FTCMag Art Attack Lápis, pincel, aquarelas. As ilustrações e colagens fantásticas de Babi Tubelo
Art Attack

Lápis, pincel, aquarelas. As ilustrações e colagens fantásticas de Babi Tubelo

Lápis, pincel, aquarelas, xilogravuras, fotografias, texturas e colagens. Babi Tubelo é uma designer e ilustradora freelancer de Porto Alegre que cria incríveis peças coloridas com diversos materiais, e tem como referência a natureza, músicas, figuras femininas, gravuras japonesas e da cultura popular.

Babi desenvolve um trabalho autoral fantástico através de suas ilustrações de variados estilos. A artista diz que ama desenho, aquarelas, woodblock e padrões. São imagens delicadas que parecem vindas de um mundo imaginário, poético. Confira a entrevista que fizemos com ela:

arte ilustração Babi Tubelo 02

FTC: Queria que você falasse um pouco sobre você com as suas palavras e como chegou até a ilustração.

Eu sou designer gráfico, me formei há 5 anos e toco alguns projetos em paralelo à ilustração. Desenhar sempre foi minha paixão e o motivo pelo qual escolhi minha profissão. A ilustração chegou naturalmente, na verdade sempre foi minha maior vocação, percebo hoje que, desde pequena queria criar ilustrações para os livros infantis, cartazes, etc. Então ao longo dos anos eu apenas fui desenvolvendo técnicas e narrativas. 

FTC: Há quanto tempo cria as ilustras e colagens quais materiais utiliza? 

Há 6 anos venho desenvolvendo um trabalho autoral, buscando sempre aprimoramento. Minha busca atual vêm da mescla de técnicas de desenho e colagem, foto e texturas, bordado. O mesmo se dá nas narrativas onde várias ideias se misturam, se encaixam, formando uma peça só. Eu gosto de mesclar técnicas, hoje não existe mais regra né, e isso é o mais legal!

FTC: Qual a influência das cores nos seus trabalhos? 

Eu amo as gravuras japonesas de Hiroshige e Hokusai, gosto das cores. Me influenciam bastante.

FTC: Está tocando algum projeto específico atualmente? 

Estou criando uma série de lambes para colar na rua.

FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte? 

Arte pra mim é como eu me expresso para o mundo, para os outros, é a minha voz. Sinto que quando crio algo autoral e íntimo é como se o ‘mundo’ me encontrasse.  

FTC: Com o que você se inspira? 

Quase tudo. Um filme, uma foto, uma viagem. Gosto de pesquisar culturas folklóricas, étnicas/indígenas de diversos lugares do mundo, diferentes costumes, vestimentas, arte, arquitetura, etc. 

FTC: 5 coisas que não consegue viver sem.

Me dá um estojo de lápis de cor, canetas, muitos papéis e um bom capuccino que já tô bem feliz.

No Instagram: @babitubelo. Facebook: /BabiTubeloArt.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile