Essa técnica é uma boa opção para economizar energia e dar amplitude a um ambiente.

Neste quarto, o detalhe em amarelo trouxe um ponto de cor e ficou muito bom ao combinar com acabamentos em madeira e a decoração utilizando neutros. (Imagem: Decor Fácil)

O gesso é um material básico da construção. Ele é amplamente utilizado como revestimento, forro e acabamento. Assim, também acaba sendo muito utilizado para fins decorativos.

Uma tendência de design atualmente são os rasgos de luz. Trata-se de uma combinação entre gesso e iluminação, que tem infinitas possibilidades a serem exploradas.  Esse tipo de trabalho com gesso combina tanto com ambientes mais modernos como com ambientes clean. Versátil, pode ser utilizado em diversos cômodos, desde banheiros até a sala de estar.

De qualquer forma, é uma opção para dar maior luminosidade a um espaço. A dica está em balancear o tamanho do feixe e a intensidade da luz, o que vai determinar se o ambiente ficará mais aconchegante ou descolado.

É importante pensar a iluminação de cada espaço de um mesmo cômodo, porque cada lugar precisa de um determinado tipo de lâmpada. Os rasgos de luz no gesso podem ser combinados com alguns spots pontuais, por exemplo. Mas no final, todas as luzes têm que ornar no mesmo ambiente.

Na sala, o rasgo de luz combinou com os spots dando uma sensação de amplitude e modernidade ao ambiente. (Imagem: Light Designer Web)

Comunique suas preferências a um eletricista de confiança, assim ele poderá te auxiliar em relação a jogos de luz e outras possibilidades. É importante contratar um profissional na hora de lidar com fiação e energia para garantir que tudo funcione sem perigo.

Além de dar um visual muito bacana, os rasgos de luz são uma tendência econômica. Pode-se usar lâmpadas fluorescentes ou fitas de LED, que têm uma grande potência e gastam menos energia.

Outro ponto é que os rasgos podem ser usados para demarcar bem os ambientes e eles dão uma sensação de amplitude. Separamos algumas fotos que podem inspirar uma transformação na sua casa:

Aqui, os detalhes em gesso na parede sobem ao teto e fazem parte da decoração. (Imagem: Iguatu Gesso)

Na Casa Cor Paraíba, utilizou-se o jogo de luz para criar um efeito moderno na cozinha. A mistura mármore, madeira, iluminação completou a ideia trazendo um resultado final bem bacana! (Imagem: Almoço de Sexta)

Sala clean e mais rústica ganhou detalhes no teto com os rasgos de luz. O abajur ao lado completa a iluminação mais aconchegante do ambiente. (Imagem: Assim eu Gosto)

Nesta cozinha temos placas da Ladrilar no chão. Como o ambiente é integrado, o piso foi combinado com o taco de peroba da sala. No teto, um suave rasgo de luz traz mais claridade ao ambiente. (Imagem: Casa Cláudia)

Neste quarto, os nichos da cabeceira ganham maior destaque quando tem o rasgo de luz como detalhe. (Imagem: Decor Fácil)

Veja que interessante como que o arquiteto Guilherme Torres trabalhou os rasgos de luz nesse apartamento em SP em todos os ambientes. Eles fazem parte da decoração e trazem um ar de modernidade e despojamento, seguindo a linha contemporânea e unindo peças de design, arte e móveis retos. Lindo, não? (Imagens: Gazeta do Povo)

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários