Veja como usar cores, marcenaria e revestimentos inteligentes, além de organizar adequadamente a decoração do seu banheiro pequeno

Hoje em dia vemos crescer a tendência dos chamados banheiros spa que, conforme o nome sugere, são espaços dedicados também aos cuidados pessoais e ao relaxamento. Mas não viemos falar dessa bela tendência, isso é assunto para um outro post, pois como vocês podem imaginar, grande parte das pessoas não possui um spa em casa.

Na verdade, a realidade mostra que, com o passar do tempo, a maioria das novas habitações tiveram uma redução significativa na metragem total em comparação as antigas residências.

Sendo assim, os banheiros também estão cada vez mais compactos, mas isso não deve implicar em locais desorganizados e desconfortáveis. Pelo contrário, com algumas dicas, é possível otimizar a ambiência desse lugar tão importante da casa de todos nós.

Imagem: Angela Marie Made

1. ATENÇÃO COM A ESCALA

Um local pequeno deve receber móveis que sejam compatíveis com o tamanho do ambiente. Um dos maiores erros é adotar itens muito grandes para facilitar o armazenamento dos objetos de uso pessoal, mas o grande volume do móvel pode criar a sensação que o espaço é menor ainda. Os elementos muito pequenos, por sua vez, também não cumprirão a função de armazenar e apenas ficarão ali ocupando espaço sem terem grande utilidade.

Imagem: One Kind Design

Este banheiro pequeno de um apartamento de 41m² foi reformado pela empresa sueca Alvhem que projetou um ambiente com móveis que compatibilizam a dimensão reduzida do espaço. O tamanho da bancada é o suficiente para apoiar cuba, torneira e sabonete sem atrapalhar a circulação pelo local.

Já o banheiro de hóspedes da blogueira norte-americana Steffy, ganhou uma cuba encaixada em um gaveteiro. A dimensão do móvel se adequou muito bem ao espaço entre a banheira e o sanitário.

2. CADA COISA EM SEU LUGAR

Os banheiros abrigam muitos itens que usamos no dia-a-dia, por isso a bagunça pode ser inevitável na correria do cotidiano. Os espaços compactos precisam de atenção especial nesse quesito, pois a desorganização pode deixar o ambiente ainda menor. Sendo assim, é primordial ter locais destinados a guardar os objetos para deixar o espaço fluido. Muitas vezes pode ser necessário fazer um móvel planejado para atender as especificidades do local.

Imagem: Fine Homebuilding

O banheiro projetado pelo arquiteto David Rausch possui duas formas de armazenamento: o armário embaixo da cuba e as prateleiras. Observe que o profissional otimizou o uso do espaço instalando as prateleiras do chão ao teto. Além de charmoso, é muito funcional!

Os nichos embutidos são uma boa forma de aproveitar o espaço, uma vez que não fazem volume dentro do ambiente. Esse banheiro super divertido projetado pela arquiteta canadense Wanda Ely recebeu um nicho branco dentro do box colorido para guardar os itens de higiene dos moradores. Tem até uma plantinha decorando o local. Fofo! Atenção: em caso de intervenção nos ambientes, é preciso ter o acompanhamento de profissional da arquitetura e/ou da engenharia, visando a segurança de todos.

Os cestos são opções muito versáteis na hora de armazenar e também de decorar. Existem diversos modelos, estilos e preços. O projeto da arquiteta Lara Pujol na Espanha ganhou ares mais rústicos através dos lindos cestos de palha embaixo da pia.

Imagem: Danyela Corrêa Arquitetura

O velho e bom armário com espelho sobre a pia pode ser maximizado e cobrir maior parte de parede, aumentando assim a área de armazenamento. Além do mais, o uso do espelho é uma boa opção para criar sensação de amplitude em ambientes pequenos.

Imagem: Wayfair

Um mobiliário que comporta vários tipos de objetos, a exemplo da estante acima, pode fazer muita diferença no seu banheiro pequeno. Colocar toalhas, potinhos e outros itens de uso pessoal no mesmo móvel pode ser muito prático e econômico!

3. LUZ É FUNDAMENTAL

O mini banheiro de Emily Murray, jornalista e criadora do blog Pink House, é um belo exemplo de como a luz natural pode deixar o seu pequeno espaço mais agradável. A iluminação proveniente de uma janela lateral foi fundamental para espalhar a luz generosamente por todo o espaço.

Imagem: Lust Living 

O charmoso banheiro decorado em tons de preto e branco recebe muita luz natural, o que contribui para deixar o pequeno espaço com muita leveza visual.

A luz artificial também desempenha um papel super importante na ambientação dos espaços pequenos e deve receber atenção especial para criar uma ambiência mais agradável. O banheiro do restaurante por Miriam Barrio em Barcelona recebeu 2 luminárias perto do espelho favorecendo a iluminação e trazendo um calor ao local.

4. OUTRAS DICAS VALIOSAS

Em espaços pequenos, cada centímetro importa muito. Por isso, quanto mais estratégias utilizarmos melhor. Separamos mais algumas ideias que podem ter bons resultados em ambientes de dimensões reduzidas.

ORGANIZADORES

Imagem: Style by Emily Henderson 

Os itens pequenos: algodão, maquiagens, cotonetes, etc., devem ser guardados em recipientes adequados para que fiquem sempre organizados. Uma boa dica é transformá-los em parte da decoração escolhendo peças que sejam decorativas e agrupando-as em uma bandeja estilosa.

UMA PEQUENA PRATELEIRA QUE FAZ GRANDE DIFERENÇA

Imagem: Dot and Pop

Um pedaço estreito de madeira pode se tornar uma charmosa prateleira para abrigar todos os seus enfeites, velas, potinhos e plantinhas. Fica lindo, né?

REVESTIMENTOS

Imagem: Pink House

Evitar o uso de muitos revestimentos diferentes entre si pode ser uma boa opção, pois não gera muita informação visual, o que pode trazer a sensação de que o ambiente é menor. O banheiro acima, apesar de ser todo rosa, possui apenas uma cor predominante, e os demais acabamentos entraram nos detalhes. Ficou colorido, charmoso e moderno!

GANCHOS E PENDURADORES

São elementos muito versáteis que aproveitam espaços ociosos das paredes. Atualmente existem diversos tipos de penduradores disponíveis no mercado, sendo que os mais indicados consistem naqueles que não necessitam de furação, uma vez que o banheiro tem muitos canos embutidos nas paredes e, assim, e as chances de atingir um deles pode ser consideravelmente alta.

Imagem: Ikea

Essas são algumas dicas que podem ajudar um banheiro pequeno a se tornar um lugar muito funcional e charmoso para o dia-a-dia. O tamanho reduzido do ambiente não pode limitar a sua criatividade, pelo contrário, é uma boa oportunidade de transformar aquela dor de cabeça em um cantinho agradável. Vale a pena dar atenção a esse espaço fundamental da casa!

Arquiteta e Urbanista, Paula Cançado acha todas as cores bonitas. Gosta de tudo que deixa a vida mais bela: um bom papo, uma refeição gostosa, uma viagem inesquecível e aquelas músicas que fazem dançar. Descobrir coisas novas a mantém em constante movimento.

Paula Cançado – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários