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Instagrafite leva arte para superfícies inéditas, a fim de quebrar a barreira do que já foi visto

Existe ainda muito espaço para ser explorado! Há 11 anos, o Instagrafite busca contextualizar a arte nos lugares mais inimagináveis. Entre os novos projetos estão a versão brasileira da campanha global “I’m Possible” da Adidas e murais para a Disney Brasil;

Pioneiros em realizar projetos que conectam marcas e artistas globais, Marina Bortoluzzi (pesquisadora de tendências e planejamento para marcas) e Marcelo Pimentel (Diretor de Arte e Digital Strategist), os fundadores do Instagrafite, assumiram um papel original como consultores e especialistas para além da arte pública, fazendo a ponte entre agências e marcas para o universo da arte.

A dupla, quer abrir cada vez mais espaço para a arte visual se manifestar em superfícies inéditas como praças, quadras de esportes, pistas de skates, metrôs, ruas entre outros formatos inusitados, como, por exemplo, quando transformou o mar em uma galeria de arte a céu aberto com velas ilustradas por artistas conhecidos internacionalmente.

Seja através de projetos associados às grandes marcas que investem na arte com o intuito de uma publicidade mais interativa, significativa e impactante, ou em projetos culturais que recebem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o cenário artístico é muito promissor, de evolução e reconhecimento.

O marco de 11 anos do Instagrafite também sincroniza ao fato da dupla também abrir caminhos para artistas embarcarem em oportunidades que antes não existiam. “O Instagrafite ganhou vida para mostrar que o artista não está só. Nosso papel é estimular e fortalecer os artistas, em suas diferentes subjetividades, para viverem da sua arte, criando oportunidades através de nossos contatos e curadoria. Com mais projetos reconhecendo as artes visuais como uma identidade e um elo de comunicação, mais conexões se abrem para essa comunidade”, divide Marina Bortoluzzi.

Na atual fase, Marina e Marcelo posicionam o Instagrafite como uma “Art-Centric Agency ®”, uma marca global e multidisciplinar em que a arte contemporânea é o veículo de conexão para projetos em vários formatos.

O SUCESSO DA ARTE VISUAL

Entre os cases mais novos, temos a versão brasileira da campanha global “I’m Possible” criada pela Adidas – que retrata a realidade de grandes mulheres conhecidas internacionalmente e que alcançaram o conceito de “impossível” imposto pela sociedade, quebrando padrões e tabus. A marca, junto a artista Aline Bispo, homenageou 4 influenciadoras dos esportes através de pinturas vibrantes e que trazem vida ao ambiente urbano. O trabalho teve como resultado 4 quadras públicas estampadas nas comunidades dos CEUS (Centros de Educação Unificados) em São Paulo, além de uma empena no Minhocão, com artes reproduzidas por muitas alunas do Women on Walls (WOW).

Quadras Adidas das comunidades dos CEUS

Outro projeto foi desenvolvido recentemente para compor a decoração do novo escritório da The Walt Disney Company Brasil em São Paulo. O Instagrafite fez a curadoria convidando seis artistas brasileiros, que apresentaram diferentes técnicas, experiências e subjetividades, para trazer formas e cores ao local.

Irmãos Credo – Poder – Super Heróis Negros
Nina Satie – Coragem – Princesas
Renan Santos – Magia – Mickey

O artista e ilustrador Renan Santos realizou a pintura do Mickey, representada pela palavra “Magia”, Star Wars ganhou os traços de Ana Novaes, acompanhados pela palavra “Força”, os Irmãos Credo ilustraram os Super Heróis Negros da Marvel, que constituem o “Poder”, a artista Nina Satie ficou com o mural das Princesas, que carrega “Coragem”, Bruno Mota é o responsável pelo lema “Amizade” do marcante Toy Story, e Gabriel Ribeiro trouxe a natureza da National Geographic para o espaço, simbolizando a palavra “Repensar”.

Gabriel Ribeiro – Repensar NatGeo

Já em parceria com a marca Ballantine’s e agência CP+B, a fim de revitalizar alguns pontos do Rio de Janeiro e São Paulo e ilustrar o “Carnaval Fora de Época” em lugares de passagem dos blocos mais tradicionais das duas cidades, o Instagrafite promoveu a cocriação entre a artista norte-americana Shawna X e artistas brasileiros. 

As novas garrafas da edição limitada da marca criadas por Shawna X inspiraram uma collab para que a artista Juline Lobão pintasse praças em São Paulo e Thiago Thipan as ruas do Rio de Janeiro.

Thiago Thipan “Simpatia é quase amor” (RJ)

Para homenagear a representação feminina das motoristas parceiras da marca 99, a ação desenvolvida teve como objetivo tornar as ruas mais seguras, graças às artistas mulheres convocadas para colorir painéis espalhados por seis cidades brasileiras.

Em Recife (PE) pela artista Stephany Lima

Unidos à tecnologia, com iluminação em LED e tinta especial refletora, os murais são mais que transformações estéticas, abrem caminhos noturnos mais tranquilos para as mulheres nos roteiros: do Minhocão, em São Paulo com arte pintada pela artista Bea Corradi; em Campinas (SP) com mural pela artista Gim Martins; no Rio de Janeiro (RJ) pela artista Bruna Romero aka Bruna Frog; em Recife (PE) pela artista Stephany Lima; em Salvador (BA) pela artista Maria Mariô e em Porto Alegre (RS) pela Pati Rigon.

No Rio de Janeiro (RJ) pela artista Bruna Romero aka Bruna Frog
em Porto Alegre (RS) pela Pati Rigon

O INSTAGRAFITE

O Instagrafite é um modelo de negócio criativo com expertise no segmento da arte, que vem cada vez mais sendo reconhecido em brainstorms de marcas e agências, presente em campanhas globais. Buscamos contextualizar a arte nos lugares mais inimagináveis, a fim de quebrar essa barreira do que já foi visto. Através da tecnologia, queremos interagir cada vez mais com o público observador e promover mais instalações e arte digital. Existe ainda muito espaço para ser explorado”, comenta Marcelo Pimentel. 

A empresa já participou de projetos nos Estados Unidos, Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Espanha, Dinamarca, Rússia, Portugal, Suíça, França, Holanda, Inglaterra, Estônia, Angola, Colômbia, Chile, Argentina, Brasil.

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