Quando o assunto é valorizar o que é local, a Holanda está dando um show de inspiração para o restante do mundo. Em 2017, o *Neoplasticismo completa 100 anos de existência e, para comemorar, a cidade de Haia ganhou novas cores e novas formas enquanto homenageia os artistas que marcaram o movimento.
Um deles – e um dos mais conhecidos popularmente – é Piet Mondrian, que marcou história com seus traços geométricos nas cores amarelo, azul e vermelho. O prédio da Câmara Municipal na cidade, agora retrata a maior instalação inspirada em Mondrian.
A fachada foi decorada pelos artistas Madje Vollaers e Pascal Zwart, do Studio VZ, com finas lâminas de plástico coloridas, representando o famoso desenho de linhas retas do artista.
A cidade de Haia, a terceira mais populosa do país, é conhecida também por abrigar a maior coleção de trabalhos de Mondrian, no Museu Municipal de Haia (Gemeentemuseum Den Haag). Se você estiver de viagem marcada para Holanda, já sabe onde ir!
*Neoplasticismo foi o movimento artístico de vanguarda que teve como um dos artistas principais Piet Mondrian, mestre da arte abstrata.