Na Noruega, país nórdico, os entusiastas da gastronomia desfrutam da culinária local de forma única;
Quando se é um verdadeiro apreciador de boas refeições, a Noruega é, seguramente, um destino gastronômico incontornável. Além de ter a oportunidade de visitar suas paisagens majestosas, com fiordes glaciares de grande profundidade e costas de tirar o fôlego, deixe que os sabores típicos do país situado no norte da Europa surpreenda e estimule seu paladar. Descubra 6 locais surpreendentes para experimentar aromas e temperos noruegueses:
1. Skrei em Lofoten
Skrei significa “viajante”, fazendo referência à jornada de mil quilômetros que esse bacalhau faz anualmente do gelado Mar de Barents para as águas mais quentes da costa norte norueguesa para desovar. Reconhecido como um dos melhores e mais sustentáveis peixes do mundo, ele migra para Lofoten, Vesterålen e outras regiões do norte da Noruega. O ápice de sua temporada de pesca acontece nos meses de fevereiro a abril.
Celebrado por chefs em alguns dos restaurantes mais refinados do mundo, para experimentá-lo, vale a pena explorar Henningsvær, um vilarejo de pescadores com restaurantes aconchegantes, galerias de arte e uma ativa comunidade de escalada.
2. Trondheim: Região Europeia da Gastronomia
Carne de veado, rena, queijo e frutos do mar são algumas das iguarias que espera-se encontrar na região de Trøndelag, Noruega Central. Com mais de 200 produtores locais, Trøndelag destaca-se como uma das regiões alimentícias mais importantes do país.
Cidade histórica, é um ponto de encontro gastronômico com restaurantes Michelin, bem como estabelecimentos peculiares e informais, cafeterias, padarias, confeitarias, hotéis com pratos renomados e eventos culturais.
Comece o dia com café da manhã no Scandic Nidelven ou no estiloso Palmehaven at Britannia Hotel. Enquanto passeia pela cidade, pare para um café no Bakklandet Skydsstasjon, no Pala ou Jacobsen & Svart. Se você preferir chá, deve ir ao Gravraak Teateliér.
Para um almoço com boa comida, cafés excelentes e livros, Sellanraa Bok & Bar é o lugar pra você – uma livraria e cafeteria com menu sustentável. Isaks, Café Ni Muser e Lille Skansen também são ótimas opções para lanchar.
Gubalari é onde a arte encontra a gastronomia informal. Localizado no K.U.K. Kjøpmannsgata Ung Kunst art centre, é um espaço bem frequentado por jovens, artistas e descolados. Por fim, para o jantar, as opções são infinitas. Basicamente, ande pela cidade e escolha o seu restaurante preferido. Nenhum irá te desapontar.
Uma viagem pela gastronomia Niçoise: 6 lugares para comer deliciosamente bem
3. Tour de Comida Local em Røros
Røros é reconhecida como uma das principais regiões de comida local da Noruega e oferece uma experiência culinária única: lá, os visitantes podem se deixar levar e experimentar várias delícias.
Declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, guias treinados proporcionam uma ambientação histórica, explorando desde o que os mineiros comiam durante o dia de trabalho até a influência da cultura Sami no comércio.
4. Beba Sidra em Hardanger
Muitos produtores de sidra noruegueses se encontram na deslumbrante Hardanger. No distrito tradicional do oeste da Noruega, é possível realizar visitas a uma fazenda, fazer um cruzeiro de sidra e até mesmo se hospedar em um hotel de sidra em Utne.
A “Sidra de Hardanger” agora possui um selo com proteção geográfica, assegurando autenticidade, assim como o champanhe. Tim-tim!
5. Jante no Maior Restaurante Subaquático do Mundo: “Under”
Sob a superfície, o Under não é apenas um restaurante, mas uma experiência gastronômica aclamada com uma estrela Michelin, por sua culinária de alta qualidade. A atmosfera oferece uma combinação única de delícias gastronômicas e um ambiente exclusivo.
Meio submerso no mar, é realmente um cenário singular e espetacular para jantar. A sensação de expectativa aumenta à medida que você desce a escadaria lindamente trabalhada de carvalho e aço até a sala de jantar a 5 m abaixo do mar, onde janelas panorâmicas oferecem a vista subaquática.
Não é nenhuma surpresa encontrar muitos frutos do mar no menu de degustação sazonal, com produtos excelentes como a doce e suculenta cauda de lagostim.
6. Hol: O Vilarejo do Queijo
Hol, entre Oslo e Bergen, transformou-se em um paraíso do queijo. Hol Ysteri, uma queijaria com mais de 20 variedades de oito produtores locais, é um dos destaques da região.
Lá, é possível experimentar um dos queijos mais apreciados: o Presthol, proveniente de leite de animais que pastam nas fazendas de verão nas montanhas. Prove também os premiados queijos da fábrica Rueslåtten. Pra quem gosta, é uma ótima experiência rica em sabores!
Para mais informações, acesse o site oficial de turismo da Noruega: Visit Norway.