Ainda criança, Bruna Lourenço imaginava casas e espaços mirabolantes e, quando cresceu, sua única alternativa foi se tornar designer de interiores. Mas eis que ela percebeu uma segunda vocação, o jornalismo. Hoje em dia ela une o útil ao agradável em seu blog Referans, trazendo mil e uma referências garimpadas no infinito universo das cores, além de ser diretora do projeto Histórias de Casa.

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-02

Quem não gosta de cor bom sujeito não é. 
Bem, a letra não é exatamente essa, mas pra gente está valendo. Afinal, como não abrir um sorriso se, de repente, no meio do cinza da cidade, seus olhos fossem surpreendidos por fachadas coloridas? Quando o assunto é decoração, não existem tantos bloqueios na hora de brincar com as cores (em paredes, móveis, tecidos e afins), mas quando o negócio são as fachadas… a profusão de cinzas, beges, brancos e vidros espelhados é nítida. 
 
Bom, pelo menos aqui no Brasil, porque no exterior os arquitetos já estão mais acostumados a explorar as cores onde não se espera. Não que não existam ótimos exemplos em território nacional, mas talvez ainda role um preconceito em usar nuances vibrantes nos grandes edifícios. Basta pensar: com quantos prédios multicoloridos você cruza todos os dias? 
 
Para inspirar os futuros arquitetos e quebrar de vez esse tabu, fui atrás de referências. Nessa busca, esbarrei no termo eyegasms, que achei bem divertido. Então, se você ama cor e arquitetura, aí vão fotos incríveis, dignas de eyegasms múltiplos.
followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-01

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-03

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-04

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-05

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-06

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-07

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-08

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-09

Algumas das fotos desses prédios são tão legais que viram até um pattern, dependendo do ângulo em que a imagem é capturada. Olha só:

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-11

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-12

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-13

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-14

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-15

followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-16

* Menção Honrosa
 
Um projeto com direção geral de Marcelo Rosenbaum e co-autoria de Guto Requena só poderia mesmo ser inovador. Batizado de Edifício Brasil, o prédio idealizado pela dupla em 2011 está sendo erguido no Centro de São Paulo e pretende contribuir para a revitalização da região. Sua fachada, nada comum, é toda colorida. Do azul ao verde, os andares vão desenhar um alegre degradê no horizonte de São Paulo.
followthecolours-arquitetura-cores-fachadas-17

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários