Home Office: 4 dicas para você criar, decorar, organizar o seu e transformá-lo em um espaço inspirador

Home Office

Craft room, ateliê, estúdio criativo, escritório, não importa o nome. Deixar o trabalho formal para se dedicar ao Home Office ou ter o seu próprio espaço para dar vida às suas criações é o sonho de muita gente hoje em dia. E quem tem um trabalho fixo e usa a arte/artesanato como hobby/renda extra também merece um cantinho, porque não?

Um ambiente exclusivo para trabalhar em seus projetos e que seja a sua cara é importantíssimo para que suas ideias decolem. Um local aconchegante, decorado com o seu jeito e alegre, ajuda a melhorar o rendimento e as tarefas do dia a dia. Em primeiro lugar, o cômodo deve nos passar bem estar, além de estar sempre limpo e organizado (mesmo que seja dentro da sua bagunça/arrumação/caos organizado).

Para montar o seu ateliê/home office não é preciso muito. O básico é que se tenha um espaço para colocar uma mesa ou balcão para o computador, cadeira, base de corte (caso seja necessário), alguns móveis, armários e acessórios para guardar os materiais. Acima de tudo, o local deve ser pura inspiração!

Mas e como começar? Como ter foco dentro de casa? Pensando nisso, hoje trazemos 4 dicas para você decorar, organizar, arrumar o seu home office e deixá-lo super confortável! Confira:

1- DEFINA O SEU LOCAL DE TRABALHO

É bem comum que, por causa do pouco espaço, muita gente monte um canto em seu próprio quarto ou na sala, por exemplo. Sem problemas! Se não puder ter um cômodo vago só para isso, invista em uma mesa de trabalho agradável e a encare como o seu escritório, sua oficina.

É essencial que você delimite que aquele espaço é O SEU HOME OFFICE. Dessa forma, você estará vendo de maneira séria e profissional, respeitando horários de trabalho e uma agenda.

2- DECORE O SEU ESPAÇO

Um local com muitas cores e bem organizado pode influenciar positivamente no seu bem estar, melhorando o humor e, principalmente, estimulando a criatividade. Então decore! Coloque flores, imprima pôsteres com frases legais, faça moodboards nas paredes, use objetos pessoais por perto para levantar o astral.

Se você é daquelas pessoas que passa o dia todo no ateliê de costura ou em frente a um computador, por exemplo, um mural/calendário pode ser super útil para anotar seus projetos e suas atividades. Já uma parede pintada com tinta lousa pode deixar o ambiente mais funcional e moderno!

Outra dica é criar paredes de cortiça, fazer um pegboard (placa de eucatex perfurada aqui no Brasil), um painel canaletado ou até um mural de telas aramadas. São ideias decorativas, mas úteis e com diferentes funcionalidades.

Esses tipos de painéis e murais são perfeitos para a colocação de vários acessórios, pois aproveitam o espaço da parede e deixam tudo no seu campo visual. Os quadros furados, por exemplo, são versáteis, já que você também pode mudar a posição das ferramentas a hora que quiser!

Ainda dá para fazer um varal de ideias, pendurar pranchetas ou bastidores revestidos de tecidos coloridos para deixar ali algumas anotações.

Dica: faça uma pasta no Pinterest com as inspirações e ambientes que você mais gosta. Depois, é só se inspirar nos detalhes e tentar transformar as referências do mundo virtual para o real. 

3- ORGANIZAÇÃO

Cada profissão/artesão lida com materiais diferentes e você tem que pensar no processo de execução de suas peças (digital ou física) para definir um critério e começar uma organização por categorização. Selecione os materiais por função, formato, textura, cor, densidade, utilidade, frequência de uso.

Faça uma faxina geral nos itens de escritório e dispense tudo aquilo que não utiliza: colas acabadas, recibos e papéis que não servem mais. Na sua mesa de trabalho devem ficar as ferramentas que precisam estar sempre ao alcance das mãos.

Você também pode dar uma nova chance aos objetos que seriam descartados como latas, vidros e potes – que podem se transformar em porta trecos, porta lápis ou guardar miudezas. Usar móveis com prateleiras, diferentes compartimentos, cestas e caixinhas deixa tudo mais organizado e facilita o dia a dia.

Se é preciso guardar muitos papéis providencie organizadores que comportem um acervo. Invista nisso, pois com o passar do tempo, as soluções provisórias (como mil caixas empilhadas) podem ajudar ainda mais a desorganização.

Uma maneira muito legal e fácil de organizar é separar tudo por cores! A cor pode até ser o tema do seu espaço de trabalho!

ORGANIZADORES

A organização começa de fato após você identificar e categorizar os materiais. Caixas, nichos, latas, vidros, cestas, prateleiras e gavetas são curingas nesse momento. Apliques e adesivos, por exemplo, podem ser agrupados em pastas. As amostras de papéis podem estar dentro de caixas plásticas etiquetadas, os documentos ficam dentro de gaveteiros, e assim por diante.

Seguem algumas ideias para decorar e organizar o ambiente ao mesmo tempo:

-Caixa/pasta suspensa ou arquivo (para recibos, notas fiscais);

-Fichários (amostras de papeis e adesivos/apliques);

-Potes de vidro, canecas ou latas (pincéis, canetas, lápis de cor);

-Estantes e armários (livros, catálogos e materiais mais utilizados – que devem ficar ao alcance das mãos);

-Gavetas (materiais em geral);

-Caixas transparentes e cestas;

4- FOCO 

Nem tudo são flores dentro de casa. É preciso ter muito foco e determinação. Por isso, lembre-se:

Vista-se! Não deixe que as tarefas de casa se confundam com as do trabalho. Tome um banho, coloque uma roupa e entenda que o seu horário de trabalho está começando naquele momento.

Beba água! Beber água estimula o cérebro, te dá mais clareza e ajuda a ser mais produtivo. Por isso, se você nunca lembra de beber água, coloque um despertador ou baixe algum aplicativo pra te ajudar.

Estabeleça horários! Você também deve se livrar das intermináveis e sedutoras distrações. Facebook, Instagram, WhatsApp.

Feche o escritório! Finalizou todas as suas tarefas? Então é hora de “fechar o escritório”. Arrume a sua mesa e guarde todos os materiais de trabalho. Não é porque você trabalha de casa que deve passar 24 horas trabalhando.

Seja flexível! Cumpriu todas as suas tarefas e ficou com tempo livre?! Vá passear! Fazer atividades ao ar livre, além de acalmar corpo e a mente, ainda são ótimos pra criatividade. Dizem que é justamente nos momentos de lazer que temos os melhores insights criativos!

E aí, pronto para começar o seu?

cheap prom dresses

Imagens: 1) Adore MagazineRefinery 29 – 2) HerzundbluntShop Prom Style – 3) A Beautiful Messsmwr.co.nz– 4) My ParadissiWeebly – 5) Herman MillerHome We’re Home – 6) FashionismoEstudio Gloria – 7) Tu Organizas – 8) Ashlee CreatesGlitter Guide

pinterest badgeEsse post é uma parceria do FTC com o Pinterest. Para mais imagens, tutoriais e inspirações, siga nosso perfil na rede. Veja também nossa pasta especial sobre ideias para o seu Home Office. Te esperamos por lá!

Por Carol T. Moré

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.