follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-18

Muitos sapatos por aí? Pois é, as vezes a falta de espaço traz a dificuldade de organizá-los dentro do armário ou em caixas. Bom, a nossa primeira dica é: doe alguns. Se já se passaram mais de 6 meses e nada de você usar aquele par de tênis ou sapatilha, não é ali que ele deveria estar.

Mas, se você tem aqueles que não desapega por nada, a gente, em parceria com o Blog do Elo7, pode te ajudar. Como? Ensinando você a fazer uma sapateira usando uma gaveta antiga! Sim! Se a grana estiver curta para investir em uma ou se você é super fã de DIY, que tal fazer a sua própria? Com materiais de baixo custo – outros reaproveitados, é possível ter uma sapateira que também pode ser utilizada como banco. E acredite, parece mais difícil do que realmente é.

Quer ver só como é fácil o passo a passo da sua própria marcenaria? Mãos à obra!

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-01

Assim como fizemos por aqui, você pode fazer com uma gaveta antiga. Utilizamos como base da sapateira um gavetão. Para isso, retiramos os trilhos laterais e depois lixamos as laterais para retirar farpas. Outro item reaproveitado foram os pés com rodízio – eram de uma cama box que foi trocada. E ainda são no estilo palito! Não dava para dispensá-los!

Materiais necessários:

-1 gaveta de madeira (utilizamos uma gaveta de madeira compensada de 70 x 50 x 30cm);

-1 tampo de madeira com a mesma medida da largura e comprimento;

-4 pés com rodízio;

-Espuma ou travesseiro sem uso;

-Tecido de algodão ou tecido próprio para tapeçaria;

-Grampeador de tapeceiro;

-Furadeira;

Prepare a caixa

Para a marcação do local dos pés, você pode utilizar o próprio rodízio para isso. Vire a caixa e marque com a parte de parafuso do rodízio o fundo da caixa.

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-06

Faça isso nas quatro pontas. Se a madeira não marcar bem, utilize um lápis ou caneta para delimitar o local do furo.

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-07

Utilize a furadeira com uma broca um pouco menor do que o parafuso do rodízio para delimitar os furos.

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-08

Agora é só rosquear os pés!

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-09

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-10

Prepare o banco

A tampa da caixa será a base para o banco da sapateira. Para isso, meça o tecido que será utilizado, deixando entre 5 e 7cm de sobra de tecido para cada lado – espaço suficiente para fazer a vira do tecido e grampeá-lo no fundo da tampa.

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-02

E aqui, novamente você pode reaproveitar materiais por aí. Sabe aquele travesseiro que já está “cansado”? Que tal utilizá-lo como espuma para seu banco? Outros solução é utilizar espuma ou manta acrílica.

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-03

Agora que o tecido e o estofado já estão definidos, basta virar o tampo para baixo, ajustar o tecido o mais reto possível e grampeá-lo com grampeador de tapeceiro, deixando os grampos com aproximadamente 4cm de distância. Os cantos podem ter o tecido dobrado como papel de presente antes de grampear, para o acabamento ficar mais bonito.

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-04

Para facilitar, grampeie uma parte do tecido na lateral da tampa, depois encaixe a espuma ou travesseiro e vá grampeando as demais laterais até fechar.

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-05

Feito isso, é só aproveitar sua sapateira! Você pode colocar dobradiças, caso não queira a tampa solta. Basta comprar um par delas e fixar da mesma forma que os rodízios, delimitando os locais dos furos com a furadeira e rosqueando o parafuso diretamente na madeira. O resultado?

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-13

Dá até para usar como banco!

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-16

Dica: Quer usar outro material além da gaveta? Uma boa ideia é o caixote de feira ou até mesmo um engradado plástico de bebidas – daqueles grandes.

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-15

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-17

Seja qual for sua escolha, o importante é guardar os calçados com estilo! E se por aí o tempo é curto ou os materiais estão em falta, há boas opções de sapateiras criativas para todos os gostos no Elo7!

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-14

follow-the-colours-DIY-como-fazer-sapateira-a-partir-gaveta-elo07-12

*Em parceria com o FTC, este conteúdo é um oferecimento do Elo7. O Elo7 é o maior site brasileiro de compra e venda de artesanato, e traz ideias criativas transformadas em produtos únicos. Em 2016, a marca propõe um manifesto para que você reorganize, reinvente, reaproveite e repense o seu dia a dia, ao se inspirar com dicas para uma rotina mais leve e práticas que podem mudar a sua vida pra melhor. 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários