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Home Office? 10 dicas para aumentar a produtividade ao trabalhar em casa

Mulheres encantadoras, talentosas e criativas contam seus sonhos, projetos, carreiras e criações para um projeto super bacana: o Mulheres que Inspiram. A ideia de Priscilla Adduca tem como objetivo buscar todas essas respostas, ao coletar histórias de mulheres corajosas que resolveram seguir seus sonhos, ouvir seus instintos e fazer o que amam.

Recentemente Priscilla deixou o trabalho formal para se dedicar ao Home Office e hoje nos traz algumas dicas de como aumentar a produtividade ao trabalhar em casa. Confira:

home office Mulheres que Inspiram dicas de produtividade

1. Planeje, planeje, planeje! É muito importante começar o dia sabendo exatamente o que você precisa fazer. Seja numa agenda ou num cronograma feito especialmente pra isso, enumere as suas tarefas e comece sempre pela mais difícil. Eu já sei que até às 10hrs da manhã minha energia é maior e me sinto muito mais concentrada e produtiva. Por isso, quando preciso escrever textos que exigem mais foco, escolho esse horário.

2. Crie o seu ambiente! Pode parecer óbvio, mas é muito importante criar um espaço de trabalho só seu. Já passei épocas trabalhando no sofá e com o computador sempre no colo. Além de ser péssimo pra coluna, você fica mais suscetível a distrações e não consegue se organizar. Se não puder ter um cômodo só seu, uma mesa de trabalho agradável e com as suas ferramentas à mão, já ajuda. Decore, coloque flores e encare sua mesa como o seu escritório.

3. Vista-se! Nunca, jamais, em hipótese alguma, vá trabalhar de pijama. Não deixe que as tarefas de casa se confundam com as do trabalho. Tome um banho, coloque uma roupa e entenda que o seu horário de trabalho está começando naquele momento.

4. Estabeleça horários! Eu adoro listas e cronogramas. Anoto tudo o que preciso fazer e estabeleço o tempo necessário pra cada função. Responder emails de 9 às 10hrs, terminar apresentação de 10 às 11hrs, finalizar relatório das 13 às 15hrs… e por aí vai. O mais importante é se manter fiel ao cronograma e cumprir todas as tarefas.

5. Técnica Pomodoro! Tá com dificuldade de se concentrar? Use a técnica Pomodoro. Já falei dela lá no instagram e basicamente você deve usar blocos de tempo menores pra executar determinada tarefa e aumentar a sua produtividade ao máximo durante esse tempo. Funciona muito!

6. Livre-se das distrações! Pra técnica Pomodoro funcionar, você deve se livrar das intermináveis e sedutoras distrações. Facebook, Instagram, WhatsApp… Estabeleça horários pra interagir nas redes e desconecte-se completamente quando estiver trabalhando. Ah! Sabe essas milhares de abas que estão abertas aí no seu navegador? Feche todas e vá trabalhar!

7. Livre-se da bagunça! Na sua mesa de trabalho devem ficar as ferramentas que você realmente usa. Livre-se de papéis e anotações que não servem pra nada e já deveriam ter sido descartados há muito tempo. As chances de ter mais foco em ambientes organizados é muito maior.

8. Seja flexível! Cumpriu todas as suas tarefas e ficou com tempo livre?! Vá passear! Fazer atividades ao ar livre, além de acalmar corpo e a mente, ainda são ótimos pra criatividade. Dizem que é justamente nos momentos de lazer que temos os melhores insights criativos!

9. Beba água! O que a água está fazendo nessa lista? Beber água estimula o cérebro, te dá mais clareza e te ajuda a ser mais produtivo. Por isso, se você nunca lembra de beber água, coloque um despertador ou baixe algum aplicativo pra te ajudar.

10. Feche o escritório! Finalizou todas as suas tarefas? Então é hora de “fechar o escritório”. Arrume a sua mesa e guarde todos os materiais de trabalho. Não é porque você trabalha de casa que deve passar 24 horas trabalhando.

Siga o projeto no Facebook: /MulheresqueInspiram. No Instagram: @mulheresqueinspiram.

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