Now Reading
Cozinha preta: inspire-se nessa tendência

Cozinha preta: inspire-se nessa tendência

Cozinha preta de Leandro Ashe para Seth Meyers e Alexi Ashe Meyers. Foto: Shade Degges

Elegante, sofisticada e acolhedora, a cozinha preta cabe em todo estilo de projeto

Durante décadas, a cozinha dos sonhos era coberta de superfícies brancas brilhantes, azulejos de metrô, bancadas e armários. Mas ultimamente, uma nova cor vem ganhando terreno neste ambiente, e não é um tom ao qual associamos fortemente com cozinhas.

Na verdade, desde cerca de 2015, as cozinhas totalmente pretas se tornaram cada vez mais populares. Proprietários mais modernos já exploram armários pretos brilhantes, bancadas de mármore preto com veias brancas, pisos pretos e até eletrodomésticos pretos.

Perfeitas para reunir amigos e familiares para jantares deliciosos, as cozinhas pedem por uma decoração cheia de estilo e que também abrace, transmitindo um pouco da personalidade de quem mora. “Atualmente, quando falamos de decoração de cozinhas, uma das tendências é apostar na cor preta, muito sofisticada e elegante”, afirma Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Cerámica, referência no setor de revestimentos.

Essa maior profundidade e sofisticação, ao observar que o preto e outras cores escuras funcionam surpreendentemente bem em espaços compactos, tira as cozinhas do óbvio. Atemporal e muito versátil, a cor preta é um dos tons mais clássicos na decoração e atualmente aparece nos eletrodomésticos, marcenaria e revestimentos, criando até mesmo espaços all black. “Brincar com texturas e acabamentos diferentes garante mais sofisticação para as cozinhas, que se tornam aconchegantes mesmo com o tom escuro“, continua Christie.

Pisos com Linha Uno, da Roca Cerámica

Mas por que estamos migrando para o preto?

Segundo Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, suspeita-se que os planos de cozinha aberta tiveram um grande impacto na forma como percebemos sua cor. “À medida que avançamos para plantas baixas abertas e as cozinhas se tornam mais um ponto focal fundamental dentro de casa, estamos mudando nossas expectativas sobre como este ambiente deve ser e a função que ela precisa servir”, diz ela.

Outra razão pela qual o preto e outras cores escuras são atraentes nos dias de hoje é que os consumidores inundados pelas tecnologias e devices inteligentes estão desejando experiências táteis em conjunto com o uso de artesanatos mais finos – chame-o de efeito Downton Abbey. Cores escuras, ferro fundido, ardósia e mármore preto, evocando a aparência das cozinhas antes de serem simplificadas na década de 1930.

A popularidade dos estilos industriais também posicionou o preto como o novo neutro, diz Christine Soner, especialista em colocação de produtos da IKEA.

Linha Nero Caressi, da Roca Cerámica

A cozinha preta também é moderna e cheia de atitude, e pode facilmente transitar entre todos os estilos de decoração – seja o clássico, industrial, minimalista e outros. “Outra vantagem é sua praticidade para a limpeza”, opina Christie, que complementa. “A tonalidade é capaz de abrir visualmente um espaço e pode ser harmonizada com detalhes metalizados, amadeirados ou com uma paleta de branco e cinza”, opina.

imagem: Future

“Elegante por si só, as cozinhas pretas funcionam até mesmo em apartamentos pequenos. Basta saber harmonizar”, ela afirma. Os revestimentos escuros podem ocupar o backsplash, por exemplo, ou então apenas nas bancadas e detalhes. “Quando combinado com tons de branco e cinza, tornam o espaço elegante e atemporal, uma aposta certeira”, finaliza.

 Imagem: Pooky

O preto de repente parece ser a cor ousada ideal

Você pode ser corajoso (a) e querer transformar sua cozinha totalmente em preto, ou dar pequenos passos ao dar destaque, por exemplo, para algumas portas dos armários neste tom.

Acima de tudo, a cozinha preta pode se tornar o “tubinho preto” do design de interiores, já que o preto sugere “elegância duradoura”, de acordo com Pressman. “Seja um acabamento fosco ou metálico, o preto transmite sofisticação e elegância, duas coisas que nunca saem de moda.”

Scroll To Top