Micaela Lattanzio nasceu em Roma, onde atualmente vive. Por meio da fotografia, a artista conduz sua pesquisa de design, retrabalhando a imagem em um elemento pictórico onde a matéria bidimensional encontra a terceira dimensão. Intimamente conectado a uma reflexão filosófica sobre a condição contemporânea da existência, seu trabalho investiga como nossa experiência do mundo é mediada por uma complexa rede de conexões, tanto decifráveis quanto intangíveis, que moldam nossa percepção da realidade e nossa relação com ela.
Seu processo criativo começa com um estudo fotográfico, transformando imagens bidimensionais de satélite, retratos ou fotografia da natureza em fragmentos tridimensionais. Essas peças são montadas em alturas variadas em pinos de metal niquelados para formar mosaicos suspensos.
Inspirada na estruturas fractais, padrões matemáticos como a sequência de Fibonacci, biofilia, composições químicas vistas ao microscópio, geometria e estruturas minerais, o que ela alcança são estes mosaicos através do qual ela desconstrói a imagem original, criando novas visões, dando a rostos, corpos e elementos uma lógica visual que segue os padrões criativos da natureza.
![](https://followthecolours.com.br/wp-content/uploads/2025/02/6_Micaela-Lattanzio_La-Natura-Inquieta_Diptych_Nucleo-2_2022-scaled.jpg)
La Natura Inquieta
As obras da artista nascem de um ritual meticuloso de cortar fotografias e pintar texturas, que ela mesma cria e quebra em fragmentos que são posteriormente arranjados seguindo uma nova ordem. Para a exposição La Natura Inquieta, por exemplo, o corpo ocupa uma posição central: ele se torna um instrumento privilegiado de investigação e um campo de percepção.
Por um lado, as estruturas moleculares de suas obras evocam a arquitetura natural: cada fragmento, despojado de sua forma original, torna-se uma matriz de formas e cores, revelando paisagens internas sem precedentes, composições pixeladas com campos cromáticos distintos.
Para Lattanzio, o fragmento não é mera desintegração, mas um símbolo da complexidade da realidade: cada peça carrega uma pluralidade de significados que se recombinam em configurações sempre novas, convidando o espectador a uma experiência interpretativa aberta e dinâmica.
Por meio dessa fragmentação molecular, seu objetivo é revelar a complexa relação entre os humanos e o ambiente natural. Por esse motivo, as obras de arte são concebidas como dispositivos meditativos.
Meu trabalho é baseado no conceito de que toda matéria animada e inanimada é composta de células e moléculas, nesse sentido, não há distinção entre nós e o todo, um lembrete de como somos parte de um sistema complexo. – Micaela Lattanzio
A série La Natura Inquieta será exibida em uma mostra coletiva no Museo Mattatoio em Roma, especificamente no espaço La Pelanda. A abertura está marcada para 6 de março, e a exposição ficará aberta ao público até 6 de abril.
Acompanhe o trabalho de Micaela Lattanzio em seu site, Instagram, Pinterest.