FTCMAG FTC Decora Luxo silencioso: a nova tendência do décor
FTC Decora

Luxo silencioso: a nova tendência do décor

Coerência, fluidez, aconchego e elegância. No luxo silencioso, as peças devem conversar entre si, serem discretas e complementares

A construção civil é um dos segmentos que mais cresce no país. O litoral e a região norte do estado de Santa Catarina vêm liderando essa alta, principalmente no segmento de luxo. As vendas de produtos de alto padrão aumentaram 51,7% em 2021, segundo dados da Associação das Marcas e Empresas de Luxo.

Todo esse crescimento traz também um novo olhar para as tendências de arquitetura e decoração. Somado às práticas sustentáveis, ganha força o olhar para a ideia do luxo silencioso, que tem como base o aconchego e a simplicidade alinhados à sofisticação. Esse conceito, amplamente difundido no mercado europeu, tem ganhado espaço em solo brasileiro cada vez mais.

A cidade de Joinville é um dos exemplos que traz com maestria a ideia. O apartamento San Thiago (545 m²) criado pela Daxo Incorporadora é uma bela referência quando falamos em personalização, grau de harmonia com o edifício, sobriedade e elegância.

Segundo Roberto Silva, da Casabá, o escritório que assina a decoração do apto, todo projeto foi pensado para manter a proposta de residência suspensa, e o desafio principal sempre foi transformar a edificação em um lar, deixando o apartamento com uma atmosfera de casa.

Luxo Silencioso

O luxo silencioso é criado à partir da harmonia entre os elementos essenciais de um projeto, garantindo que o resultado final apresente coerência, fluidez, aconchego e elegância. As peças devem conversar entre si, discretas e complementares. A iluminação precisa ser mínima, apontar caminhos, facilitar tarefas, ressaltar objetos de interesse, trazendo acolhimento.

“Quando falava-se em luxo, até pouco tempo atrás, pensava-se em muitos ornamentos, diversas peças que competiam entre si, tudo ‘muito’. Para dizer que era luxo, tinha que ter ‘muito’. O que está sendo mais valorizado agora é esse luxo silencioso, um luxo que a gente consegue sentir quando entra no ambiente, sem precisar ter muitos adornos, muito dourado ou muitos elementos”, completa Roberto.

O apartamento conta com duas grandes áreas: o espaço social, acessado diretamente pelo elevador e composto por home theater, estar, jantar e área gourmet com churrasqueira, além de uma generosa sacada; e o espaço íntimo, composto por quatro suítes e uma aconchegante sala privativa.

Um completo eixo de serviços une as áreas e oferece praticidade. Todos os ambientes trazem amplas aberturas, o que potencializa o conforto através da iluminação natural e da circulação de ar.

Com a intenção de trazer acolhimento, a paleta de cores escolhida é neutra. Dentro do conceito do apartamento, os contrastes ficaram por conta das texturas. A ambientação é rica em materiais naturais e objetos artesanais, compondo com o mobiliário de linhas limpas.

“Temos a textura na parede, muita lâmina de madeira natural, rugosidade nas pedras das bancadas e um incrível paisagismo nas varandas”, pontua Roberto. E completa: “Como temos a questão das texturas, dos tons e, principalmente, da iluminação bem trabalhada, a gente consegue sentir esse luxo, mesmo sem, talvez, vê-lo.”

5 / 8

Decoração que valoriza o Design e Artesanato nacional

A curadoria da decoração foi pensada de forma à enaltecer o design e artesanato nacional, mas ainda prestando homenagem à história da família que irá morar no imóvel. Por isso as peças, assinadas por grandes nomes do design brasileiro, ganharam a companhia de objetos de autoria da equipe Casabá. São luminárias, quadros, mobiliários e peças de decoração que foram desenhadas e produzidas com exclusividade para os moradores.

6 / 6

As composições de cerâmica também foram desenhadas exclusivamente para este apartamento. São peças que trazem muito valor afetivo, como a decoração sobre a mesa de centro da área íntima. As produções em cerâmica, feitas à mão pelas filhas do casal e expostas em uma caixinha de acrílico, trazem um toque pessoal e lúdico para esse ambiente, além de ganharem ainda mais destaque sob a iluminação indireta.

Em contraste à ancestralidade do artesanato, a tecnologia de ponta foi empregada de forma discreta em todos os ambientes. Desde a automação, que permite total personalização de luz, som ambiente, controle das cortinas e persianas, até os eletros da cozinha, embutidos no mobiliário ou na bancada em material de alta resistência. A modernidade é percebida também nos detalhes que trazem conforto, como no piso dos banheiros que esconde um sistema de aquecimento.

“Ao pensarmos o projeto do apartamento decorado trouxemos também a neuroarquitetura que promove, de forma inteligente, ambientes humanizados, por meio da combinação de materiais, texturas, cores, iluminação, sons, plantas, dentre outros fatores, criando ambientes inteligentes que influenciam positivamente no comportamento das pessoas”, explica Sabrina Hoffmann, da Daxo.

Alinhado ao luxo silencioso, o projeto também traz design biofílico, aproveita a afinidade com a natureza criando ambientes onde as pessoas possam viver e compartilhar memórias com mais saúde, desempenho e o bem-estar físico e mental.

“A soma dessa exclusividade, dos materiais naturais empregados, da paleta suave e da alta tecnologia (automação e eletros premium), resulta num luxo silencioso mas ainda assim palpável, perceptível”, explica o designer que assina o projeto de interiores do decorado.

Imagens: Divulgação/Daxo Incorporadora

Sair da versão mobile