Dicas práticas para deixar a sua casa com a sua cara

sua casa sua cara

Seu lar fica ainda mais agradável quando tem conexão com a sua personalidade. Pensando nisso, veja algumas dicas para deixar a sua casa com a sua cara!

Se você acabou de se mudar para um novo lar, certamente está pensando em como deixar a sua casa com a sua cara, com uma decoração capaz de transmitir a sua personalidade.

Nesse caso, a notícia é boa: com alguns ajustes simples e pequenas adaptações, é possível imprimir mais do seu estilo de vida na sua casa, sem grandes investimentos!

Para isso, basta conhecer algumas dicas práticas para deixar a sua casa com a sua cara e colocar em prática o que listamos abaixo. Confira!

Entendendo o ambiente

Antes de colocar a mão na massa, é interessante entender o ambiente que você tem disponível.

Caso você seja proprietário da casa, busque pelas plantas do imóvel. Agora, se o imóvel for alugado e esses documentos não estiverem por perto, vale reproduzir a planta no computador.

Você pode usar programas como o EdrawMax, por exemplo, que conta com uma ferramenta completa para criação de plantas residenciais. Como o sistema é bem simples de usar, mesmo quem não é da construção civil consegue desenvolver um projeto.

Conhecer o seu ambiente, com uma planta, ajuda a entender melhor quais são os ajustes de posicionamento de móveis que você pode fazer. Assim fica bem mais fácil fazer alterações na tela do computador do que na vida real, não é mesmo?

Imagem: Freepik (EdrawMax)

Pasta de referências

Muitas vezes, quando entramos em um novo lar, queremos fazer ajustes, mas não sabemos exatamente o que queremos fazer.

Se esse for o seu caso, uma dica prática que pode te ajudar é criar uma pastinha de referências no seu computador.

Sites como o Pinterest são bem úteis, pois permitem que você pesquise em um banco extenso de imagens, salvando e organizando aquelas que mais chamam a sua atenção.

Com uma pasta de referências, fica mais fácil identificar quais são as suas preferências e até o seu estilo de decoração, o que torna mais prático replicar em casa.

Uma nova cor 

Uma segunda dica prática para deixar a sua casa com a sua cara é escolher uma parede do ambiente para colocar a sua cor preferida.

Optar por somente uma parede com uma cor de destaque, além de ser muito mais simples de pintar, traz mais dinamismo ao ambiente, sem deixar um tom cansativo.

Se pintar a parede representa um esforço muito grande, um papel de parede também pode funcionar. Existem empresas que comercializam e aplicam o papel de parede, ideal para quem não tem tantas habilidades manuais. E hoje existem modelos maravilhosos!

Cor com os quadros

Para quem não pensa em pintar ou aplicar um papel de parede, há também a possibilidade de trazer mais cor e personalidade para um ambiente por meio de quadros.

E, nesse caso, vale investir em gravuras e ilustrações que tenham a ver com você e com os seus gostos. Faça composições com fotos de momentos memoráveis, para trazer ainda mais personalidade.

Outra possibilidade é criar suas próprias gravuras para imprimir. Se você gosta de moda, por exemplo, pode desenvolver sketches de looks, e enfeitar o seu ambiente com suas criações.

Objetos que contam uma história

Para deixar a sua casa com a sua cara, nada melhor do que contar com elementos que ajudam a mostrar a sua história.

Nesse sentido, a dica é aproveitar objetos que você comprou ao longo dos anos para incrementar a decoração.

Por exemplo, se você fez uma viagem e trouxe souvenirs, pode encontrar um jeito estiloso de colocá-los na decoração. O mesmo pode acontecer com um brinquedo de quando você era criança, uma caneca especial ou um objeto que foi de alguém querido.

Frases que você acredita

Existem algumas frases que falam diretamente com o nosso emocional, representando aquilo que acreditamos ou os nossos valores. 

Como nossas crenças são coisas muito pessoais, uma das dicas práticas para deixar a sua casa com a sua cara é colocar frases de impacto em alguns pontos da decoração, como em quadros ou peças de lettering.

Essas frases podem vir de livros, de passagens bíblicas ou de grandes pensadores. Frases de músicas também são interessantes, uma vez que além de a música fazer bem para a saúde, frequentemente marcam a nossa história.

Sua casa, sua cara

Não é difícil imprimir a sua personalidade em um lar. Porém, você vai precisar dedicar algum tempo de pesquisa para pensar nas melhores alternativas para cada ambiente.

Ainda que exija esforço, não se esqueça de que nossa casa é o lugar para o qual voltamos todos os dias. Por isso, esse espaço precisa ser agradável e gerar identificação com quem mora ali.

Com uma casa com a sua cara, todos os momentos dentro dela serão muito mais proveitosos e terão tudo a ver com você!

Scroll To Top