Now Reading
Como trazer mais verde para a sua casa? Confira 10 dicas

Como trazer mais verde para a sua casa? Confira 10 dicas

mais verde casa

Você pode transformar seu lar trazendo um pouco mais de natureza para os ambientes. Tenha plantas por perto e uma casa mais feliz e saudável!  

Além de nos conectarem com a natureza, elas ajudam a trazer mais verde para casa, dão vida para a decoração e tem diversos poderes. Sim, as plantas podem curar e até purificar o ar, sabia? Em troca pedem pouco: água, sol, e vez ou outra, atenção.

Aliás, o tempo e atenção dedicado às plantas podem se transformar em uma forma de terapia. Foi comprovado que sujar-se de terra é um antidepressivo natural, segundo pesquisa da Universidade do Colorado. 

O verde ainda é a cor do meio do espectro, considerada o tom do equilíbrio e vista como refrescante, pura e natural. Na realidade, o verde tem o poder de promover a concentração e de aliviar sentimentos negativos e de estresse. 

Mas como trazer ainda mais essa sensação para dentro da sua casa? Separamos algumas dicas para você aumentar seu bem-estar através das plantas. Confira:

1 – Configure seu espaço verde relaxante

A ciência diz: verde é bom para a saúde, para a mente, para decorar a casa. E ter apenas algumas plantas são suficientes. Pensando assim então, você não precisa ser a rainha ou o rei do urban jungle, ou ter muitos vasos espalhados pela casa. A receita para criar um espaço pessoal e cheio de bem-estar

Coloque sua poltrona favorita ou um sofá ao lado de uma janela que entre luz solar, na superfície algumas plantas (vale usar a ajuda de prateleiras, banquinhos, o apoio da janela, da mesinha), adicione uma mesa lateral, uma luminária, finalize com almofadas e mantas macias. Você terá seu ambiente zen perfeito para relaxar, meditar, ler, e como é perto da janela, sentir o clima arejado. 

2 – Ao verde, a luz das manhãs

As plantas são excelentes companheiras de cabeceira. E podem sim serem colocadas em ambientes como cozinhas, banheiros e quartos. Elas ajudam a refrescar o ar e realmente nos deixam felizes quando olhamos para elas.

Porém, todas necessitam de pelo menos um pouco de sol ou luz. Fique atenta (o) aos cuidados de cada espécie, as rega, podas. E se for preciso, coloque-as junto à janela para tomar o sol da manhã (quando adquirir uma espécie, procure na internet ou onde comprou como cuidá-la) e se for preciso, feche-as à noite dentro de casa. 

3 – Dê vida aos cantos também

Sempre há cantos em uma casa que estão mais tristes e poderiam ter uma atenção extra. Uma mesa ou prateleira diferentona cheia de plantas podem transformar facilmente um ambiente, mesmo quando o espaço é limitado.

Para um efeito desses, basta adicionar junto a isso objetos decorativos como livros, cerâmicas, cestos – e pronto! Temos um espaço muito mais bonito!

4 – Janela verde

Se você acha que o cultivo de plantas no chão não é o suficiente, crie seu próprio jardim suspenso usando uma haste de cortina (apenas certifique-se de não sobrecarregá-la) para pendurar plantas na frente da janela.

Hoje há inúmeros vasos e cachepôs lindos para pendurar. A ideia também serve para pergolados e outros espaços na casa que tem essa possibilidade. Se quiser, faça uma horta, misture formas, tamanhos e cores de folhas e vasos. Existem espécies que amam ficar balançando no ar! 

5 – Misture plantas e tela aramada

Construa um jardim vertical interno usando uma mistura de plantas, tela aramada e objetos decorativos. Juntos, eles podem criar uma parede verde mesmo em lugares onde a luz não é muito forte.

Trepadeiras são ótimas para crescer e se espalhar por toda a tela. Apenas se atente as espécies que sobrevivem no ambiente da casa que você vai colocá-las! 

6 – Exiba suas plantas

Procure em sua casa qualquer coisa inesperada que possa ser usada para “exibir” suas plantas.

Colocar um vaso dentro de um grande baú vintage, bule, caixa, ou filtro de barro que não é mais utilizado, são maneiras fáceis de transformar simples espécies em grandes “obras de arte verdes”! 

7 – Misture seus vasos com sua coleção de objetos

Use plantas de baixa manutenção como cactos e suculentas para decorar uma estante de livros e discos, por exemplo.

Coloque pires de contenção em baixo, para que não danifiquem seus objetos. Assim, você pode regá-los sem se preocupar com a água que pode escorrer dos vasos. Voilá! Você terá um local mais alegre com toda certeza!

8 – Que tal um mini jardim?

Até a menor casa pode ter um jardim para todas as estações – reunido em uma bandeja, por exemplo!

Coloque a planta mais alta no centro e adicione as outras – de tamanho médio e as pequenas – ao redor das bordas.

Se quiser também dá para decorar a bandeja com pedras, vidros, madeira, etc. Que tal fazer um mini altar zen com plantas? 

9 – Tenha um terrário

Os terrários também são uma ótima maneira de ornamentar e trazer as plantas de um jeito diferente. Em geral, a frequência das regas e a manutenção é bem menor do que se a planta estivesse em ambiente natural, dependemos de alguns aspectos e do local onde ele permanece.

Porém, é preciso ficar atento a luz, pragas, podas e adubações como qualquer planta. Feitos normalmente com cactos e suculentas, é importante lembrar que, elas são plantas de deserto – por isso, gostam de areia e terra seca. 

10 – Para pendurar: plantas secas na parede 

Não tem dedo verde, mas ainda sonha com um oásis? Use molduras de vidro para exibir plantas secas e folhas artificiais.

Sem rega e sem plantio – apenas decore e crie um canto agradável, calmo e cool. Os quadros com as folhas secas estão em alta e você pode comprar (basta procurar na internet) ou criar o seu com plantas secas e moldura de vidro! 

É provado pela ciência: quando você entra em contato com a natureza, inconscientemente já fica mais tranquilo: isso permite que o cérebro abstraia a tensão com maior facilidade, relaxando a mente.

Pois é, mais verde é pura criatividade! Pronta (o)  para botar a mão na terra? 

Imagens: Ikea, Ikea, Ikea, Unsplash. 

Scroll To Top