Foi-se o tempo em que o revestimento de madeira era utilizado somente para pisos. A decoração atual nos indica que a madeira pode ser repensada e utilizada para revestir muitos outros ambientes, ou até mesmo a sua casa inteira.

A madeira sempre foi um material adaptável, sendo praticamente funcional em todas as aplicações da decoração e do design de interiores. Se bem usada, ela pode mudar totalmente a casa, transformando-a em um exemplo de design inovador e muitas vezes dar um ar até luxuoso.

Hoje então, trazemos algumas dicas de como utilizar o revestimento para criar painel de madeira nas paredes da sua casa! Inspire-se!

PAINEL DE MADEIRA PARA TV

A técnica mais comum, e que vem tomando grandes proporções no último ano, é a aplicação de madeira para criação de painel para TV. Isso porque, com o surgimento de televisões planas e cada vez maiores, o uso de móveis como hackers e estantes, vem se tornando cada vez mais obsoletos.

A ideia aqui, é criar uma estrutura de painel minimalista, deixando a TV em destaque, suspensa no meio da parede vazia. A madeira nestes casos, é uma boa solução para trazer uma composição neutra e elegante para a sua sala.

Se o seu espaço para a TV não for muito grande, você pode até preencher toda a parede ocupada. Mas caso contrário, se ela for instalada em uma grande área vazia, o ideal seria trabalhar a madeira em painéis menores, cortando-as ou deixando-as proporcionais ao tamanho da sua TV.

Em muitos casos, as madeiras reutilizáveis ou de demolição caem super bem. A principal preocupação que você deve ter neste caso, é com a estrutura e a colocação das madeiras – que devem respeitar o alinhamento das riscas das madeiras com a sua parede, espaço para os cabos elétricos e o principal, a instalação deve resistir ao peso da sua TV.

O ideal neste caso, é contar com um pedreiro experiente ( principalmente se você optar pelo uso de cerâmicas que imitam madeira), até mesmo para evitar problemas com outros cabos e encanamentos que podem existir dentro da parede.

PAINEL DE MADEIRA COMO CABECEIRA DA CAMA

Uma outra opção para a utilização do painel de madeira, é a aplicação para a cabeceira da cama, ou o painel de cama. A tendência, é repensar espaços, tornar o ambiente o mais sofisticado e o mais minimalista possível. Com o surgimento das camas no estilo box, acabou-se a velha estrutura de cama antiga com cabeceira e, assim como a sala de TV, os painéis de parede ganharam vida.

A teoria aqui, é a mesma da sala. Preencha toda a parede caso ela seja pequena, ou apenas uma determinada área para as paredes com muito espaço.

PAINEL DE MADEIRA FEITO DE PALLET

Uma dica que cai super bem nos quartos dos mais jovens, é trabalhar com paletes. Além de serem mais baratos, fáceis de encontrar, os pallets ainda trazem um aspecto mais descolado e industrial na decoração. Aqui, você confere algumas ideias que já selecionamos sobre o assunto!

Se você quiser utilizar mais a sua criatividade, pode até pensar nos espaçamentos para criar uma luminária ou outras funcionalidades para o seu painel de madeira. Mas lembre-se, tudo deve ser acompanhado por um profissional.

Converse com o seu pedreiro e marceneiro para colocarem a sua ideia em prática com segurança. E lembre-se, sua imaginação é o limite!

Imagens: Shutterstock.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários