Manter o espaço de trabalho ordenado é muito importante para sentir-se confortável e até ser mais produtivo no home office. 

Um ponto fundamental para quem trabalha em casa é a organização. Afinal, até os mais bagunceiros precisam de alguma ordem no caos para conseguir criar uma rotina, agilizar as atividades e, claro, sentirem-se confortáveis no espaço em que vão passar boa parte do dia.

Sendo assim, muitas coisas precisam ser levadas em consideração na hora de montar o seu escritório. Confira o que destacamos e algumas dicas para deixar seu home office mais organizado e prático! 

DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO NO HOME OFFICE

 

1 – FIQUE LIGADO NA ESCOLHA DO AMBIENTE

A primeiríssima coisa que você tem que fazer é escolher o local na casa que vai servir de escritório. Pode ser um cantinho na sala ou um cômodo à parte, mas você tem que ter em mente que vai passar muito tempo nesse local. Por isso, ele precisa ser bem iluminado e arejado.

É importante também que seja um espaço no qual não haja circulação de pessoas (no caso de você dividir a casa com outros moradores) e interrupções constantes. Além disso, nesse espaço precisa ter tudo à mão, ou seja, ele deve comportar todo o seu material de trabalho. Não precisa ser gigantesco, claro, mas é interessante que seus livros e equipamentos estejam próximos.

2 – QUALIDADE DE VIDA É TAMBÉM ERGONOMIA

Outra questão de destaque é conforto. E aqui não falamos em extravagâncias, como se você precisasse trabalhar em uma jacuzzi. Não mesmo! Uma boa cadeira, compatível com seu peso e altura, suporte para notebook e apoio para os pés são itens simples, mas que fazem muita diferença quando falamos em ergonomia. Afinal, é bem complicado ser produtivo quando se está desconfortável. E é terrível chegar ao fim do dia com dores nas costas e pescoço.

3 – EXPLORE MELHOR OS ESPAÇOS

Se seu home office é pequeno, não tem problema! Sabendo utilizar os espaços de forma inteligente, vai conseguir ter tudo que precisa por perto de maneira harmoniosa e prática. Uma boa saída para quem tem muito material é apostar em prateleiras nas paredes. Os espaços verticais costumam ser mal aproveitados, mas são ótimos para pendurar calendário, porta-trecos ou quadro de avisos, por exemplo.

4 – ALUGUE UM BOX SELF STORAGE

self storage ou guarda móveis é um lugar onde as pessoas podem alugar um box para armazenar suas coisas com segurança e privacidade. Para quem trabalha home office, esse tipo de solução é uma ótima alternativa para a falta de espaço em casa. Você pode guardar móveis, documentos, objetos de decoração e outras coisas para ajudar na organização do escritório em casa, como:

– Arquivos mortos;

– Materiais promocionais e estoque.

5 – MÃO NA MASSA COM A LIMPEZA

Pode parecer uma bobagem, mas não é. Organização passa, obrigatoriamente, por limpeza. Então tente manter uma rotina de higiene do seu canto de trabalho. Tirar o pó, colocar papéis velhos no lixo, empilhar livros. São coisas simples, mas que fazem a diferença. Organizando um pouquinho todos os dia, seu home office estará sempre com uma boa aparência e “habitável”.

6 – NÃO SEJA UM(A) ACUMULADOR(A)

Não está mais sendo usado? Guarde na gaveta. Não tem mais serventia? Lixo! É preciso vigilância constante para não acumular tralhas. Deixe na mesa de trabalho apenas o que vai ser útil de verdade. Resista a muitas canecas, bilhetes, vasos, quadros, caixinhas, etc.

7 – O ESCRITÓRIO NAS COSTAS

Se você visita regularmente coworkings ou eventualmente precisa se deslocar até a empresa (ou cliente), tem que pensar bem no que vai colocar na mochila. Afora itens pontuais para cada trabalho, há uma série de coisas que você usa todos os dias e precisam lhe acompanhar aonde quer que você for. Mas como se organizar sem carregar o mundo nas costas?

Bem, o primeiro passo é ter uma mochila ou bolsa que atenda as suas necessidades e que você possa carregar confortavelmente. O ideal é que seja de tamanho médio e tenha divisórias que facilitem na hora de encontrar seus pertences dentro dela.

O segundo passo é deixar sempre pronto um “kit saída” com o que nunca pode faltar para qualquer atividade e tudo que pode te tirar de qualquer sufoco: canetas, blocos de anotações, carregador de celular e de notebook (ou bateria extra), benjamim, extensão, fone de ouvido e cartões de visita.

Outros artigos de sobrevivência que podem estar na sua mochila são: lanchinho prático, como barra de cereais, balas ou salgadinhos, e garrafa de água. Isso sem falar em itens de higiene (escova de dentes, creme dental, fio dental), documentos e dinheiro, né?

Se seguir todas as nossas dicas, estará super preparado para encarar a rotina do freelancer, seja no home office ou em qualquer outro lugar.

Faltou alguma coisa na nossa lista? Deixe seu comentário no post!

Imagens: Unsplash.

CEO & Founder da Nosotros.cc, uma plataforma que conecta profissionais independentes a demandas por afinidade. Graduado em Marketing e Comunicação Social, presta consultoria para diversos clientes, entre eles a ONG Transparência Internacional, com sede em Berlim.

Rodrigo Allgayer – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários