FTCMag Cooltura LEGO lança coleção ‘Women of NASA’, em homenagem às mulheres cientistas que fizeram história
Cooltura

LEGO lança coleção ‘Women of NASA’, em homenagem às mulheres cientistas que fizeram história

Que o homem já pisou no espaço, estamos todos cansados de saber. Mas você sabe dizer quantas mulheres já exploraram a vastidão do universo? Mais de 40 astronautas mulheres americanas já deixaram o Planeta Terra em algum momento da história da NASA. Quem computou e anunciou os dados foi a vice-editora de notícias do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Maia Weinstock.

Cansada do descaso de sua profissão e em seu meio, Maia inovou na forma de chamar a atenção e propôs que a LEGO criasse uma linha que homenageasse as mulheres matemáticas, astronautas e cientistas que entraram para a história sem muitos comentarem sobre.

A vice-editora se inscreveu portanto na competição “LEGO Ideas”, que convida pessoas de todo o mundo a proporem uma linha criativa de personagens para a marca. Se as propostas inscritas forem capazes de arrecadar o apoio de 10 mil pessoas, são avaliadas pela comissão oficial do brinquedo e tornam-se realidade.

O projeto de Maia, que chama “Women of NASA” (‘Mulheres da NASA’, em tradução livre), além de conseguir o número necessário de apoio, já foi aprovado pela comissão LEGO e irá para as lojas ainda em 2017/início de 2018.

O brinquedo traz cinco personagens que representam as mulheres pioneiras na NASA: Katherine Johnson, Nancy Grace Roman, Margaret Hamilton, Mae Jemison e Sally Ride.

As mulheres pioneiras na NASA. Você sabe quem são?

Nancy Grace Roman foi uma das primeiras astrônomas e executivas mulheres a existir na NASA. Roman era conhecida como “Mãe do Hubble”, por ter desenvolvido papel fundamental na criação do telescópio espacial Hubble. Mae Jemison e Sally Ride eram astronautas. Em 1983, Ride foi consagrada a primeira mulher a ir para o espaço. Jamison também fez história como a primeira africana a sair do Planeta Terra em sua profissão.

Katherine Johnson era física, cientista espacial e matemática. Ela teve um papel fundamental na criação da programas aeronáuticos que visavam a exploração espacial dos Estados Unidos. Margaret Hamilton era, também, uma cientista da computação. Foi ela quem desenvolveu o software de computador de bordo na missão Apollo.

“As mulheres têm desempenhado papéis críticos em toda a história do programa espacial dos Estados Unidos e ainda assim, em muitos casos, suas contribuições são desconhecidas ou sub-apreciadas. Especialmente porque as mulheres têm historicamente lutado para ganhar aceitação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirmou Maia Weinstock.

Mae Jemison e Sally Ride;

Margaret Hamilton;

Nancy Grace Roman;

Katherine Johnson;

Segundo o Lego Ideas, ainda não há uma previsão exata de quando o brinquedo irá às lojas de todo o mundo. Muito bom, não?

PS: Todas as imagens do projeto Women of NASA são protótipos (fan model) ainda. 

Sair da versão mobile