Van Gogh ganha filme em animação feito totalmente com pinturas a óleo.
“Loving Vincent“ é a primeira animação do mundo feita totalmente com pinturas, do início ao fim, já produzida. Com tinta a óleo sobre a tela, a história se desenrola em traços muito similares aos de Van Gogh, por meio do trabalho de pintores que reproduzem a técnica do artista holandês.
Ao todo foram 65 mil frames pintados a óleo, e, em média, 12 pinturas por segundo para trazer ao espectador a sensação de movimento!
Dirigido pela cineasta e pintora polonesa Dorota Kobiela e pelo produtor britânico Hugh Welchman, vencedor do Oscar pelo curta “Pedro e o Lobo”, em 2008, Loving Vincent baseia-se em centenas de obras e cartas de autoria de Vincent Van Gogh.
“Em uma carta para seu irmão, Vincent disse que ‘só podemos falar através de nossas pinturas’, e essas palavras foram muito importantes para mim, e a razão para fazer com que o filme acontecesse”, comenta Dorota Kobiela.
Financiado pelo Kickstarter, o projeto, que inicialmente se tratava de um curta-metragem, levou em torno de seis anos para ficar pronto. Primeiramente, gravações com atores – os quais interpretam os personagens da tela do pintor – foram feitas. Depois de gravadas, cada cena foi transformada em imagem, seguindo o estilo das pinceladas de Van Gogh.
O filme, que já estreiou no mundo todo, vale muito a pena ver visto (disponível no Netflix) e faz sucesso nas telinhas. Confira alguns detalhes e o trailer oficial:
“Em 27 de julho de 1890, uma figura esguia tropeça por uma rua sonolenta no crepúsculo na pequena cidade rural de Auvers. O homem não carregava nada; As mãos cruzadas mostravam uma ferida de bala que escorria sangue pela sua barriga. Este era Vincent van Gogh, um artista pouco conhecido; Agora o artista mais famoso do mundo. Sua morte trágica é bem conhecida, mas permanece um mistério como e por que ele chegou a ser baleado. Loving Vincent conta essa história.”
Imagens da produção de Loving Vincent
Você pode acompanhar as novidades no site oficial do filme.
Via.