o que inspira a produção de Andreas Martorelli, que trabalha com peças de madeira. A principal técnica aplicada em suas criações é a marchetaria, que consiste em uma espécie de mosaico, encaixando diversos pedaços de diferentes tons para formar um objeto final. A preocupação de Andreas com a sua matéria-prima aparece tanto na hora de escolher o material com o qual trabalha, que são madeiras de reuso, quanto na hora do acabamento.

Todas as cores de suas peças são totalmente naturais, sem nenhum tingimento artificial, e cada objeto traz consigo as marcas de um trabalho manual. “Acho interessante deixar algumas marcas e imperfeições que mostrem que por trás de cada peça esteve um artesão e sentimentos, trabalhando com as mãos e a mente e não apenas máquinas reproduzindo à perfeição em série”, diz.

Foi no ofício manual que Andreas encontrou o equilíbrio entre sua personalidade e o trabalho. Formado em arquitetura, descobriu em seu ateliê o lugar perfeito para exercer uma atividade criativa e de acordo com o seu ritmo pessoal, sem as pressões de horários, prazos e metas. Trabalhando com madeira de reuso, ele consegue ressignificar materiais que poderiam ser descartados.

O PROCESSO CRIATIVO

Seu processo criativo é aflorado quando está isolado e perto da natureza. Por esse motivo, seu ateliê é localizado em uma cidade longe da capital São Paulo, onde mora. “Só o fato de sair um pouco de São Paulo, pegar a estrada e ver paisagens mais verdes, já começa a me inspirar. Quando estou no ateliê, rodeado pela natureza e em uma cidade mais tranquila, abstraio do resto do mundo e sinto uma vontade intensa de criar e produzir nesse meu universo particular da marcenaria”, conta.

A arte sempre esteve presente na vida de Andreas, sendo que desde pequeno foi estimulado pelos pais e avós a fazer algum tipo de trabalho manual e criativo. Seu primeiro contato com a marcenaria foi em 2011, quando trabalhou no escritório de Mário Lasar Segall. Já a marchetaria, aprendeu com o mestre Rinaldo Ferrucio, em 2016. Foi amor à primeira vista.

A CRIAÇÃO DA MARCA ANDREAS MARTORELLI

Andreas Martorelli encontrou no manejo da madeira a segurança que precisava para enxergar seu trabalho como um produto com identidade e técnica, que pudesse ser vendido. Em 2018, então, criou sua marca, após um cuidadoso estudo de mercado. Desde então, produz peças que seguem sua filosofia de trabalho, desde acessórios até objetos de decoração e utensílios de cozinha.

A conscientização do artesão despertou nele uma vontade de tornar a sua marca cada vez mais sustentável, em todas as etapas possíveis. Assim, além de se preocupar com a procedência de sua matéria-prima, ele passou a cuidar de outros aspectos da produção como embalagens e produtos usados na finalização das peças.

Cada uma delas recebe uma camada de óleo de tungue, de origem vegetal e atóxico, próprio para uso em objetos que vão ter contato com alimentos. O ateliê também é associado à ONG Iniciativa Verde, que recebe uma porcentagem das vendas, destinada ao plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas desmatadas do Sistema Cantareira.

O FUTURO

Para o próximo ano, Andreas tem o desejo de expandir seu ateliê e criar um espaço de trabalho colaborativo, com a ideia de unir pessoas que queiram criar e que tenham as mesmas dificuldades para viabilizar projetos. “Acredito que juntos, dividindo o mesmo espaço, convivendo, compartilhando ideias e experiências, criamos uma rede de suporte que facilita e viabiliza para todos”, explica. Aliás, quem se interessar pode entrar em contato com ele.

Confira mais algumas de suas lindas peças! Por aqui, seguimos apaixonadas:

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história por trás do Ateliê Andreas Martorelli? Fique por dentro de todas as criações acompanhando seu perfil no Facebook e Instagram.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários