Conseguir se conectar ao wi-fi dos aeroportos nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos solicitam senha, são free apenas por alguns minutos ou exclusivos para números de telefone locais – o que não faz muito sentido, já que aeroporto é, em sua essência, um lugar de “estrangeiros”.
Com o intuito de facilitar a vida dos que pulam de viagem em viagem, o americano Anil Polat (que além de turista inveterado é engenheiro de segurança de informática) criou um mapa com as senhas das redes de wi-fi de aeroportos em todo o mundo.
As informações, que antes eram disponibilizadas em formato de lista em uma página do Facebook – FoXnoMad: travel smarter -, agora podem ser acessadas a partir de um ‘catálogo online’ no Google Maps. Cada avião representa a senha do wi-fi do local, tudo muito simples e intuitivo.
Para manter as informações válidas – por segurança, os aeroportos trocam as senhas regularmente -, Anil Polat convida todos os viajantes a compartilharem as informações que descobrirem. Para isso, basta enviar um e-mail com o acesso à internet de aeroportos e salas de espera diretamente para Polat, que atualiza o mapa frequentemente.
Isso é o que podemos chamar de viagem colaborativa, pois não há nada mais característico em um viajante do que a vontade de compartilhar roteiros (e informações) que facilitam a vida do turista que está por chegar!
Imagens: Unsplash.