As tendências de mercado sempre mexem com as expectativas das pessoas. Seja na moda, na arquitetura, no mobiliário ou em qualquer outro ramo, existe uma espera para ver quais serão os próximos passos da indústria e quais produtos que irão passar a fazer parte da nossa vida. Nem sempre a novidade é aceita de imediato e pode acontecer de ela nunca ser bem recebida pelo público alvo. De qualquer maneira, estamos sempre de olho nos lançadores de tendências e a Pantone faz parte dessa lista.

A empresa norte-americana apresentou a paleta de cores voltada para o universo do design no período do Outono/Inverno 2020/2021 (hemisfério norte), conforme mostra a imagem abaixo:

Denominada Ecletic Folk, a paleta traz 7 cores que, como o próprio nome já indica, são bastante ecléticas, variando entre a suavidade do lilás Lavender Frost, a solidez do marrom-avermelhado Cowhide e a doçura do Coral Cloud.

Ecletic Folk em VIEWPOINT COLOR – 06, RISE UP. Imagens: História MFG SS19, fotografia de Max Miechowski | Cadeira Militar por DRx Romanelli | Sem título por Fredrik Åkum | História MFG SS19 | Fotografia Bode AW19 por Jackie Kursel

Apesar de provocarem sensações bem distintas entre si, os tons da Ecletic Folk refletem um movimento em comum das sociedades na atualidade. De acordo com a Pantone a escolha das cores “ressalta como as pessoas, movidas tanto por motivações políticas quanto por preferências estéticas, estão usando seu poder de compra para protestar a favor do meio ambiente e dos resultados desastrosos do fast fashion. Uma paleta enraizada em tons de terra e corantes adquiridos naturalmente reforça uma estética excêntrica, combinando tons de índigo e desgastados pelo sol com um bege arenoso e um verde musgo”.

É interessante observar que o conceito da paleta procura valorizar os trabalhos personalizados, artesanais e duráveis. Tais produtos requerem um tempo mais lento de fabricação, o que vai na contramão da velocidade das produções em massa.  Sendo assim, a Ecletic Folk reflete os questionamentos aos problemas atuais e registra visualmente os aspectos de uma época. As pessoas também estão se afastando de materiais novos e sintéticos, em favor de alternativas mais naturais ou recicladas. 

Imagem: Coleção da Crossville inspirada na tendência 

O movimento valoriza o artesanato tradicional, a cerâmica feita à mão, a impressão em blocos, a colcha de retalhos e o macramê, e estes artigos são elevado em status pelos designers que buscam um design mais lento e emocionalmente durável.

Depois da explicação acerca do conceito, aposto que você se empolgou com tantas cores lindas, né? Separei algumas imagens para vocês se sentirem mais inspirados!

DECORAÇÃO

Por mais que se trate de uma paleta bem diversa, as cores combinam muito entre si! Sendo assim, é possível criar ambientes muito bonitos dentro da atmosfera sugerida pela Ecletic Folk. Mas, caso seu estilo seja mais discreto, basta escolher um objeto no ambiente e adicionar seu tom favorito. Pode ser uma poltrona ou um tapete, até pequenas almofadas e quadros. Alguns itens já fazem muita diferença no estilo do espaço, não existem regras. O importante é que tenha a sua personalidade.

Uma versão jovem e moderna do lilás – este cenário combina perfeitamente com o sofá mostarda queimado da Sofa Company dk.

A casa de fazenda de Sarah Richardson leva o azul em tons da paleta da Pantone e não cansa os olhos. Imagem: House&Home

Rosa e verde em versões pastel não tem erro. O Ecletic Folk trouxe tons mais fortes porém dentro deste espectro. Vale a pena apostar! Imagem: Cherrymoebel

Um banheiro mais do que lindo! O móvel traz as nuances de Iceberg Green, detalhes constrastam com Mediterranea e Spruce Yellow. Imagem: Fynes Design

Apenas: quero uma cozinha assim! Imagem: Ikea/JoliPlace

Já esta, é bem mais clean do que a anterior, para quem gosta de cores mais suaves e ambientes mais claros. Imagem: byshnordic

O Cowhide se faz de tom terroso e domina o ambiente e a cor do sofá. Nas paredes, nuances mais claras com Coral Cloud. Imagem: Casa Vogue

Mostarda e rosa, uma bela combinação. Aqui, não é preciso mais nada! Imagem: Bed Threads

Uma combinação perfeita! Imagem: entermyattic

Para quem é mais ousado, Cowhide! Imagem: Velvet Bathroom

MODA E BELEZA

As cores da Ecletic Folk adornam lindamente os looks também. Nesse quesito, as possibilidades são infinitas e a criatividade é o limite!  É possível adotar uma cor só ou várias de uma vez. Até os cabelos recebem muito bem essa tendência, rola a página pra conferir!

Imagem: London Fashion Week Fall 2018

Imagem: Glowsly

Imagem: Alex Michael May

Imagem: Actitudfem

Imagem: LaPetiteAlice/Etsy

Imagem: Society19

Imagem: Stories.com

Imagem: Tokyo Fashion

Imagem: Suavecito

Imagem: Oolha Isso

Imagem: Gigipip

Imagem: Fashionladyloves

Imagem: Eslamoda

A tendência foi lançada e agora nos resta desfrutar dessas belas cores!

Arquiteta e Urbanista, Paula Cançado acha todas as cores bonitas. Gosta de tudo que deixa a vida mais bela: um bom papo, uma refeição gostosa, uma viagem inesquecível e aquelas músicas que fazem dançar. Descobrir coisas novas a mantém em constante movimento.

Paula Cançado – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários