Débora Chodik desenvolve estampas exclusivas que nascem de sua imaginação e assim são transformadas em peças fantásticas para a sua casa e dia dia. Confira entrevista!

follow-the-colours-debora-chodik-00

quem se contente com o básico, enquanto outros precisam de cor e encantamento em cada partícula do cotidiano. Viver de acordo com a rotina, independente do estilo de vida, às vezes pode ser um tanto quanto maçante, entediante, ou simplesmente monótono.

Foi nesse contratempo que a designer Débora Chodik se apaixonou pela estamparia e, desde então vem criando coleções incríveis, uma mais linda que a outra, ao dar vida à tecidos, acessórios e porcelanas.

E se você é uma daquelas pessoas que percebeu que o prato de todo dia não precisa ser aquela louça branca, que o seu café da manhã pode ser mais divertido e acompanhado de cores, o trabalho de Débora Chodik pode lhe inspirar e alegrar seus dias. Pense nos pequenos detalhes e imagine um mundo vibrante, criativo, moderno e diferente. E então, seus olhos brilharam?

O FTC entrevistou Débora, que possui a própria marca com seu nome, e irradia beleza em materiais diversos há um bom tempo. São acessórios, aventais, pratos, bowls e muito mais. Confira:

follow-the-colours-debora-chodik-02

FTC: Conte com as suas palavras, um pouco sobre você, como chegou à estamparia e à criação da sua própria marca.

Débora: Fiz uma viagem pelo sul da Espanha que me apresentou a estamparia 10 anos atrás, mas o momento específico foi quando eu estava em Granada e fui conhecer Alhambra, que é um Palácio de arquitetura islâmica, decorado por todos os cantos com elementos geométricos, florais, mosaicos, todo estampado, lindo!

Ali percebi que precisava trabalhar com isso. Já a marca começou quando estava montando minha casa e não encontrava peças diferentes para decorar. Precisava de algo que expressasse minha personalidade, assim decidi abrir meu próprio negócio.

FTC: Há quanto tempo trabalha especificamente com estampas?

Débora: 6 anos.

follow-the-colours-debora-chodik-01

FTC: Qual é a magia que faz você amar a estamparia?

Débora: São as cores, as formas, mil histórias que podem ser contadas e que, repetidas, seja em uma roupa ou em um prato, dão vida à superfície.

FTC: Quais materiais você utiliza e qual deles sente mais prazer em criar?

Débora: Eu já usei tecidos e plásticos, mas agora estou apaixonada pelo mundo da porcelana.

FTC: Como é seu processo criativo?

Débora: Não tem muita regra, cada estampa acaba nascendo de um jeito. A última que fiz eu sabia que queria usar o pinguim como elemento principal; a partir daí começo com as pesquisas, vou vendo o que combina com ele, fazendo combinações de cores.

follow-the-colours-debora-chodik-08

FTC: Com o que você se inspira?

Débora: Viagens, exposições, feirinhas de antiguidade.

follow-the-colours-debora-chodik-03

FTC: Como seria, para você, viver em um mundo liso? 

Débora: Seria uma vida sem emoção!

FTC: As estampas lhe acompanham nas coisas mais simples do cotidiano?

Débora: Sim, sempre, desde o momento em que eu acordo e tomo café em uma caneca estampada até na hora da siesta com uma almofada estampada também!

follow-the-colours-debora-chodik-05

FTC: Qual a influência das cores nas suas criações?

Débora: As cores são tão importantes quanto a estampa em si. Fazer as combinações de cores, acho que é a parte mais gostosa do trabalho.

follow-the-colours-debora-chodik-04

Parceria com Gabi Fonseca – Mini Coleção Jardim Secreto (2014)

follow-the-colours-debora-chodik-06

FTC: Está desenvolvendo algum projeto paralelo ou novas parcerias atualmente?

Débora: Sim, faz quase 1 ano que todo mês ilustro uma coluna na Vogue.

follow-the-colours-debora-chodik-07

 

FTC: 5 coisas que não consegue viver sem.

Débora: Óculos, Miucha minha gata, manteiga de cacau, liberdade e meu mapa astral.

follow-the-colours-debora-chodik-04

FTC: Cite um filme, uma música e um livro que poderiam lhe representar.

Débora: Filme: Moonrise Kingdom / Livro: Andando com os Lobos / Música: “If She Wants Me”, de Belle and Sebastian.

“Esse trabalho me encanta por ser livre. Eu posso criar uma estampa e usá-la onde bem entender. É uma libertação dos padrões que a moda do vestuário impõe, de ter que criar coleções para cada estação.”

Acompanhe o trabalho de Débora Chodik pelo seu perfil no Instagram, página no Facebook. Compre suas peças exclusivas em seu site

Viciada em açúcar, Marina Gallegani é movida pelas forças da natureza e tem fome de liberdade. Jornalista, escritora e fotógrafa amadora, se entrega às cores da vida e sonha com viagens ao redor do mundo. Em constante reconstrução, acredita ser eterna e tem a certeza de que o sorvete é uma das fórmulas da felicidade.

Marina Gallegani – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários