FTCMag Cooltura Biblioteca Pública de Nova York libera mais de 2 mil pôsteres vintage para download
Cooltura

Biblioteca Pública de Nova York libera mais de 2 mil pôsteres vintage para download

Descubra a coleção da NYPL com mais de 2.000 pôsteres vintage e históricos em alta resolução que revelam a evolução do design gráfico em arte e publicidade.

Basta um olhar sobre o design gráfico contemporâneo para perceber a diversidade quase infinita de cores, texturas e tipografias. Da explosão vibrante da pop art às sutilezas das belas artes, hoje a tecnologia e o digital tornam possível acessar qualquer estilo visual que se possa imaginar.

Mas e se viajarmos um século no tempo, para o início dos anos 1900? À primeira vista, pôsteres, capas de revistas e anúncios daquela época podem parecer simples ou até desbotados, nada comparados ao banquete visual que vemos diariamente em nossas telas. No entanto, um olhar mais atento revela uma riqueza surpreendente de variedade, técnica e imaginação — tão impressionante quanto a que encontramos no design atual.

É verdade que os softwares de hoje permitem criar imagens e superfícies com uma facilidade que os designers do passado mal poderiam sonhar. Ainda assim, há um encanto atemporal nos gráficos ilustrados à mão, que continuam a nos cativar. Inspirados por movimentos como o art nouveau, o impressionismo e o pré-rafaelismo, eles exploravam linhas, formas e contrastes de maneira única, antecipando a estética modernista.

Graças à coleção “Turn of the Century Posters”, da Biblioteca Pública de Nova York, podemos agora explorar esse universo com outro olhar. São mais de 2.000 pôsteres digitalizados em alta resolução, disponíveis para visualizar e baixar livremente.

Esses pôsteres representam muito mais do que simples peças de divulgação. Eles ilustram a transição do design comercial para uma expressão artística em si mesma, unindo estética e função de forma inovadora. Ao dar uma olhada na coleção da NYPL, percebemos como cada traço e cada cor ajudaram a moldar a publicidade moderna, ao mesmo tempo em que elevavam o pôster ao status de arte — um testemunho vivo de como criatividade e comunicação caminham lado a lado na história do design. Confira a nossa seleção:

Confira algumas dicas de impressão 

Pense em como os pôsteres vintage podem combinar com a decoração da sua casa/escritório. Caso queira imprimir em casa, use um papel de gramatura maior como couchê fosco ou com brilho acima de 170g.

Para um acabamento melhor, separe os arquivos de sua escolha e envie à uma gráfica rápida, assim você terá um resultado mais profissional. Você também pode comprar também molduras coloridas (dependendo do seu gosto) para pendurá-los na parede e criar uma bela composição de imagens!

Sair da versão mobile