Os famosos azulejos de metrô na parede da cozinha se integram totalmente com os ladrilhos no chão e fazem par com as cores dessa linda casa! (Foto: Shoko Design)

Com diferentes características, a técnica que já era observada no antigo Egito foi introduzida pelos árabes ao mundo e tornou-se um elemento muito utilizado em diferentes países. Mais tarde, fez de Portugal um importante suporte para se espalhar como expressão artística e revestimento ao longo de mais de cinco séculos. Estamos falando do azulejo, que dependendo do país onde é utilizado, possui uma particular estética nacional.

Mas foi-se o tempo em que azulejo era visto somente em fachadas históricas ou como um material de construção. No Brasil, sempre foi muito comum em cozinhas e banheiros pelo baixo custo e impermeabilidade. A decoração atual traz formas, cores, estampas e até texturas originais para revestir e decorar os ambientes, transformando os azulejos em uma forte tendência onde quer que se vá. Confira algumas dicas de como utilizá-los na decor da sua casa e deixá-la mais alegre!

Ladrilhos hidráulicos em azul + detalhes em cinza + moldura espelho vintage criam uma atmosfera maravilhosa neste lavabo! (Foto: Edu Castello/Revista Casa e Jardim)

ALGUMAS TENDÊNCIAS DO MATERIAL 

Ladrilhos hidráulicos, os chamados azulejos de metrô (subway tiles), azulejos pintados à mão por artistas, adesivos de azulejo, azulejos de plástico (que podem ser aplicados em ambientes sobre revestimentos antigos e fixados com cola de silicone), tinta para azulejo (tinta epóxi), além dos vários modelos que encontramos no mercado de acordo com os lançamentos, tem feito sucesso.

Além do padrão, de já sabermos como ele se encaixa, você pode utilizar o material como coadjuvante também: vale criar um painel colorido para a sala de jantar com os azulejos plásticos, um detalhe no piso com ladrilhos hidráulicos, reformar o banheiro e revesti-lo com subway titles e até usar algumas peças pintadas à mão para compor uma arte na parede!

A cozinha da chef Paola Carosella traz muitos utensílios, detalhes em subways titles, mimos e lembranças de viagens. (Foto: Casa Claudia)

PARA UTILIZAR AZULEJO NA DECORAÇÃO

 

  • Decida o local onde o azulejo vai ser colocado

Além de cozinhas, banheiros e áreas de serviço, os azulejos podem estar em ambientes exteriores da casa como jardins, quintais e varandas, além de espaços gourmets, churrasqueiras, etc. Dito isso, nada impede que você crie, por exemplo, um painel lindo como adorno na sua sala, como já dissemos. Basta usar a criatividade e bom gosto de acordo com o estilo das peças.

  • Calcule a quantidade de material para não errar

Depois de decidir a área em que o revestimento será aplicado, é hora de fazer a compra. Os preços variam de acordo com marca, tamanho, tipo de material, estampas. Confira o número do lote, que deve ser o mesmo em todas as caixas, evitando variações de cor e/ou tamanho. É sempre bom levar um pouco a mais pois algumas peças podem acabar quebrando durante manuseio e colocação. Caso algo aconteça com o tempo e precise de manutenção, você também terá exatamente os mesmos para repor em casa.

  • Instalação

Dependendo do ambiente a ser colocado, conte com a ajuda de um pedreiro. O profissional também poderá te auxiliar com quantidade, medidas e orçamentos, além de fazer uma bela avaliação antes da instalação. Um bom pedreiro pode te guiar e observar alguma particularidade onde o azulejo será instalado. Assim, você evita dores de cabeça e que nada saia fora do esperado.

  • Manutenção

Para a limpeza, a maioria dos azulejos aceita bem água e sabão ou produtos abrasivos. A durabilidade é sempre boa, e em muitos casos é possível pintá-lo caso você canse da cor ou do padrão.

Azulejo de plástico que pode ser aplicado em casa facilmente. Aqui, criou-se um painel colorido na sala de jantar. O fabricante do produto é Duo Design Studio (Foto: Divulgação).

INSPIRAÇÕES DE AMBIENTES – AZULEJO EM CASA

Sim! Um subway title… rosa! Misturado com detalhes em cobre e piso de madeira! Não precisa de mais nada neste banheiro! (Foto: Histórias de Casa)

O arquiteto Diego Revollo criou aqui uma composição inusitada com uma peça revestida de azulejos em um apartamento de praia. Originalidade não faltou para usar o material na decoração!

Este banheiro ganhou revestimento verde em colmeia, além de móveis e acessórios clean e modernos para completar o seu design. O resultado final é muito bonito! (Foto: Shoko Design)

Painel incrível na sala de estar criado com os azulejos esmaltados brilhantes da Mica Arquitetura & Design para Hometeka. A proposta é que cada peça forme diferentes desenhos, dando a liberdade para cada pessoa criar seu ambiente exclusivo.

A Portobello criou até uma linha para nos mostrar que trazer o revestimento para dentro de casa é uma ótima ideia!

A estética moderna dos hexágonos coube na sala (acima) e até no quarto!

Muito interessante, este projeto em um apê paulista traz um painel de ladrilho hidráulico colorido, assinado por Marcelo Rosenbaum, que cria um tapete chamativo, na área de jantar, e sobe até a parede da cozinha. (Foto: Sidnei Doll/Casa Vogue)

Tem espaço para os azulejos na decoração de vários ambientes; em casas ou apartamentos, cozinhas ou banheiros, varandas ou churrasqueiras, quintais e até em salas! A peça é clássica, mas ela pode ter o toque de acordo com o seu estilo e personalidade! Aposte nessa ideia!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários