Muitos conhecem o Pinterest como um lugar para receitas, ideias de decoração e conteúdo DIY. No entanto, frente a um cenário de pandemia, outras das muitas facetas da plataforma de inspiração estão se destacando, já que mais pessoas do que nunca estão recorrendo a rede para dicas de bem-estar e autocuidado. Recentemente, a plataforma viu recordes em pesquisas sobre inspirações de bem-estar, incluindo meditação (+44%), gratidão (+60%) e positividade (+42%), que saltaram de fevereiro para maio. Os usuários buscam maneiras criativas para se adaptar no período atual.

O Pinterest também analisou de perto as mudanças de prioridade para entender quais tendências permanecerão no restante de 2020. Além dessas trends, ideias para o jardim, para sala de jogos e para atividades em família e com crianças também fazem parte dessa mudança no comportamento dos usuários – o que tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo e com o que esperamos e planejamos para o futuro.

PLANEJE-SE PARA UM FUTURO OTIMISTA

Com o mundo continuando imprevisível, as pessoas procuram atividades mindful para passar por este momento. As buscas por Atividades de alívio do estresseaumentaram 4,7 vezes na plataforma e, no mesmo período, outras pesquisas relacionadas à saúde e bem-estar também subiram:

 

Desafios e incerteza também despertam novas ideias, criatividade e um mindset de “agora ou nunca” – e a vontade de planejar uma nova casa, planos para a família, viagem e negócios que você sempre quis. Desde o início da pandemia, os usuários estão buscando por inspirações relacionadas a começar um novo negócio (+35%), e geralmente essas pesquisas só aumentariam no início de um novo ano. Em maio, os usuários começaram a olhar para o futuro novamente com o aumento das buscas por ‘metas de vida para o futuro (2x), “bucket list para vida” (+65%), ‘metas de família para o futuro’ (+30%) e ‘metas de casa para o futuro’ (+78%). A medida que a necessidade para retomar o controle de suas vidas aumenta, os usuários projetam a vida que almejam com mais antecedência.

VIDA CONSCIENTE EM CASA

Após ficar em casa por meses – às vezes em pequenos apartamentos sem espaços ao ar livre – não é uma surpresa que jardins e áreas abertas, mesmo que reduzidas, se tornaram o coração da casa. Essa é a continuação do tema  “No conforto do lar”, que identificamos no relatório Pinterest 100 como uma das tendências para 2020.

Além das estatísticas que mostram pesquisas crescentes de novas casas com jardins e no campo, os usuários também estão melhorando seus espaços atuais. As buscas por área externa dentro do orçamento (+3x), ideias de pátio DIY dentro do orçamento (+17x) e oásis no quintal com orçamento limitado (+5x) aumentaram.

Enquanto os Pinners ficam em casa, eles organizam o espaço tanto para fazer reuniões como para receber os amigos e família. As buscas por ‘ideias de bar no jardim’ (6x), ‘festa Boêmia no jardim’ (7x), ‘jantar no jardim’ (+36%), ‘fontes de jardim DIY ‘ (42x), ideias para um quintal privativo com orçamento reduzido’ (+75%)7 também aumentaram na plataforma.

Os Pinners também exercem a criatividade ao criarem novos espaços dentro de casa para reunir a família e se divertir. Pesquisas como ‘cozinha para toda família’(14x), ‘sala de jogos moderna para crianças’ (4x), ‘quarto de menina gamer’ (9x) e quarto de jogos para garotos’ (13x), e ‘ideias para sala de jogos no porão’ (5x) cresceram no Pinterest.

ILARIA MERICI, PSICÓLOGA E PSICOTERAPEUTA

”Nosso equilíbrio mental foi posto à prova durante o isolamento social. E ainda hoje a situação em todo o mundo exige que lidemos com incerteza, imprevisibilidade, e regras de distanciamento social, além do medo gerado a partir das informações diárias que recebemos. Tivemos que enfrentar as nossas próprias vulnerabilidades, que surgiram com a manifestação de uma variedade de distúrbios físicos, como insônia, falta de apetite e falta de energia. Com a vida fora de casa ainda sendo tão ameaçadora e perigosa, é necessário prestar atenção no nosso mundo interno: exercício, meditação, conexão e discussão sobre as nossas emoções. É importante começar a se familiarizar com essas novas necessidades e, por isso, é um bom ponto de partida que o Pinterest torne essas necessidades facilmente acessíveis a milhões de pessoas”, afirma Ilaria Merici, psicóloga e psicoterapeuta em Milão.

SHEILA AGUIAR, CRIADORA DE CONTEÚDO NO SHE ON FASHION

“Nós começamos a quarentena conscientes da importância do exercício físico, de continuar em contato com nossos amigos e familiares por meios virtuais, e alguns encararam este momento como uma oportunidade de trabalhar em casa e ter mais tempo para si. No entanto, com os meses, isso se tornou mais difícil. Assim, recomendo que você não tente transformar a sua vida em um guia ou em um modelo de rotina perfeito – apenas encontre algo pelo qual se apaixone, divirta-se e leve o mais longe que puder. Descubra o que te faz sentir bem: pode ser artesanato, dançar ou cantar. E faça isso até cansar. Lembre-se de que, em todas as situações, podemos identificar aspectos negativos e positivos, mas colocar o foco no positivo nos ajudará a passar melhor pelas circunstâncias e a encontrar uma maneira de superar as coisas negativas. É importante estar na companhia de outras pessoas, mas também ter seu espaço para as coisas que você gosta”. – Sheila, do She on Fashion.

Para mais informações, acesse o relatório de tendências Pinterest sobre as ”novas prioridades”.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários