Por aqui, nós já falamos o quanto a madeira pode ser versátil em uma decoração. O material traz calor e aconchego para a casa, além de você poder utilizá-la em um projeto que tenha desde um estilo mais rústico até o mais moderno. Mas não faz muito tempo, surgiu uma nova opção no mercado, que virou tendência também, e está fazendo bastante sucesso pelo mundo: a substituição da madeira por um material mais econômico (e às vezes até mais sustentável) como o revestimento cerâmico a imitar madeira

Os grés porcelânicos (ou porcelanatos) que imitam a madeira podem ser usados em diversas situações. Para quem gosta de uma cozinha mais sóbria, por exemplo, harmonizam perfeitamente com linhas retas. O fato de imitar a madeira torna a cozinha muito mais acolhedora, cômoda e moderna com a vantagem de serem revestimentos cerâmicos que permitem ter uma resistência maior ao invés da madeira e ainda uma maior facilidade no que diz respeito à limpeza.

Na varanda ou em áreas molhadas como as de sauna ou piscina, fica lindo, principalmente para quem gosta de misturar muitas plantas e verde – e não há o problema de sujar ou molhar, porque é bem fácil de limpar ou secar depois! Nos banheiros, a mesma coisa.

Como os revestimentos cerâmicos são inspirados nas madeiras naturais, eles propõe uma nova interpretação da natureza, começando pela grande oferta cromática. De tons mais tradicionais até cores amplas e claras, os ambientes acabam resultando em algo bastante original e distinto.

COMO ESCOLHER?

Para saber qual combina melhor com o seu espaço, pense na função, estilo, características do morador e escolha o tom que mais se adequa. Os mais claros dão mais amplitude ao espaço tornando ainda mais luminoso. Já no caso dos tons mais escuros torna-o menor e aconchegante.

Na hora de escolher a cor não se esqueça que os mais claro chamam mais atenção para a sujeira. Os tons escuros permitem esconder os resquícios que ficam mais marcados – vamos ser realistas né gente, estes pormenores no final do dia, com o tempo, e dependendo da pessoa fazem toda a diferença!

MANUTENÇÃO

Com pisos de madeira natural, é preciso ter atenção redobrada e cuidados regulares, pois o material é 100% orgânico. A impermeabilização do espaço é um fator importante para evitar quaisquer danos, tais como riscos ou manchas de água. Se você colocar uma mesa de jantar ou uma bancada com cadeiras ou bancos, por exemplo, tem que lembrar de colocar feltros sob as pernas para proteger o revestimento para não riscá-lo.

com o pavimento cerâmico ou os pisos cerâmicos de madeira, isso não acontece (se ele for de boa qualidade, claro!). A maioria tem alta durabilidade, resistência ao deslizamento e fácil manutenção.

Tem espaço para os revestimentos e pavimentos cerâmicos que imitam a madeira na decoração de vários ambientes; em casas ou apartamentos, cozinhas ou banheiros, varandas ou churrasqueiras, quintais e até em salas! A peça é clássica, mas ela pode ter o toque de acordo com o seu estilo e personalidade! Aposte nessa ideia!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários