Um simulador de cores vai lhe apresentar ambientes diversos e permitir que você troque as nuances das paredes. Conheça os 3 melhores e mais fáceis de usar!

Imagem por Julie Kwak/Unsplash

Na hora de decorar o seu lar, o cuidado com as cores faz toda a diferença nos resultados. Além de pensar naqueles itens de viagem e nos objetos de decoração, não dá para se esquecer dos tons que serão utilizados no ambiente, não é? Ao mesmo tempo, não é tão fácil visualizar como tudo vai ficar na hora de escolher a tinta. Para ajudar a resolver o problema, o melhor é recorrer a um simulador de cores.

Esse recurso apresenta ambientes diversos e permite que você troque as nuances das paredes. Com várias possibilidades, é viável descobrir qual é a melhor combinação para o seu cômodo e acertar em cheio.

Mas, então, qual ferramenta usar? A seguir, conheça as 3 melhores e mais fáceis opções de simulador de cores!

Imagem por Joseph Pérez/Unsplash

1. O SIMULADOR DE AMBIENTES SUVINIL

A marca de tintas Suvinil conta com um simulador 3D que permite que os interessados vejam como vários cômodos ganharão vida com as coresÉ possível selecionar vários espaços, como os externos e os ambientes do seu lar. Também é permitido incluir objetos diversos, como móveis e eletrônicos. Assim, dá para montar uma cena bem próxima ao seu imóvel.

Em seguida, você pode definir quais cores serão usadas. Tudo começa com a seleção de qual parede ou objeto será pintado. Se quiser, selecione efeitos diferenciados, como a textura nas paredes.

Caso prefira, poderá adotar nuances opostas, conjuntos de cores vizinhas ou de tom sobre tom. Isso trará bastante facilidade na hora de criar tudo do seu jeito. Ao mover a iluminação, dá para saber como o visual ficará à noite, por exemplo. Depois, é só salvar as suas alterações.

Para quem mexe bastante com os dispositivos móveis, a Suvinil oferece aplicativo gratuito para Android e iOS. Nele, você terá acesso às principais combinações dos arquitetos para já começar a se inspirar.

Com a ajuda da câmera, dá para tirar foto do seu cômodo e colorir as paredes ou objetos com as tintas da marca. Também pode escolher uma foto que já está na sua galeria e até descobrir cores de imagens existentes. Que tal conhecer qual é o tom aproximado daquela foto de inspiração que achou na internet?

O aplicativo ainda permite salvar e compartilhar suas criações. Ao estar logado em seu perfil, é fácil solicitar os produtos salvos na loja mais próxima.

2. O CORAL VISUALIZER

O simulador de cores da Coral é outra opção bem simples de usar e que oferece um excelente resultado. O aplicativo Coral Visualizer está disponível para Android e iOS e permite descobrir como a cor ficará em seu cômodo.

Basta apontar a câmera do celular para o espaço, selecionar o tom e ver a transformação bem diante dos seus olhos. Com alguns toques, você define as paredes desejadas e adiciona a cor.

A troca é bem fácil e há como escolher entre as diversas nuances da marca. Se quiser, pode adicionar mais de um tom ao mesmo espaço para criar um visual moderno. Depois que chegar ao efeito desejado, é só tirar a foto com o resultado pronto.

Se estiver sem inspiração, salve alguns ambientes sugeridos. Assim, o aplicativo reconhecerá com quais tons tem afinidade e poderá decidir fazer a compra do jeito certo.

Para melhorar, tudo é salvo em projetos, então dá para criar um para cada cômodo da casa, por exemplo. Com os códigos e nomes bem claros, fica fácil comprar as tintas certas.

3. O COLORSNAP

Criado pela marca Sherwin-Willians, o ColorSnap se trata de outro excelente simulador de cores, que permite visualizar quais são as melhores combinações para o seu ambiente.

O aplicativo, disponível para Android e iOS, é bastante completo e intuitivo. Em primeiro lugar, é possível conhecer todo o catálogo da marca, com suas mais de 1500 alternativas. Agrupadas de forma bem prática, as nuances trazem as informações completas, como nome e código.

Com a câmera do celular, dá para tirar fotos ou fazer upload de imagens gravadas na galeria. A partir da análise, o aplicativo mostra quais são as cores dominantes e quais se aproximam das tintas no catálogo. Ao clicar no ícone referente a uma casa, verá inspirações de espaços externos e internos com cada tom.

Caso se depare com uma tinta de forma física, é só escanear o código do produto para vê-lo aplicado em amostras. A única limitação é que não é possível ver os tons em ação nos seus ambientes, mas é uma ótima escolha para criar paletas de cores.

Depois, você pode salvar a paleta e compartilhá-la com amigos e parentes. Assim, fica fácil decidir quais utilizar.

BÔNUS: POR QUE USAR UM SIMULADOR DE CORES?

Agora que já conhece as três melhores e mais simples opções para fazer a escolha das nuances, é o momento de reconhecer por que vale a pena utilizar esses recursos.

Em primeiro lugar, é algo que tem tudo a ver com o planejamento da reforma do seu lar. Para fugir das paredes brancas, pensar antecipadamente nas cores é muito importante para acertar em cheio.

Imagem por Alesia Kazantceva/Unsplash

Também é uma forma de gerar economia. Afinal, ninguém merece comprar uma tinta, usá-la em um pedaço e concluir que não era bem isso que se esperava. Quando você adota o simulador, já tem uma ideia real de como tudo ficará e consegue tomar uma decisão melhor.

Além disso, essa ferramenta não serve apenas para decidir qual tinta usar. Alguns permitem mudar a textura das paredes e, de qualquer forma, você pode utilizar a paleta para escolher aquele revestimento incrível, como o papel de parede. Se tiver feito a simulação no ambiente e decidido que preto e branco é uma combinação que fica perfeita, é mais fácil encontrar os elementos ideais para preencher as paredes.

Usar um simulador de cores é a decisão ideal para fazer a melhor escolha para cada cômodo da sua casa. Ao recorrer às opções dessa lista, você terá a chance de deixar o imóvel cheio de personalidade e com a sua cara!

QUER MUDAR MAIS DO QUE AS CORES DO IMÓVEL?

Quer mudar mais do que as cores do imóvel? Sem passar por uma reforma difícil e cheia de problemas? Você tem uma casa cheia de problemas, difícil e custosa para reformar? Então, pense na possibilidade de alugar um imóvel com quem realmente entende do assunto e poderá ajudá-lo. Não perca tempo!

Imagem por Karolina Szczur/Unsplash

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo de uma empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos conteúdos feitos em parceria, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta! ♥︎

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários