A gigante Nike está sempre marcando presença quando o assunto é inclusão em seus produtos que envolvem tecnologia esportiva. Desta vez, a marca produziu um hijab para atletas muçulmanas seguirem sua tradição também em competições. “Pro Hijab”, como será chamado o produto, está com o lançamento previsto para o início de 2018.
Feito de um material leve e flexível, o hijab foi criado com o intuito de não comprometer o desempenho das competidoras. Entrando neste mercado, a Nike torna-se a primeira marca a fabricar roupas de esporte com um lenço de cabeça islâmico tradicional.
A marca consultou mulheres muçulmanas atletas de todo o mundo, incluindo corredoras do Oriente Médio e ciclistas, para a concepção do hijab.
“Isso vai incentivar uma nova geração a praticar esportes sem que sinta que há uma limitação por causa do dress-code”, disse Amna Al Haddad, um halterofilista patrocinada pela Nike dos Emirados Árabes Unidos.
Como você pode imaginar, no clima atual, a marca icônica dos EUA que desenvolveu um produto apenas para muçulmanos acabou dividindo a opinião das pessoas. Há aqueles que acusam a Nike de ser cúmplices da sujeição das mulheres; outros que enxergam a ideia como uma forma de encorajar mais mulheres muçulmanas a participar das competições.
“Há muitas mulheres no Oriente Médio que não usam hijab. Mas, se alguém que o usa quer competir, talvez seja útil ter um produto assim” – dizem alguns dos comentários.
A previsão de lançamento do Pro Hijab é para o início de 2018.
Via. Fotos: Vivienne Balla/Nike.