A sala de jantar super clássica ganhou um toque moderno. As pitadas de cor nas cadeiras que possuem efeito dip-dye dão alegria ao ambiente! (Imagem: Wills Casa)

Com certeza você já ouviu falar em tie-dye, aquela técnica utilizada na indústria têxtil que deixa um certo efeito tingido e manchado nas roupas, certo? Super fácil de fazer até em casa, a inspiração foi parar até nos móveis, mas com um outro nome parecido: Dip Dye (ou Dipped Furniture – que já falamos um pouco aqui).

Como o termo em inglês sugere, a ideia é renovar algo ao “imergir” e “tingir”parte de uma peça. Simplificando, significa apenas colorir um pedaço de um móvel ou acessório quando falamos em decoração, como se tivéssemos mergulhado uma parte na lata de tinta.

A tendência é uma ótima solução para quem não está disposto (a) a fazer uma mudança radical nas paredes de casa (pintura de um cômodo todo, por exemplo), mas quer trazer um pouco de vida para um ambiente ou para quem cansou de olhar para aquele objeto que anda meio esquecido num canto da sala, por exemplo. O Dip-Dye traz cores e a pintura destaca apenas uma parte do móvel, renovando e reciclando algo que para você talvez não teria mais valor.

Que tal misturar um efeito desgastado vintage com a pintura em apenas metade de uma cadeira? Olha que legal que fica! (Imagem: FiveOEight)

O resultado são criações personalizadas e peças supermodernas com apenas uma faixa de cor. Os principais ingredientes são tinta, fita crepe e muita criatividade! Confira algumas ideias para colocar a mão na massa e inspire-se!

ACESSÓRIOS COM EFEITO DIP DYE

Vidros ganham efeito dip-dye facilmente com tinta spray. Essas garrafas âmbar foram pintadas com tinta que imita o metal cobre. (Imagem: Colour & Twine)

Até as velas podem ganhar um pouco de cor! Olha o efeito Dip Dye aí! (Imagem por Elani Joubert)

Em caso de festas, guardanapos de tecido, talheres descartáveis de madeira e outros acessórios decorativos, também ficam uma graça com o efeito! (Imagem: Nicole Berrett Photography)

Vale pintar o que mais a imaginação permitir: os pés das banquetas, o vão da porta, o friso da estante, a parte interna de um espelho, a lateral de uma porta e até um vasinho de cerâmica como esse! (Aprenda o passo a passo aqui!)

MÓVEIS COM EFEITO DIP DYE

Como vimos, na técnica Dip Dye, pinta-se apenas uma parte em destaque. É exatamente o contraste que dá o toque contemporâneo. Uma ótima forma de dar vida nova à casa sem gastar muito ou ter maiores habilidades.

Imagine se esse aparador fosse apenas em madeira natural? A cor trouxe um extra a mais, não? (Imagem: The Sweet Beast Blog)

Esse banquinho estava todo acabado, totalmente abandonado pelo seu dono. A transformação ficou incrível! (Veja na imagem: Bolig Magasinet)

Aqui, o efeito se fez ao contrário: foram os pezinhos das mesas que ficaram ao natural. O restante foi pintado! (As mesinhas são da WestWelm)

COMO TRANSFORMAR UM MÓVEL COM A TÉCNICA DO DIP DYE EM CASA

O Dip-Dye não é restrito somente ao mobiliário. Outros objetos da casa podem ganhar cores da mesma forma. Além da madeira, cimento, vidro, velas e têxteis entram nessa décor!

O primeiro passo, caso você queira reformular um móvel, por exemplo, é lixar a parte para remover a tinta velha e o verniz existente. É aconselhável fazer marcação com fita crepe e, então, aplicar a nova tinta e o verniz próprio para o material.

É importante cobrir toda a parte do objeto que não será pintado (use fita crepe e plástico/jornal) e ler exatamente como se usa a tinta de acordo com cada embalagem e produto.

Aqui, 3 maneiras incríveis de aplicar o efeito em uma banqueta! Quer o passo a passo? O site Brit.Co ensina!

Lembre-se que o legal é, no caso da madeira, contrastar com a cor escolhida para realçar bem a mudança! Além de você ter algo único na sua casa, um objeto que talvez iria para o lixo ganha uma cara nova e volta a fazer parte da decoração.

Transformar peças e buscar novas soluções como essa, faz a gente se encher cada vez mais de vontades e inspirações. Não tenha medo de errar e testar as possibilidades!

*Este post foi criado exclusivamente para o Blog Todeschini. Todo mês você encontra essas e outras matérias incríveis do FTC por lá! Vale a pena acompanhar!

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos conteúdos feitos em parceria, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta! ♥︎

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários