followthecolours-world-design-capital-cape-town-03

Depois de um hiato para participarmos do Projeto #LoveCapeTown, o FTC retornou da África com várias novidades. Foram muitas inspirações da Cidade do Cabo –  a Capital do Design em 2014. E por falar em design, fomos visitar o escritório pop-up da organização e conversamos com o pessoal que estava a todo vapor trabalhando para colocar as ideias em prática.

followthecolours-world-design-capital-cape-town-02

Para Cape Town, o evento é super importante pois a cidade tem como objetivo, usar o design como ferramenta de transformação. Com o tema “Live Design. Transform Life“, querem construir de uma maneira mais sustentável, a inclusão social e econômica dos sul-africanos. Isso significava reimaginar diversos espaços públicos e mudar a rotina das pessoas para alterar a sua realidade.

Foram diversas atividades, exibições, iniciativas e eventos paralelos durante o ano todo, sobre como o design poderá transformar vidas (principalmente em diversas áreas pobres do país). Em 2014, Cape Town ainda contou com a celebração de 20 anos de democracia e fim do apartheid, marco importantíssimo para todos. Motivos para comemorar? Vários!

Quatro temas principais foram desenvolvidos:

– Inovações africanas, conversações globais: ideias para se espalhar pelo mundo;

– Abertura de um caminho, sem separação, para o design reconectar e reconciliar a cidade e suas comunidades (que até hoje são bem divididas por conta do apartheid);

– Construir hoje, um futuro melhor: soluções sustentáveis para as pessoas e o planeta;

– Espaços e objetos mais bonitos: inspirar a arquitetura, design de interiores, gastronomia, moda, acessórios, craft, arte e a criatividade;

followthecolours-world-design-capital-cape-town-01

O escritório sem fins lucrativos fica no The Fringe District, um dos bairros mais criativos da cidade. O conceito e decoração é de Etienne Hanekom, um premiado designer do país. Em 4 semanas, o espaço foi construído utilizando peças recicladas, industriais e utilização de novas tecnologias.

As cores amarelo e preto fizeram jus a toda a comunicação gráfica do evento. E o mais legal? Todos os moradores que apoiaram a ideia, ganharam tinta amarela de graça para pintar suas casas e estabelecimentos comerciais. Demais! Dá uma olhada em alguns detalhes que captamos. Não dá vontade de trabalhar lá!?

followthecolours-world-design-capital-cape-town-05

followthecolours-world-design-capital-cape-town-06

followthecolours-world-design-capital-cape-town-07

followthecolours-world-design-capital-cape-town-08

followthecolours-world-design-capital-cape-town-09

followthecolours-world-design-capital-cape-town-010

followthecolours-world-design-capital-cape-town-011

followthecolours-world-design-capital-cape-town-012

followthecolours-world-design-capital-cape-town-04

followthecolours-world-design-capital-cape-town-013

followthecolours-world-design-capital-cape-town-016

followthecolours-world-design-capital-cape-town-017

followthecolours-world-design-capital-cape-town-018

followthecolours-world-design-capital-cape-town-019

followthecolours-world-design-capital-cape-town-020

followthecolours-world-design-capital-cape-town-021

Nós apoiamos! Cape Town além de ter sido toda design em 2014, conta com diversos passeios e pontos turísticos de tirar o fôlego.

followthecolours-world-design-capital-cape-town-015

 

Imagens: Follow the Colours e WDC2014.

Esse post é resultado da campanha #LoveCapeTown, uma colaboração entre iambassador e Cape Town Tourism. Follow the Colours possui total controle editorial sobre o conteúdo publicado neste blog.”

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários