Todo ano, empresas como a PantoneWGSN e fabricantes de tinta elegem as cores que vão influenciar o design, a decoração e a moda.

Essas cores não são escolhidas à toa, mas considerando a análise de vários profissionais do mundo todo. Para chegar à seleção a cada ano, os especialistas vasculham inspirações em busca de novas influências.

Isso pode incluir pesquisas de filmes em produção, coleções de arte itinerantes e novos artistas, desfiles de moda, todas as áreas do design, destinos de viagens populares, bem como novos estilos de vida, jogos e condições socioeconômicas.

As influências também podem vir de novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que impactam plataformas de mídias sociais relevantes e até eventos futuros que capturam a atenção mundial.

Cada marca lança sua “cor do ano” para inspirar seus consumidores a renovarem a sua casa e criam paletas de cores e combinações que podem aparecer em um ambiente inteiro, em detalhes ou objetos para compor aquela decoração dos sonhos digna de uma fotinha no Pinterest!

Pensando nisso, listamos aqui as tendências de cores em 2020 escolhidas pelas principais marcas de tinta. Confira:

TENDÊNCIA DE CORES EM 2020

 

PANTONE – CLASSIC BLUE

A cor é majestosa e pode ser utilizada sem limites, como nesta sala, trazendo aconchego, exatamente como queremos que nossas casas sejam. (Imagem: Thinkstock Images)

cor do ano de 2020 revelada pela Pantone é o Classic Blue, um tom azul atemporal e clássico, elegante em sua simplicidade. As qualidades tranquilizadoras do instigante Classic Blue realçam nosso desejo de ter confiança, estabilidade, a medida que cruzamos o limiar para uma nova era.

A cor é a prova de que o tom é capaz de tirar qualquer ambiente do sério sem torná-lo cansativo. Pelo contrário: a nuance é capaz de despertar calma e confiança. (Imagem: Deep Kitchen & Home Decor/Homify India)

O Classic Blue traz uma sensação de paz e calma ao espírito humanooferecendo refúgio, principalmente dentro de casa. Ajuda na concentração e traz clareza, além de re-centralizar nossos pensamentos. Como um tom de azul refletivo, o Classic Blue promove a resiliência.

Aqui, o arquiteto Maurício Arruda utilizou o tom para criar um oceano profundo e pintou apenas uma das paredes e parte do teto com a cor, destacando o cimento queimado e a tubulação aparente. (Imagem: Casa Vogue)

TINTAS CORAL – PRAÇA NO INVERNO

Um tom arenoso cria um espaço relaxante e acolhedor para se concentrar no bem-estar e trazer interações positivas. Almofadas e colchas confortáveis, madeiras quentes e plantas internas elevam os ânimos deste visual leve e arejado.

O ano de 2020 marca o início de um novo alvorecer. Em um mundo cada vez mais agitado e digital, há um desejo de sentido e bondade. Portanto, inspirados pelas cores do céu matutino, a Coral traz seu novo tom inspirador. Praça no Inverno se encontra entre o verde, o azul e o cinza – igual à beleza passageira de um céu da manhã – tornando-a a tendência de cor perfeita para 2020.

Nesta sala de estar criativa, cores ricas e saturadas, incluindo um verde-folha e verde-azul, se combinam para criar um clima intenso. A Cor do Ano de 2020, Praça no Inverno, assume um papel calmo nessa paleta, oferecendo um tom de contraste pálido que traz equilíbrio ao visual. Com a cadeira de vime feito à mão, vidro soprado e desenhos florais, esta sala oferece uma forma de se reconectar com o passado, mas em um cenário atualizado. 

Escolhida pelos especialistas da Coral, Praça no inverno traz cores claras, transmite calma e seu efeito muda conforme os outros tons ao seu redor, o que resulta em uma opção bastante versátil.  Pode funcionar super bem em uma paleta quente, neutra, suave ou viva.

Já neste quarto, a cor é o antídoto perfeito para a agitada vida moderna. Aqui, a vida diária foi alinhada ao que há de simples e essencial na beleza. As paredes são pintadas com Praça no Inverno, que assume um discreto efeito minimalista quando combinada com uma parede e um teto pintados de cinza, servindo como um quadro para a cama. Materiais elementares, incluindo linho, madeira e mármore, em seus estados naturais, criam um ambiente para descanso e renovação.

SHERWIN-WILLIAMS – NAVAL

Mais um azul para o ano de 2020! Dessa vez, um azul rico em inspirações marinhas que encontra o equilíbrio entre a calma e a ousadia. Naval, da Sherwin Williams é o ponto de encontro do glamour existente no Art Deco e da serenidade que encontramos em um estúdio de ioga, combinando o desejo contemporâneo de cuidar de nós mesmos.

“Não se trata mais apenas da estética de um espaço, mas de como você se sente nele,” disse Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams. “As pessoas querem se sentir seguras e inspiradas na buscar do seu bem-estar mental, físico e emocional.”

Com inspiração no apogeu do estilo Art Deco no anos 20, Naval combina bem com acabamentos luxuosos, como mármore e metais diversos, e ajuda a destacar itens de design requintado.

As pessoas estão adotando uma decoração de personalidade, e Naval é o novo neutro acessível que permite a conexão de todos os nossos desejos.

O tom também pode ser utilizado com com materiais naturais, como couro, vegetação e tapetes de fibras orgânicas, para criar um oásis de tranquilidade em sua casa.

Os móveis e a decoração podem ser misturados em camadas para brincar com volumes e sombras, ou mesmo produzir uma aparência minimalista.

SUVINIL – MANTRA

A Suvinil traz Mantra, uma cor que embala mudanças pequenas e as reverbera para além do indivíduo. Nos deparamos com a sensação cromática de um horizonte que se projeta bem diante dos nossos olhos e nela encontramos uma cor que nos permite repousar o olhar e os pensamentos.

Um tom que nos leva a respirar, meditar e acalmar, como fazemos ao sentar no topo da montanha ou na beira do mar.

A ideia com a cor é refletir sobre “o que é casa para você hoje?”. Antes, o valor das coisas estava na praticidade ou na estética impecável, hoje, ele foi repensado e vem da ética e da história que cada peça carrega. 

A cor do ano da Suvinil é como a vibração do som ou o movimento das ondas, se propaga e passa por diferentes intensidades até tocar o vazio do silêncio.

Por isso, a cor do ano da marca foi batizada de Mantra e se dilui em outros dois subtons: Horizonte e Contemplação. São três nuances inéditas de um verde azulado meditativo e regenerador.

EUCATEX – MODERNISMO

A Cor do Ano 2020 Tintas Eucatex vem para acolher e trazer o aconchego que alivia e renova. MODERNISMO é um rosa claro com notas de azul e cinza, que une e representa a diversidade de gostos. O tom traduz as emoções de afeto, compreensão, doçura e prosperidade, refletindo uma necessidade dos tempos atuais.

O tom ainda remete à nossa história e à herança da arquitetura colonial e a um dos movimentos mais célebres do cenário artístico do Brasil: o Modernismo, de artistas como Alfredo Volpi, Candido Portinari, Di Cavalcanti, entre outros, dando nome então à tonalidade escolhida para 2020.

O tom melhor agrega os significados de acolhimento e ternura, apresentados como um alento para enfrentar os tempos de crise e acirramento das opiniões divergentes. (Imagem: Period Home Style)

Para chegar à tonalidade, as Tintas Eucatex reuniram um grupo multidisciplinar de profissionais com olhar voltado para os quatros grupos de gostos de consumidores identificados no cenário brasileiro, dentro do estudo feito pela consultoria: Natureza Exuberante, Luzes da Cidade, Beleza Nativa e Olhar Sutil.

Modernismo traz equilíbrio e serenidade para a contemporaneidade acelerada, conflituosa e hiperestimulada, enquanto sua nítida dose de cinza remete à elegância e ao controle das emoções, resultando em uma tonalidade sofisticada.

Te convidamos agora a pensar em sua cozinha, quarto, varanda, escritório, banheiro: não importa qual o lugar, escolha seu tom preferido para combinar com o espaço e dê um “up”no seu lar!

Aquela sensação de novo e bem estar – é maravilhosa! Feliz cor nova em 2020!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários