FTC Decora

Projeto Casa Aberta mostra casas brasileiras criativas de gente como a gente

Deixe a porta aberta. Ou melhor, feche a porta que a gente tem algo super legal pra te contar. Lembram do projeto Casa Aberta que vimos na Inspiration Page e adoramos? Pois fomos atrás de quem teve a linda ideia de compartilhar a casa dos outros para nos inspirar. O nome do responsável é o Rodrigo Ladeira: fotógrafo no Estúdio Chá Gelado, ele buscava sites e revistas com referências para decorar e alterar seus cantos.

Mas, assim como muitos de nós, ele nunca encontrou fontes que fossem acessíveis financeiramente. Via projetos de grandes arquitetos e decoradores e altos investimentos. Ele então foi em busca de casas, quartos, escritórios e lugares de gente como a gente, sem móveis caros ou dinheiro para decorar. Sabe quem tem apenas uma boa ideia e vai montando sua casa? Foi assim que surgiu a Casa Aberta

Conversamos com o Rodrigo, para ele nos contar um pouco mais sobre tudo isso:

followthecolours-casa-aberta-02

FTC: Como e por que a ideia da Casa Aberta surgiu?

Rodrigo: O Casa Aberta surgiu para alimentar inicialmente um desejo meu. Eu sempre busco sites, blogs, pinterest, tumblr e flickrs com referências para casa. Um dia eu achei o The Selby. O site é incrível com casas maravilhosas, mas nada real para o meu mundo de jovem de 23 anos recém formado.

Apesar de ter uma produtora de vídeo, não tenho cacife para fazer casas como aquelas. Já que eu não conseguia encontrar, decidi criar o meu próprio site, pensando que deveria existir pessoas como eu. Foi assim que o Casa Aberta surgiu. Um site com a ideia de mostrar casa de gente como a gente, pessoas normais que com boas ideias transformam lugares normalmente bem pequenos em lugares lindos e agradáveis.

followthecolours-casa-aberta-03

FTC: Qual a sensação de entrar na casa das pessoas e mostrar para o mundo, algo particular mas que tem muito a dizer sobre o dono?

Rodrigo: O Casa Aberta está apenas no começo, mas já posso dizer que é algo que me deixa feliz a cada visita agendada. A forma que as pessoas me recebem é inacreditável. Acho que o amor que elas sentem pela própria casa é tão grande e a vontade de mostrar para todo mundo também, que elas enxergam no Casa Aberta a possibilidade de dividir isso com os outros. Não querem que eu pule ou esqueça nenhum vaso ou quadrinho.

Querem dividir tudo. E é lindo tudo isso, cada casa com suas peculiaridades. Não aceito apenas ir e fotografar, a pessoa tem que ter tempo para uma conversa e me contar um pouco sobre si e seu espaço, e é nesse momento que vou vendo o rosto de cada um em cada canto da casa.

followthecolours-casa-aberta-04

FTC:  Com o que você se inspira?

Rodrigo: Acho que minha inspiração pro Casa Aberta vem e renova a cada casa. Todo o processo de receber o primeiro email da pessoa, ou fazer um convite. A visita para conversar e fotografar, e até o final, a hora da edição e de escrever sobre o que vi. É tudo uma delícia!

 

followthecolours-casa-aberta-05

followthecolours-casa-aberta-07

 FTC:  Como as cores influenciam o seu dia a dia?

Rodrigo: Sempre brinco que minha casa vai ser colorida demais, vou querer parede de uma cor, janela de outra, a porta de um azul lindo e o sofá colorido. Acho que as cores que mostram sua personalidade. Tons mais alegres, ou mais sóbrios. Alguns até ficam no cinza.

followthecolours-casa-aberta-08

followthecolours-casa-aberta-09

FTC: Vê algo similar em todas as casas que já visitou? 

Rodrigo: Acho que o que vejo em comum em todos os espaços que visitei é o sentimento do dono por ela. Para decorar de um jeito tão especial, o carinho por aquele lugar é grande. E eles deixam transparecer isso a cada palavra sobre um móvel, ou contando como foi pintar uma parede.

followthecolours-casa-aberta-10

Quem deixa a Casa Aberta, ganha um quadrinho em troca. Rodrigo explica: Não sei pintar ou ilustrar. Nem sei fazer um escrito bonito ou usar direito um molde de stencil. Mas eu queria poder de alguma forma agradecer quem com carinho me recebe e deixa a casa aberta para quem quiser ver. Decidi então dar um quadro. Mas é na verdade, um muito obrigado em MDF de alguém que ficou feliz em poder conhecer você e a sua casa.

followthecolours-casabaerta-quadros

Lembrando: Rodrigo está procurando fotógrafos em todas as cidades do mundo. Quem tiver interesse em visitar as pessoas, ouvir a história delas e mandar para o site, entre em contato!

Vai lá > No Facebook: Casa Aberta.