Now Reading
Designers japoneses criam tintas sem nome para que as crianças aprendam as cores

Designers japoneses criam tintas sem nome para que as crianças aprendam as cores

nameless paint cores sem nome ima moteki

nameless paint cores sem nome ima moteki

Ima Moteki, uma dupla de designers do Japão, acaba de criar um conjunto de “tintas sem nome” – que visam alterar completamente a forma como as crianças aprendem e pensam sobre a cores. Em vez de usar os nomes como verde, vermelho, azul, cada tubo branco é marcado com uma pequena “equação”, que traz a soma de cores primárias e suas proporções, dizendo quanto foi utilizado para fazer cada tom de cada embalagem.

Os designers da chamada “Nameless Paint”, Yusuke Imai e Ayami Moteki, acreditam que os rótulos, muitas vezes, acabam sendo problemáticos. “Ao não atribuir os nomes para as cores, também conseguimos expandir a definição do que uma cor pode ser para aquela criança, e as várias tonalidades que podem criar, ao misturarem os pigmentos livremente”, explica Imai.

Além dos rótulos, as tintas também dão uma bela ideia sobre a teoria da cor para os pequenos, além de instigar a criatividade. As equações nos tubos, por exemplo, podem ajudar a entenderem alguns dos conceitos básicos por trás disso, como misturar e criar novas nuances.

O conjunto de tintas foi premiado no Kokuyo Design Awards 2012, um dos melhores prêmios de design do Japão, que incentiva a comercialização de produtos minimalistas e inovadores. Foram 3 anos de intensos estudos para a equipe conseguir lançá-lo no mercado. Este mês, o Nameless Paint começa a ser comercializado por ¥ 1.800 (equivalente a 60 reais) no país. O mais legal? Elas podem ser usadas por qualquer um, não importando a língua que a pessoa fala – ao menos que seja daltônico ou tenha alguma disfunção na visão. Confira:

nameless paint cores sem nome ima moteki

nameless paint cores sem nome ima moteki

nameless paint cores sem nome ima moteki

Via.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Scroll To Top