As prateleiras criativas podem agregar valor ao ambiente, principalmente quando falamos de organização do espaço.

Hoje utilizamos as prateleiras de diversas formas, seja para organizar livros, revistas até para servir como suporte para decorações, como os porta-retratos, brinquedos das crianças e objetos ornamentais.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como fazer uma prateleira criativa, algumas com itens nada convencionais, mas que fazem toda a diferença no quesito design estiloso e funcionalidade para o espaço.

PRATELEIRA DE CORDAS

Uma das primeiras ideias é transformar cordas em prateleiras criativas, utilizando tábuas de madeira para servir de base. 

Você poderá acrescentar detalhes à sua estante suspensa, como nós, aviamentos e ainda pintar com cores que agregam ao estilo da sua decoração.

PRATELEIRAS PRODUZIDAS COM NICHOS

Os nichos são objetos bem versáteis, você pode usá-los em diversos cômodos da casa, desde o quarto das crianças para guardar brinquedos até na sala para colocar itens de decoração.

Uma ideia é produzir seus próprios nichos, do tamanho de sua preferência, para isso, não precisa de martelo e pregos, pois existem diversos tipos de cola que podem ajudar na colagem das partes do nicho.

PRATELEIRAS DE MACRAMÊ

Os artesanatos fazem o maior sucesso, e porque não usá-los com funcionalidade? Aqui nessa ideia, você pode produzir prateleiras de macramê, basta usar dois ganchos presos na parede e um varão para pendurar o artesanato junto ao objeto de decoração, como por exemplo, as suculentas que estão super em alta na decoração de interiores.

PRATELEIRA COM DESIGN FLEXÍVEL

Uma outra dica é uma prateleira funcional chamada Chuck da empresa alemã Neuvonfrisch, com um design inovador, super flexível que se adapta a múltiplos espaços que agregam personalidade ao ambiente.

TRANSFORMANDO ITENS NADA CONVENCIONAIS EM PRATELEIRAS CRIATIVAS

Se você busca outras alternativas reutilizando objetos que você possui em casa, veja algumas ideias para transformar prateleiras criativas com itens nada convencionais.

Prateleiras com escada

Sabe aquela escada velha, que tal transformar em uma prateleira para plantas? Nessa ideia use a criatividade para lixar, pintar e utilizar pedaços de madeira para servir como suporte. Você pode usar apenas uma parte e encostá-la na parede verticalmente ou duas e colocar algumas tábuas entre os espaços.

Usando utensílios de cozinha

Sabe aqueles potes de madeira para organizar utensílios de cozinha como os garfos, colheres e facas? Esses mesmos objetos podem ser usados como suporte para a prateleira, você só precisa fixar barras na parede, como sugere o DIY do site A Beautiful Mess, e pendurar os potes com argolas. 

Caixotes como prateleiras

Utilize também os caixotes como prateleiras, eles servem para organizar brinquedos na parede, ferramentas e também utensílios de cozinha. Use a criatividade e transforme as caixas de feira em uma otimizada estante para sua casa.

Para outras ideias com design funcional, acesse nosso artigo sobre prateleiras na decor e fique por dentro de outras inspirações super originais!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários