Museus são bastante conhecidos não somente pelas suas exposições, mas também por serem concebidos em grandes instalações, prédios tombados pelo patrimônio histórico e com a capacidade de receber centenas de pessoas por vez.
Porém, um grupo de artistas de Nova York resolveu fugir do convencional e criou o peculiar Mmuseumm, que hoje é considerado o menor museu do mundo. O detalhe é que o mesmo fica localizado em um elevador, tem apenas 6m², nos quais cabem apenas três pessoas.
O pequeno espaço é especializado em objetos (boa parte deles bastante exóticos), os quais podem ser encontrados em várias partes do mundo e que normalmente são negligenciados ou ignorados pela maioria das pessoas – eles fazem parte do cotidiano, mas que poderiam passar totalmente despercebidos.
Entre as curiosas exposições que já passaram pelo Mmuseumm estão: pertences pessoais achados no Oceano Pacífico, trabalhos encontrados em máquinas de xerox e armas de defesa feitas em casa.
Além disso, algumas coisas bem ímpares podem ser vistas ali, como o sapato que foi atirado no ex-presidente George W. Bush em uma visita ao Iraque, um aquecedor de água da Lituânia e uma luva de plástico confeccionada no estado de Montana (EUA).
A inauguração do Mmuseumm aconteceu em 2015. Os criadores são os cineastas Alex Kalman, Benny e Josh Safdie, que mantém o projeto com o patrocínio da marca Kate Spade, grife famosa em todo mundo pela produção de bolsas. Alex, em entrevista ao jornal New York Times, descreveu a ideia como: “Uma maneira moderna de olhar a humanidade e o mundo em que vivemos através dos objetos.”
Curioso (a) para conhecer esse pequeno museu? Ele fica em Lower Manhattan (bairro de TriBeCa), na 4 Cortlandt Alley. Informações sobre as exposições e agendamento de visitas podem ser realizadas pelo seu site oficial.
A grande novidade é que agora o Mmuseumm tem um “irmão gêmeo” na mesma rua. Isso mesmo. Trata-se de uma vitrine, a qual foi inaugurada com a exposição da artista Maira Kalman. Maria recriou o armário de roupas de sua mãe no local. Kalman é mãe de um dos proprietários, Alex.
Se estiver em NY e tiver um tempo sobrando, não deixe de conhecer: 4 Cortlandt Alley, entre Franklin e White Streets, TriBeCa. Nova York – EUA.
Acompanhe as atualizações do Mmuseumm no Instagram e no Twitter.
Via.