follow-the-colours-colour-futures-2014

Ano passado, a gente falou aqui sobre como as cores do ano são escolhidas pelas empresas para inspirar a moda, o design, a decoração e produtos. A cor apontada não é uma simples questão de opinião ou achismo. A Tintas Coral, por exemplo, liderada pela AkzoNobel, possui há 10 anos, o estudo internacional chamado Colour Futures. A ideia ganha uma apresentação especial todo ano, na qual tivemos o prazer de participar na semana passada em São Paulo.

Uma equipe de consultores especialistas (coolhunters, antropólogos, designers, arquitetos, estilistas) se reúne para discutir importantes comportamentos e sentimentos do mundo para “traduzi-los” em cores, de acordo com os movimentos culturais, locais e globais. As tendências são antecipadas para o mercado com o objetivo de influenciar as pessoas a revitalizarem o que está a sua volta com as cores.

Juntos, esses profissionais vindos dos quatro cantos do planeta compartilham seus pontos de vista e percepções. Depois de muitas observações, determinam as tonalidades que vão guiar o ano seguinte.

follow-the-colours-evento-colour-futures

Colour Futures = 1 Tema Chave + 5 Tendências + 75 Cores + 1 Cor do Ano

Além de lançar a cor do ano, o estudo apresenta uma ideia dominante e mais 5 tendências de cores. Esse tema-chave influencia essas tendências de uma maneira diferente, mantendo um conceito único que inspira a cor do ano. Em 2014, o tema central do estudo chama-se “Descobrindo o Potencial”.

Os especialistas envolvidos perceberam um mundo à procura de respostas, o que resultou em uma gama de cores convidativa e excitante que inspira renovação.

follow-the-colours-lagoa-particular

O tom de 2014 revelado pelo Colour Futures não poderia ser diferente. “Lagoa Particular” é um azul esverdeado que reflete o equilíbrio e o desejo de descobrir. Sofisticado, tranquilo e versátil, combina facilmente com diferentes nuances e pode ser utilizado em qualquer ambiente, desde grandes superfícies até uma parede principal ou usado em detalhes.

follow-the-colours-Lagoa-Particular-Étnico-Urbano_01

follow-the-colours-Lagoa-Particular-Étnico-Urbano_02

follow-the-colours-Lagoa-Particular-Étnico-Urbano_03

Como dissemos, em cima da ideia dominante há 5 tendências de cores, que resultaram em belíssimas paletas. São elas: “Revolução Silenciosa”, “Prova Substancial”, “Étnico Urbano”, “Jardim Secreto” e “Faça Agora” – que é a cara do Follow!

Hora de conhecer cada uma delas:

Revolução Silenciosa tem como base a mudança da sociedade na forma de se comunicar. Isso se reflete no design simples e em espaços que não “se exibem”. Suas cores são extremamente sutis fazendo uso de mudanças leves nas nuances para conseguir combinações delicadas com brancos diferenciados e neutros médios. O poder está chegando às mãos dos introvertidos.

followthecolours-colour-future-revolucao-silenciosa

followthecolours-revolucao-silenciosa

followthecolours-Revolução Silenciosa_01

followthecolours-Revolução-Silenciosa_02

paleta-revolucao-silenciosa

Prova Substancial mostra exigência para que as pessoas sejam melhores, mais saudáveis e que tenham um equilíbrio perfeito entre o trabalho e a vida no lar. Isso resulta em uma pressão para que estejam sempre no topo. Segundo o tema, neste dia a dia tão atribulado, pode ser um conforto confiar em números. Há algo sedutor na matemática e na ciência, já que enquanto a linguagem muda, os números permanecem os mesmos. A paleta traz neutros masculinos com aparência arquitetônica. Gesso, tijolo e massa serão encorpados com cores mais fortes como um verde esmeralda e um vermelho sangue-de-boi.

followthecolours-colour-future-prova-substencial

followthecolours-Prova-Substancial_01

followthecolours-Prova-Substancial_02

followthecolours-prova-substencial

followthecolours-prova-substencial-9

paleta-prova-substancial

Étnico Urbano indica que em tempos de incerteza, há uma procura pelo o que é conhecido e reconhecido. Padrões, tradições e artes folclóricas se unem no mundo todo e trazem ricas cores. As pessoas querem se reconectar com as raízes que as lembram de onde vieram. Tons robustos dão um visual inovador e sensação familiar. Bonecas russas, padrões de ponto-cruz, design escandinavo e tecidos da Índia, América do Sul e China inspiram os ambientes de uma maneira contemporânea. A cor de 2014, “Lagoa Particular”, está inserida nessa tendência.

followthecolours-colour-future-etnico-urbano

followthecolours-etnico-urbano-01

followthecolours-etnico-urbano-3

followthecolours-Étnico-Urbano_01

followthecolours-etnico-urbano-02

paleta-etnico-urbano

Jardim Secreto aborda o indefinido, o transitório e o efêmero. Este é um visual romântico, poético e interessante, inspirado na natureza e cheio de tons que criam uma percepção em que o efeito total é feminino, porém, enigmático. As cores suaves são quase neutras, lilás e cinza. Verdes, do mais escuro até o menta quase pastel, aparecem ao lado do rosa e lavanda.

followthecolours-colour-future-jardim-secreto

followthecolours-jardim-secreto

followthecolours-jardim-secreto-01

followthecolours-jardim-secreto-02

followthecolours-jardim-secreto-03

paleta-jardim-secreto

A última tendência é super colorida! Faça Agora indica que as pessoas estão cansadas de ficar paradas, esperando por projetos que se desenvolvem devagar, e buscam por mudanças rápidas. Energia, exuberância e muito design abraçam a transitoriedade das coisas baratas e materiais descartáveis para criar formas imperfeitas e estampas contrastantes. A paleta de cores cria uma desordem proposital. Amarelo-limão, azul esverdeado, lima, violeta, laranja-ardente completam o uso de azuis: desde o naval até o azul-céu. A nossa tendência preferida!

followthecolours-colour-future-faca-agora

followthecolours-faca-agora-00

followthecolours-faca-agora-01

followthecolours-faca-agora-03

followthecolours-faca-agora-04

followthecolours-faca-agora-05

paleta-faca-agora

Gostou? Nós adoramos! Você não precisa trocar a cor da sua casa ou escritório agora, mas talvez fique com vontade depois de conhecer todas as cores para 2014! E aí, por qual você se anima?

Imagens: Divulgação.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários