A vibrante cor ‘Period’ foi projetada como parte de uma campanha para ajudar a normalizar e quebrar o tabu em torno da menstruação

A empresa de tendência e cores Pantone e a marca Intimina fizeram uma parceria para criar uma tonalidade vermelha “confiante, ativa e aventureira” com o objetivo de iniciar uma conversa positiva e combater o estigma sobre menstruação.

A tonalidade vermelho-sangue foi apresentada pela Pantone em um cartão da marca com o contorno de um útero e ovário com um copo menstrual dentro.

A Intimina é uma empresa sueca que fabrica vários modelos de coletor menstrual reutilizáveis, que são projetados para caber confortavelmente dentro do corpo e tem como objetivo oferecer de maneira sustentável e de baixo custo o objeto para o fluxo menstrual. A colab em parceria com a Pantone traz a cor atraente e a normalização das conversas sobre os períodos.

“O tom vermelho confiante é também ativo e aventureiro, já que encoraja as pessoas que menstruam a se sentirem orgulhosas de quem são”, diz Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone. O novo vermelho chamado de Period’ será um dos milhares de tons oferecidos pela Pantone como parte de seu catálogo de cores.

“Apesar do fato de que bilhões de pessoas experimentam a menstruação, ela tem sido historicamente tratada como algo que não deveria ser vista ou falada publicamente”, disse Danela Žagar, gerente de marca global da Intimina. “Se olharmos para a cultura popular, as representações das menstruações variam de totalmente imprecisas e antipáticas a objeto de piadas e escárnio. Chega, estamos no século 20. Não é hora da menstruação deixar de ser considerados um assunto privado ou uma experiência negativa? Não é hora de naturalizarmos as pessoas que tentam falar sobre seus períodos?”

A ideia é que pessoas de todos os gêneros conversem sobre os períodos. A campanha é uma tentativa de “encorajar uma descrição mais simpática e precisa da menstruação na cultura”.

‘Period’ faz parte de uma campanha Visto + Ouvido, que também contou com uma doação da Intimina para a Action Aid. A instituição de caridade ajuda pessoas que vivem na pobreza, onde administrar a menstruação é um fardo extra, tanto financeiro quanto social.

“Em todo o mundo hoje, milhões de mulheres e meninas ainda sofrem devido ao estigma associado a menstruação. Muitas perdem dias de escola, ou até abandonam completamente, o que é uma das razões pelas quais tantas mulheres vivenciam a pobreza ao longo da vida em todo o mundo”, completa a diretora de políticas da Action Aid, Jillian Popkins.

“Period vem para que as pessoas saibam que seu período pode ser passado com autoconfiança; para se levantar e celebrar a força vital poderosa e excitante com a qual nascem; para estimular todos, independentemente do sexo, a se sentirem confortáveis ​​para falar espontânea e abertamente sobre esta função corporal pura e natural”.

O tom do vermelho não pretende ser uma representação exata da menstruação. Aliás, ela tem tonalidades diferentes a depender do momento do período. O objetivo, na verdade, é aproveitar o poder da cor para compartilhar sua história.

A Pantone também adicionou mais de 300 outras cores à sua lista este ano, incluindo 50 tons de rosa com nomes provocativos como First Blush, Viva Magenta e Tender Touch. As cores que estão influenciando o design hoje evoluíram para refletir as mudanças nas visões da sociedade, novas inovações tecnológicas e tendências globais.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



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