Segundo o relatório anual da ONU, a Dinamarca é o país mais feliz do mundo. E tudo se deve a uma pequena e estranha palavra: o Hygge (lê-se ‘rîgue’). O conceito não tem uma tradução fácil. Hygge é aquele sentimento, a felicidade que surge nos pequenos prazeres da vida. É bem-estar, é sentir-se acolhido, em paz, sossegado, confortável, relaxado e livre. Tem a ver não apenas com coisas materiais, mas com o social, e também com o compartilhamento de momentos com os outros.
A questão é que o termo tem feito muito sucesso pelo mundo, principalmente após se espalhar pelo Reino Unido em 2016 como uma tendência de estilo de vida (depois da publicação de vários livros sobre o assunto). O Pinterest também indicou o hygge como tendência no decor – no site, a aparição da palavra em 2017 aumentou 285% com relação a 2016.
Sim, a decoração também sofreu influências da palavra, mas é importante não confundir o hygge, ele não é um estilo escandinavo de decoração. A experiência prazerosa de aproveitar cada momento da vida acaba se unindo a isso porque a maioria dos dinamarqueses tem esses momentos dentro de suas casas. O hygge então foi introduzido na decor para justamente adicionar essa identidade aos ambientes.
Hygge significa cuidar da iluminação para que o ambiente seja convidativo, colocar uma boa música de fundo, velas e flores sobre uma mesa: é aquele toque especial para provocar um prazer simples. Pensando nisso, separamos 5 maneiras de trazer o estilo hygge para a sua casa, tornando-a mais acolhedora. Inspire-se:
1 – Luz (velas e iluminação natural)
Na decoração Hygge, as velas são imprescindíveis. Elas trazem aconchego, intimidade; e as perfumadas, estimulam os sentidos. Alguns nórdicos acreditam que o outono e o inverno são as melhores estações para acendê-las e ter este ‘sentimento’ – Também é necessária a busca pela luz porque sempre está escuro e frio.
Não podemos nos esquecer da iluminação natural. Luz natural é fundamental – preste atenção ao aproveitamento das janelas, elimine todo e qualquer adorno que impeça ou dificulte a passagem do sol durante o dia e escolha cortinas que tragam leveza.
2 – Toque Natural (flores, plantas e madeira)
Flores naturais sobre uma mesa. Plantas na sala. Paredes de cores mais neutras (branco, cinza, creme). Texturas de madeira ou pedra, lã, linho, algodão – para aquecer o ambiente. Todos esses detalhes usando materiais naturais fazem toda diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade.
3 – Abra tua casa e receba os amigos
O hygge acontece em qualquer lugar, não em apenas em um ambiente: ele pode ser aplicado um churrasco ao ar livre no verão, em um passeio pelo parque e até um jantar num restaurante pode ser hyggelig. Mas, a maioria dos dinamarqueses gostam de se reunir no conforto do seu lar, por isso, inspire-se e abra as portas da sua casa para os amigos e família sempre.
A forma mais fácil de sentir o hygge é em casas e lugares pequenos. E tem sentido, porque assim é mais fácil manter uma única conversa em vez de várias com as pessoas.
Pense também com carinho no menu. Os dinamarqueses cozinham em conjunto, reúnem-se sempre para preparar uma receita tradicional ou fazer um bolo. Uma dica é comprar uns queijos e vinho e fazer um gostoso jantar à luz das velas – principalmente no inverno! Uma toalha bem colocada também dá um toque especial e traz a sensação de agrado.
4 – Mantenha por perto objetos que tenham memória
O hygge tem também muito de nostalgia. Uma viagem por aquele país que você tanto sonhou e realizou, aquela foto no porta retrato que relembre seus antepassados, livros com dedicatórias, aquela peça que já passou por toda a geração da sua família. Mantenha por perto as lembranças e objetos que te fazem felizes e tragam sensação de paz. Lembre-se sempre das experiências e coisas simples da vida.
5 – Sentir aconchego e simplicidade
Na Dinamarca, as pessoas usam bastante o seu tempo de maneira eficaz, seja para trabalhar ou realizar as tarefas diárias. Além disso, ter um momento para se cuidar e relaxar após as obrigações é necessário. Dedique-se então a fazer o que você se sente bem. Este modo de vida ajuda a entender a importância da simplicidade, do tempo para relaxar e retardar o ritmo da vida.
Embora o hygge tenha mais a ver com desfrutar as coisas do que com objetos concretos, há elementos que ajudam. As velas, que já falamos aqui, trazem calor e luz quando na Escandinávia domina a escuridão e o frio. Usar roupas folgadas, ficar na cama no domingo debaixo do edredom por mais tempo do que o habitual, ler um bom livro ou tomar um café. Enrolar-se no sofá com uma manta, ver um filme.
É importante também criar refúgios, cantinhos com toques especiais em sua casa, locais em que você goste de estar. Tome um chá na cozinha, brinque com o cachorro na sala em meio as almofadas. E por falar nisso, malhas, almofadas e tapetes trazem mais conforto e tornam a casa mais acolhedora e convidativa para você desfrutar desses momentos.
Hygge não é para ser traduzido. É para ser sentido
Fica bem claro que o hygge é um mindfulness permanente ao estilo nórdico. A ideia é relaxar e se sentir “em casa” tanto quanto for possível, esquecendo (por um momento que seja) as preocupações da vida.
É algo como o slowliving. É viver o momento, desfrutar o agora. É tentar ser generoso consigo mesmo e com os demais. Você com certeza pode começar a praticá-lo agora. Que tal tornar a sua casa um pouco mais higgelig?