FTCMag

Paula Di Dario transforma rabiscos e criações infantis em fantásticas joias lúdicas e peças decorativas

A artista brasileira Paula Di Dario transforma desenhos infantis em joias lúdicas e peças de decoração memoráveis exclusivas. Os produtos ganham vida em seu ateliê, em São Paulo, apenas sob encomenda e feitos exclusivamente por ela.

follow-the-colours-joias-rabiscos-criancas-Paula-Di-Dario-15

Rabiscos, desenhos e criações infantis são as maiores inspirações para essa artista. Paulistana, advogada por formação, foi no metal que Paula Di Dario encontrou sua mais autêntica forma de expressão. Diferentemente do que é proposto pelas joalherias tradicionais, Paula cria produtos únicos com fantasias magníficas.

Foi pensando na proposta de materializar esses escritos e desenhos individuais que ela criou a sua marca. Hoje, produz joias lúdicas e peças decorativas que eternizam lembranças e alguns momentos dos pequenos. Além do valor da peça em si, que pode ser feita em metal, madeira, ouro dourado e branco, a joia também ganha caráter sentimental.

Paula trabalha em seu estúdio em casa, perto dos filhos Mateus e Diogo que adoram desenhar e expressam um mundo mágico fazendo uso da arte de forma espontânea, sem barreiras ou preconceitos. Em entrevista exclusiva ao FTC, a artista brasileira fala sobre suas inspirações. Confira:

FTC: Queria que você falasse um pouco sobre você com as suas palavras e como chegou até a a ideia da marca e das joias artesanais; 

Tenho 33 anos, sou mãe de dois meninos de 9 e 7 anos. Sou formada em direito, mas desde sempre fui ligada a artes. Com o nascimento dos filhos passei a me dedicar ao oficio da joalheira artesanal e senti nesse ramo um despertar na minha motivação profissional. Aos poucos fui fazendo peças para mim mesma, em seguida para os conhecidos, e enquanto isso, incentivava todos os tipos de arte para entreter os meus filhos. Cada desenho que eles faziam vinham correndo mostrar para mim…e os desenhos sempre me alegravam, me enchiam de emoção.

Certo dia, tínhamos uma consulta com o pediatra e enquanto eu me arrumava eles fizeram um desenho para o doutor. O desenho era uma graça e nesse momento tive a ideia em transformá-lo em uma escultura para demonstrar o quanto ele era importante para nós. Guardei o papel e entreguei junto com a escultura decorativa um mês depois! A reação do pediatra foi emocionante! Ele se emocionou de verdade.

A partir dai, todos os desenhos, tanto dos meus filhos, quanto dos sobrinhos, fui selecionando e fazendo algumas peças. A reação das pessoas era sempre a mesma: choros de alegria, olhares surpresos e agradecimentos por eternizar os momentos carregados de significados.

Esse processo durou quase três anos. As crianças cresceram um pouco e com mais de tempo resolvi me encorajar e mostrar minha arte para o mercado. No começo 2015 fundei a marca, criei o meu site, juntamente com o Facebook e Instagram e participei de um evento voltado para o publico infantil. As minhas peças tiveram ótima aceitação!

FTC: Há quanto tempo cria e quais materiais utiliza? 

Há sete anos crio e faço manualmente todas as peças. Adoro criar peça por peça, por mais trabalhoso e duro que seja! Não tenho restrição quanto aos materiais, trabalho com metal, madeira, ouro e prata. Faço a peça de acordo com o solicitado pelo cliente. O grande desafio é oferecer a graça de um desenho transformado em um algo elegante e completamente adaptável, como um lindo adorno pessoal ou uma diferenciada peça decorativa!

FTC: Qual foi sua primeira peça e o que elas hoje representam para você? 

Além da que foi feita para o médico, fiz uma escultura decorativa através dos rabiscos do meu filho mais velho onde estão todos da nossa família! Ambas as peças me emocionam pois foi o começo da criação de uma arte singela e completamente afetuosa.

FTC: Está tocando algum projeto específico atualmente? 

Estou desenvolvendo uma peça em homenagem aos 25 anos do GRAAC, feita com a arte de crianças que se curaram ou que estão em tratamento na instituição. Sem duvida um projeto muito especial para mim.

FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte? 

Para mim, arte é todo trabalho ou ação desenvolvida por alguém que provoca uma reação no outro, seja essa reação positiva ou ate mesmo negativa. Arte é aquilo que te chama atenção, faz com que você pare, analise, reflita sobre aquilo. Acho mágico isso, pois através da arte há uma interação com as pessoas de uma forma profundamente especial!

Considero a minha arte algo de cumplicidade única! Eternizo o registro do olhar de uma criança. Tenho orgulho, pois sou mãe e sei a sensação que é receber de um filho algo feito por ele! A criança desenha de forma natural sem falsidade de propósito, desenham com o coração e mostram através disso a sua relação com o mundo.

Poder registrar e eternizar essa relação e os sentimentos em uma peça é muito especial. Recebo encomendas com rabiscos que me emocionam. É como se aquele desenho falasse, e quando entrego a peça a reação é sempre de alegria e agradecimento!

FTC: Com o que você se inspira? 

A minha inspiração vem dos meus filhos e do mundo colorido ao redor deles. A arte como um todo também é algo loucamente inspirador para mim. O sentimento de inquietação é muito presente quando me vejo em experiências ou diante de modelagens em argila, esculturas em suas diversas técnicas, gravuras com buril e pinturas em geral.

FTC: 5 coisas que não consegue viver sem.

Meus filhos, meu ateliê, minha corrida, uma boa música e um bom vinho acompanhado daqueles que amo!

FTC: Uma frase que define o seu trabalho;

Uma arte que se distancia da linha industrial para eternizar o registro de um olhar.

Todas as pecas nascem das mãos sensíveis de Paula, que cuida de cada detalhe do começo ao fim, transmitindo a essência e dedicação de um trabalho 100% manual. Cada produto é pedaço de uma história e de uma inspiração única.

Uma bela maneira de manter viva certas memórias! Acompanhe o trabalho de Paula Di Dario em seu site, Facebook e Instagram.

Sair da versão mobile