Para os dias mais frios do outono ou para oferecer a sensação de conforto e bem-estar nas salas e livings de casa, o tapete é um item indispensável. Dos mais variados formatos e materiais, os tapetes estampados ganham espaço para quem procura uma decoração mais original.

Segundo a arquiteta Karina Korn, à frente do escritório que leva seu nome, para a escolha do tapete estampado ideal é preciso definir o estilo de decoração predominante no ambiente. “Assim, o tapete pode conduzir a decoração do ambiente, sendo o item de destaque, ou contribuir para o estilo escolhido”, conta Karina ao FTC.

Um dos receios mais comuns das pessoas em relação aos tapetes estampados está no ‘peso’ que a peça pode trazer à decoração. Apaixonada pelos efeitos que o tapete pode proporcionar nos projetos, Karina sugere que a concepção do ambiente tenha como ponto de partida a escolha do tapete. “Trabalhando dessa forma, fica muito mais fácil decidir a paleta de cores e os complementos decorativos do espaço”, explica.

A arquiteta também revela que os modelos com estampas geométricas seguem em alta na décor. Além da estética do desenho, a aposta é uma escolha sob medida para os mais diversos estilos, trazendo uma essência elegante e moderna para o espaço. “Além disso, temos também os tapetes coloridos que, além de belíssimos, podem espelhar a paleta cromática do ambiente”, completa. (Projeto de sua autoria acima)

OUTRAS IDEIAS INCRÍVEIS COM TAPETES ESTAMPADOS

O apartamento de um DJ de Madri foi decorado com elementos e memórias que foram combinados para criar uma ambientação jovem e múltipla. A cadeira e a poltrona ganham a companhia de um clássico sofá chesterfield, enquanto flight cases viram mesas de centro. Fica por conta do tapete geométrico adicionar textura visual e cor: o verde dos desenhos, inclusive, se conecta ao da cadeira.

Sob a direção de arte da Loloi Rugs, esta sala de jantar minimalista ganhou personalidade com apenas uma peça. Tem seu conjunto de mesa e cadeiras modernistas, mas foi inserido um tapete indiano que reinterpreta, com linguagem contemporânea, os desenhos tradicionais da peça original.

Móveis com revestimentos em couro e madeira ganham uma explosão de cores com o tapete de estilo moroccan boucherouite, que dá vida para essa sala. Os objetos de decoração vintage – em tons terrosos, preto e branco – ficam ainda mais vibrantes ao ganharem acessórios que destoam completamente destes tons.

Listras e geometria convergem para criar um tapete estampado listrado com efeito atraente e de forma não convencional. A ilusão ótica modifica completamente o mood da sala. O preto e branco – ganha ainda mais energia ao ver os acessórios decorativos assumirem a vibração observada no tapete estampado. Da Anthropologie.

Ao usar dois ou mais tapetes de uma vez cria-se uma combinação única, fazendo uma sobreposição e garantindo ambientes personalizados. É uma opção interessante para quem tem várias peças, mas apenas um cômodo para colocá-las. A tendência também favorece o morador quando o tapete dos sonhos no tamanho ideal não cabe no bolso: neste caso, a saída está em adquirir o item em dimensões menores e o coloca-lo em cima do modelo neutro.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários