Uma agenda no seu celular completamente diferente de tudo o que você já viu. Minimalismo, simplicidade, muitas cores e uso intuitivo fazem do Peek Calendar, um dos aplicativos do momento. Fomos testar. Baixamos, experimentamos e adoramos.
O “calendário humanizado” fornece as informações necessárias, de forma fácil e compreensível. Além disso, introduz novos comportamentos e interações naturais que deixa mais divertido de usar. Para saber mais sobre a criação do Peek, conversamos com Amid Moradganjeh, designer interativo com passagens pela IDEO e Microsoft, que contou tudo ao FTC sobre suas inspirações.
FTC: O Peek é diferente de qualquer outro calendário que já vimos. O que inspirou vocês a criarem?
Amid: Tudo começou com uma pergunta: “ O que as pessoas realmente querem quando se trata de gerenciar o seu próprio tempo?”. Nós então saímos de casa e conversamos com possíveis usuários. Aprendemos que a maioria dos entrevistados queria apenas gerenciar o seu tempo de maneira fácil, sem muitas informações e recursos desnecessários. Notamos também que algumas pessoas não usavam o calendário de seu celular ou desistiram ao usar os aplicativos existentes após um curto tempo. Por fim, chegamos a conclusão de que queríamos que o Peek fosse uma experiência alinhada com o que as pessoas precisam, em vez de ser algo ditado pelos modismos e tecnologias atuais.
FTC: Como vocês escolheram as cores do Peek?
Amid: Simples resposta, fomos totalmente inspirados pela natureza. Algumas das combinações de cores foram inspiradas em joias que vi quando viajei para Porto Rico. Ao mesmo tempo, não foi simples escolher os tons da natureza, já que ao transferi-las para o digital, tivemos que explorar muitas combinações e nuances. Essa imagem abaixo, é justamente para você ter uma ideia do quanto eu fiquei brincando com as cores antes de termos o resultado final.
FTC: Como você acha que a tecnologia pode influenciar as pessoas?
Amid: Gestão de tempo é algo bem chato de se fazer. Vamos dizer a verdade, quem é que gosta de passar o dia todo olhando a agenda? Por que não tornar essa tarefa um pouco mais divertida então? Foi pensando nisso que criei a tecnologia do Peek. A estética do app é grande parte do que ele é hoje. Mas, eu entendo que o trabalho de um designer é mais do que fazer apenas coisas bonitas. Mas também, você não consegue ter um produto totalmente desejável sem cuidar da sua estética. Muitas pessoas nos disseram que ao usar o Peek sentiram sensações diferentes e eu gostaria de compartilhar aqui alguns tweets para você ver que a tecnologia menos visível pode transformar a percepção das pessoas sobre algo que elas nunca tinham feito antes.
FTC: Nós adoramos a ideia das frases motivacionais quando você balança o iPhone. Você pode falar mais sobre isso?
Amid: Isso vem de uma visão que tenho desenvolvido durante todos esses anos de trabalho. A tecnologia nos permite fazer as coisas de formas mais eficientes do que nunca. Isso é ótimo, tirando o fato de que nós estamos tendo cada vez menos tempo para nós mesmos. Eu queria que a tecnologia nos ajudasse a ter mais esse tempo, para a gente apreciar a vida, por isso que introduzi algumas frases/eventos motivacionais no Peek. Eu teria me sentido mal se o aplicativo só fizesse as pessoas se sentirem mais eficientes. Quero que com essa simples ideia, elas se lembrem de que devemos aproveitar mais os nossos dias.
FTC: É muito bom ver que “menos é mais” no projeto. Pode contar um pouco mais sobre o minimalismo ao criar a interface do Peek?
Eu diria que o Peek não é só um aplicativo minimalista. Pelo contrário, ele foi projetado para gerenciar complexas camadas de informação, na resolução perfeita e para que as pessoas possam chegar ao que elas precisam de uma maneira mais rápida e intuitiva. Eu pensei em 2 conceitos principais ao criar o desenho da interface: queria que a ideia captasse o olhar das pessoas, mas ao mesmo tempo, tivesse esse contexto de estar sempre pronto para adaptar-se ao movimento/gerenciamento das diversas informações.
Por isso, o Peek permite que o usuário olhe de relance todos os seus eventos, mas somente se ele quiser se aprofundar nas “camadas”, poderá ver mais os detalhes. Quando conversamos com pessoas antes de projetar o Peek, vimos que na maioria das vezes elas só precisavam das informações que as ajudassem a “lembrar” da sua programação do dia. Isto significa que apenas olhar por cima o evento intitulado “Almoço com Adam 12:00” já deixa ciente da informação e onde a pessoa precisa estar para se encontrar com Adam.
Baixe o Peek na itunes Store ou saiba mais no site.