Se analisarmos as marcas que se destacam no meio publicitário, você vai perceber que todas elas têm algo que chama a atenção do seu público e que fica na memória para sempre. Seja o uso de uma mesma cor, um mascote, ou qualquer outra forma de se destacar, marcas estão sempre estabelecendo conexões com consumidores a partir de histórias convincentes, mais conhecidas como storytelling.
Nos últimos anos, o investimento de empresas em plataformas de mídia social tem crescido significativamente. Mas será que essas marcas estão sabendo usar esses espaços? É preciso deixar de lado toda a estrutura tradicional de propaganda; em um contexto digital, onde é difícil se sobressair e chamar a atenção de um turbilhão de usuários, é muito comum ficar perdido ou ser esquecido. Trabalhar com mídia social muitas vezes requer foco e investimento consistente para um único objetivo: Chamar a atenção do segmento desejado.
Ao mesmo tempo, nunca foi tão fácil dialogar com seu público. Danny Groner, gerente de parcerias do blog da Shutterstock, bateu um papo bem legal com o estrategista digital Jason Falls sobre o que as melhores marcas estão fazendo para se sobressaírem de todos os ruídos e vozes. Aqui vão algumas dicas:
1. Repense suas fotos de produto
Publicitários sempre contam com fotografias de produtos impecáveis para aguçar o “apetite” das pessoas. Ou seja, marcas que desejam destaque nas mídias sociais são aquelas que pensam a fotografia de um jeito diferente e interessante. Por exemplo, Jason Falls já trabalhou com clientes da área de bebidas que optaram por uma linha editorial intitulada por ele de “subtle suggestion product shots”, ou melhor, “fotografia de produtos sugestiva”, em tradução livre. Por exemplo? Ao invés de enfatizar a garrafa da bebida, um copo com o produto seria muito mais eficaz.
Dica: Saia da mesmice, vá além do óbvio. “Confie no seu público e na capacidade dele em entender sua história.”
2. Mantenha-se fiel a si mesmo
Quando se trata de mídia social, muitas empresas mudam sua estratégia e mensagens na esperança de alcançar a atenção do público mais jovem. Talvez essa não seja uma boa ideia. Sua imagem nas plataformas de mídia social deve igualar-se a sua imagem em outras plataformas e em campanhas. Sua ideia central deve ser a mesma, mesmo que você queira ser um pouco mais leve e divertido. Seu tom e sua voz devem ser reconhecíveis em qualquer meio.
Dica: Saiba, por exemplo, as cores que te representam. Certifique-se de continuar a usar o que funciona, enquanto experimenta coisas novas.
3. Não finja ser quem você não é
Todo mundo quer alcançar a tão cobiçada geração de jovens, ou Geração Y, que checa obsessivamente seus feeds. Hoje em dia, a concorrência para uma marca ser notada, receber um “like” e ser seguida é absurdamente grande. No entanto, isso não é motivo para desistências. Falls afirma que algumas marcas estão “tentando falar com os millennials”, mas às vezes elas estão exagerando quando o assunto é ser jovem e original, e acabam soando falso. “Criar e usar uma imagem que será muito notada pode surtir o efeito contrário, e você pode acabar se lamentando ou, pior, terá que pedir desculpas.
Dica: Não dê razão para as pessoas falarem sobre você por motivos errados. Use sempre o bom senso.
4. Siga as regras de cada plataforma de mídia social
Um dos maiores erros que gerentes de mídia social cometem é não separar um tempo suficiente para pesquisar e entender as regras de cada plataforma. Por exemplo, você pode até usar a mesma imagem em diferentes canais, mas deve ter em mente que cada canal tem seu formato específico, sua própria cultura etc. Veja abaixo como uma mesma imagem funciona de forma diferente no Twitter e Instagram quando, por exemplo, você não a ‘cropa’ com dimensões exatas para cada canal. Se você não se esforçar um pouco, corre o risco de ter suas imagens cropadas erroneamente, comprometendo totalmente sua mensagem final.
Dica: Mesmo que você tenha uma ideia fenomenal, Falls observa, ela pode ir por água abaixo por causa de erros e falta de atenção. Jogue de acordo com as regras do jogo.
5. Contexto é sempre importante
As pessoas percorrem seus feeds tão rapidamente que as marcas têm apenas uma breve oportunidade de se conectar com seu público. Certifique-se de que a imagem escolhida por você é capaz de fisgar a atenção do seu público por si só. Às vezes, aquele velho clichê de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” funciona super bem para uma peça ou campanha, mas pode ser que você queira adicionar texto ou outro elemento de design para que sua mensagem chegue perfeita até seu usuário. Jason aconselha: “Se você olhar para a comunicação de uma perspectiva de marketing de consumo, você vai neutralizar qualquer tipo de resistência.”
Dica: Isso vai aumentar significativamente as chances de alguém entender e gostar da sua mensagem ao entrar em contato com ela. E essa é a maneira mais eficaz de capacitá-los a compartilhá-la com outro alguém.