follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-01

Alice Mantellatto, artista plástica e arte educadora, cria peças coloridas e delicadas em papel machê e já apareceu por aqui com seus bonecos, ilustrações e acessórios, em uma entrevista exclusiva para o FTC.

O trabalho que começou apenas como um hobby, cresceu e se aprimorou. Hoje Alice dá aulas de Educação Artística para crianças do 2º ao 5º ano e se dedica ao que mais gosta de fazer: ensinar e criar. Pensando nisso, Alice fez um móbile super bacana para decorar a sua casa e nos traz o passo-a-passo!

Você vai precisar de: pedaço de papelão, caneta hidrocor, lápis, cola branca, pincel, jornal/papel pardo, arame (Primer Acrilex para quem quiser pintar o arame. Esse produto deve ser passado antes de aplicar a cor desejada), alicate, cola resistente (Super bonder, Araldite), fita crepe, tinta branca e coloridas, fio de naylon, tesoura e fósforo.

O resultado é muito legal! Aprenda:

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-02

1. Em um papelão, desenhe o sol e as nuvens. (Obs: no começo fiz apenas três nuvens, mas o correto são quatro, para dar equilíbrio ao móbile). Recorte.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-03

2. Com pedaços de arame, modele pequenos ganchinhos, com o auxílio de um alicate.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-13

3. Cole os ganchinhos com uma cola resistente. Nesse caso, usei Araldite Hobby.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-12

5. Deixe secando de um dia para o outro.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-04

6. Cole pedaços de fita crepe em cima dos arames, como mostra a foto.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-05

7. Inicie a papietagem (técnica que consiste em aplicar diversas camadas de papel picado, uma sobre a outra). Corte pequenos pedaços de jornal e cole (cola branca que pode estar levemente diluída em água) um ao lado do outro. Importante: ao colar, sempre sobreponha um pedaço do papel sobre o outro. Dessa forma, a textura ficará mais homogênea.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-07

8. Espere secar e repita o processo por duas vezes.

Dica: quando fizer a segunda camada de papietagem, utilize outro tipo de papel, diferente do que você usou anteriormente. Pode ser papel pardo (papel de saco de pão). Assim fica mais fácil enxergar as partes que ainda não receberam a segunda camada. Depois de seco, passe duas demãos de tinta branca (para artesanato) e faça desenhos para te orientar na hora da pintura, utilizando um lápis.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-08

9. Pinte com as cores que desejar, solte a imaginação!

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-09

10. Passe duas camadas de verniz acrílico para proteger suas pecinhas.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-11

11. Usando um alicate, corte dois pedaços de arame. O maior deve ter aproximadamente 15 cm e o menor, 6 cm. Você também pode usar madeira ou palitos de churrasco. Se quiser, pinte e envernize também. O arame de 15 cm deve ser posicionado em cima e o menor, abaixo, para dar equilíbrio.

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-10

12. Passe o fio de nylon em cada ganchinho e amarre. Em seguida, queime a pontinha, para que o fio não se desfaça. Muito cuidado!

Meça a altura que deseja pendurar cada pecinha e faça o nó na armação (arame ou madeira e na peça). Amarre um fio maior na extremidade, por onde será pendurado o seu móbile e PRONTO!

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-14

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-15

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-16

follow-the-colours-mobile-alice-mantellatto-17

Um móbile lindo para o quarto dos filhos, para o seu quarto ou sala e até para presentear alguém. Fácil, rápido e super colorido, não? Obrigada Alice pela ajuda! 

 No Facebook: Alice papel machê. Loja No País da Alice (papel machê e ilustrações). 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários