FTCMAG FTC Decora Livros na decoração: dicas para deixar ambientes com mais personalidade
FTC Decora

Livros na decoração: dicas para deixar ambientes com mais personalidade

Além de serem uma fonte inesgotável de conhecimento, eles podem transmitir personalidade e tornar qualquer ambiente mais alegre. Saiba como utilizar livros na decoração;

Livros enriquecem nossa cultura, aquecem a alma, levam pessoas para diversos lugares e realidades diferentes. Além disso, valorizam o décor de maneira afetiva. Por conter vários tipos de brochuras, capas e cores, abrem um leque de possibilidades para uma disposição criativa e cheia de personalidade, proporcionando um visual único.

arquiteta Isabella Nalon aproveitou para falar mais sobre esse assunto ao FTC, após o projeto de um apartamento repleto de histórias que marcaram a vida do morador. A proposta foi criar uma biblioteca, com uma ampla estante pensada para a coleção de 2 mil livros, que integra a sala de estar. A arquiteta traz algumas dicas para quem quer utilizar os livros na decoração dos ambientes:

Objetos e livros eternizam as viagens e contam histórias vividas pelo morador. No escritório do apartamento, Isabella organizou os títulos nas prateleiras variando o posicionamento (blocos verticais ou horizontais,) além de alternar as cores. A ideia gerou um arranjo mais moderno e dinâmico;

Livros para uma decoração mais interessante

A decoração com livros é uma forma de expor, com orgulho, as preferências de uma pessoa, de resgatar boas memórias, histórias, viagens, culinária, música ou um certo tipo de literatura. Por isso, ao exibi-los, é preciso ter ciência que eles revelam parte de uma essência.

“Eles sempre são bem-vindos e temos diversas maneiras de usá-los na decoração. Podemos colocá-los em evidência em mesas de centro, estantes ou nichos, por exemplo. Não há regras, mas sim ter em mente que os livros são um convite à vida, movimento e interação”, comenta a arquiteta, que utiliza os acervos dos clientes para compor espaços únicos.

Na estante desse home office, os livros substituem os elementos decorativos. Organizados por cor, trazem um olhar mais bonito e agradável;

Por serem itens versáteis, estes elementos conseguem se encaixar muito bem em múltiplos ambientes da casa. Eles podem ser colocados em diferentes posições, misturados, ordenados por cores e tamanhos; individualmente, em fileiras, pilhas ou como apoio, em superfícies verticais e horizontais. O essencial é saber o efeito que deseja transmitir a quem chega no cômodo.

A arquiteta também recomenda promover uma separação por cor da capa ou lombada do livro, bem como tamanho e tema, mas lembra que o mais importante é chegar a esse visual que agrade e transmita bons sentimentos.

Neste projeto, a aposta foi usar o amarelo para contrapor o preto. Os livros complementam o visual deixando a decoração supermoderna;

Por que utilizar livros na decoração?

Além de refletir o gosto do morador, uma das principais vantagens ao decorar com livros está na possibilidade entreter, informar e decorar, tudo isso com apenas alguns exemplares. Muitas vezes nem é preciso adquirir objetos extras para embelezar o ambiente, já que uma pequena coleção cumpre esse papel.

Como geralmente são objetos fáceis de manusear, podem mudar de disposição para favorecer a limpeza e o cuidado. Isabella ainda lembra que os livros tem o poder de impactar. “Livros são interativos. Gosto da possibilidade de compor o décor com peças que incentivam as visitas a tocar, abrir, ler, apreciar, despertando a curiosidade. Isso é incrível”, considera a profissional.

Prateleiras, estantes ou nichos flutuantes?

Antes de escolher o local onde as publicações serão expostas, o morador precisa avaliar o que está buscando. Para Isabella, o posicionamento das obras é a chave para alcançar um bom resultado.

Gosto de usar as prateleiras em detalhes, quando preciso apenas de um toque a mais. Estantes são bem-vindas quando realmente busco um impacto visual e maior área de exposição e armazenamento. Nichos são boas pedidas em espaços mais íntimos, como dormitórios e escritórios”, aconselha.

Contudo, ela ressalta que os livros não precisam ficar presos a esses espaços: mesas de centro, laterais e cadeiras de apoio, são outras possibilidades interessantes.

Os livros não se restringem apenas a prateleiras e estantes. Nesta sala de estar, a arquiteta elegeu a mesa de centro para expor algumas obras;

Com outros objetos decorativos

Existem diversas formas de misturar os livros com outros elementos decorativos do lar. O morador pode ir intercalando com outras peças como vasos, esculturas, caixas ou itens de memória afetiva. Fazer essas combinações com outros objetos traz movimento para o ambiente e enriquece ainda mais a decoração.

Para quem não possui uma grande coleção, misturá-los com outros elementos pode ser uma boa ideia. Neste projeto Isabella utilizou alguns títulos para complementar a decoração;

Cuidados para não errar

Saber como utilizar os livros na decoração dos ambientes é importante, mas evitar alguns erros também é essencial. A limpeza dos exemplares e do local onde estão expostos não pode ser deixada de lado, pois com o acúmulo de sujeira e pó, as traças, aranhas e outros insetos podem surgir inesperadamente. Ou seja, limpar constantemente ajuda a conservar as publicações por mais tempo.

Cuidado também com a luz solar; busque sempre locais arejados. A coleção não pode ficar amontoada; com isso, a probabilidade de danos às capas, lombadas e páginas é bastante grande.“O principal erro é esquecer os livros ali na estante ou prateleiras. Bagunça, sujeira e não deixar organizado”, conclui a arquiteta. 

A falta de organização e limpeza são os dois maiores erros para quem utiliza os livros no décor;

Imagens: Julia Herman

Sair da versão mobile