Clau Souza trabalha com ilustração há 10 anos e se especializou em ilustrações com foco no público infantil, principalmente em desenvolvimento de personagens. No decorrer dos anos, ela trabalhou com os mais diferentes clientes, como Lilica & Ripilica, Carinhoso, Editora Abril e Fundação O Boticário, além de ter seu trabalho reconhecido por grandes publicações da área como Zupi, Computer Arts e, recentemente, a maior revista criativa de propaganda, Lürzer’s Archive.
A gente acompanha o trabalho dela a frente do Estúdio Borogodó já faz um tempo, desde o lançamento da Lojinha (com produtos incríveis!) e depois com o lançamento dos Cursos Criativos. A novidade da vez, é que agora a Clau resolveu compartilhar vários conteúdos exclusivos pra quem começar a se aventurar no universo da ilustração ou pra quem ainda não conseguiu se manter exclusivamente na área.
“Resolvemos fazer isso porque a galera entra em contato com a gente com dúvidas sobre a área e muitas vezes acabam sendo pouco estratégicos na hora de procurar por oportunidades. Por isso, o conteúdo que estamos produzindo tem um olhar mais comercial, até pra mostrar um lado pouco discutido sobre a vida do ilustrador” – diz a ilustradora.
O mais legal é que esses conteúdos tem formatos diferentes: desde vídeos rápidos, posts e até e-books (ilustrados por ela, claro!), tudo com um tom bem divertido e pessoal. “De uma forma geral, existe muita mística e glamour em áreas criativas como a ilustração. É difícil ouvir de profissionais da área o que deu certo e errado pra eles na hora de se promover, da construção de um portfólio focado no cliente, dicas de negociação e afins”.
Conversamos com ela para saber um pouco mais sobre essa novidade:
FTC: Clau, conta mais um pouco sobre o conteúdo exclusivo para quem quer ser ilustrador! Como você teve essa ideia?
Depois que a gente lançou o Curso Carreira Ilustrador, as pessoas começaram a ficar curiosas em relação ao formato e conteúdo e queriam ver como tudo funcionava. Aproveitamos pra criar vídeos mais enxutos, só que com a mesma linguagem do curso – é praticamente um test drive!
Pra começar, a galera pode assistir a uma série intitulada ‘Quer ser ilustrador?’ que contempla áreas de atuação, dicas de portfólio e como você pode se promover – tudo com um olhar mais comercial pra quem realmente quer seguir a carreira.
FTC: O que o pessoal tem achado dos vídeos e do ebook? Pode nos contar um pouco sobre o feedback que você tem recebido?
O retorno tem sido até melhor do que a gente esperava! Como os conteúdos são mais rápidos e tem esse caráter pessoal (baseados no que funcionou/não funcionou comigo nestes 10 anos na ilustração), a galera está assistindo tudo rapidinho e já estamos recebendo vários emails de pessoas q querem + conteúdo sobre outros assuntos ou que estão cheias de dúvidas! Recentemente concluímos toda a grade do Curso Carreira Ilustrador e os alunos também tem mandado mensagens cheios de carinho pra gente, como é o caso da querida Lyz Medeiros:
“Tudo começou quando eu não sabia a quem recorrer. O que fazer com os assuntos sérios do meu job. Ou seja, como tirar o CNPJ, como registrar a ilustra, como vender, quanto cobrar…. Esse curso foi e está sendo, mesmo depois de terminar, um anjo para mim e para meu futuro. Cada vídeo foi feito com tanto cuidado, com tanto bom gosto, com tantas informações… Impossível se sentir perdido. Me senti abraçada. Me senti confortada e principalmente: não me senti só.”
Isso mesmo. O que quero dizer é que o ilustrador acaba tendo que ter uma série de conhecimentos. Como fazer isso? Fazendo o curso da Borogodó.
“Sinceramente, não tem erro! Esse foi e é meu norte atualmente. GRATIDÃO por ter tido a oportunidade de receber esse mundo de informações e conhecimentos. E POR FAVOR, tragam mais cursos para nós. QUEREMOS MUITO <3”
O legal desse tipo de retorno (além das lágrimas de emoção haha) é que dá força pra gente seguir com os conteúdos pra ajudar essa galera, mesmo que a gente tenha muita coisa pra tocar no Estúdio e Lojinha. Vem muita coisa boa por aí pra quem quer saber mais da área!
FTC: Quais os principais tópicos abordados?
No primeiro vídeo abordamos as principais áreas de atuação de um ilustrador, que pode ser um divisor de águas para o cara que quer trabalhar com desenho, mas não sabe que pode se especializar em determinada área, como concept art ou design character por exemplo. Do ponto de vista criativo é legal saber de tudo um pouco – mas ter uma especialidade pode ser uma vantagem competitiva fortíssima nesse mundo cheio de ilustradores.
No segundo vídeo, eu dou 5 dicas para o ilustrador construir um portfólio mais focado em conseguir trabalho, até porque mesmo que ele pense que não está preparado pra enfrentar isso, não há melhor escola do que o mercado. Muita gente tem um portfólio cheio de projetos de fan art ou desenhos aleatórios, que não ajudam o cliente a enxergar sua aplicação na sua necessidade, por exemplo. Não tem problema ter fan art, mas se você quer trabalhar com isso deve ser estratégico em cada peça que incluir no portfólio.
E por fim, no e-Book eu falo sobre 10 dicas de autopromoção, tendo em vista o ilustrador que já tem um portfólio e precisa se mostrar para o mercado! E normalmente o ilustrador é um bichinho introspectivo q terá q lidar com a timidez, essa bandida! Além de dar dicas pra vencer esse tipo de insegurança, eu conto experiências minhas e de amigos da área, de ações que funcionaram e o melhor: sem precisar de muita grana!
Pra conferir o primeiro conteúdo da série, é só clicar aqui e assistir o vídeo ‘Quer ser um ilustrador? Saiba qual área é ideal pra vc!’
Adoramos a ideia! Acompanhe o trabalho da dupla no Instagram: @clau_borogodo, no Facebook:/tenhaborogodo e no Pinterest: /claudaborogodo.